TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LORIS MALAGUZZI, UM VISIONÁRIO NA ARTE DE EDUCAR

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.740 Palavras (19 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]          [pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

Castanhal

2014

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


[pic 15][pic 16][pic 17]


                SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3

2-MEMORIAL DE FORMAÇÃO ................................................................................. 4

3- CONCLUSÃO ...................................................................................................... 15

4- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS .................................................................... 16


1-INTRODUÇÃO  

        O presente trabalho contém 12 laudas, o mesmo enfoca sobre a minha infância no ensino fundamental, médio e hoje no ensino superior. Enfoca também sobre qual significado da educação e da pedagogia. O presente expõe em que decisões me levaram a fazer o Curso de Pedagogia e a importância do mesmo na minha formação acadêmica, porquê Pedagogia.

           No presente, foi realizado um comparativo da minha visão inicial dos conceito do que é educação e pedagogia, com a minha visão atual dos temas citados. Foi citada também, temas como a Lei de Diretrizes e Base da Educação(LDB), PRONATC, PRAFOR sistemas de educação promovidos pelo governo Federal, como forma de incentivos aos jovens e adultos mais carente a curso profissionalizante.

2- MEMORIAL DE FORMAÇÃO

              Agradeço a Deus por ter me proporcionado a inspiração necessária para escrever este memorial.

Agradeço aos meus pais e especialmente a minha mãe, que está comigo nesta trajetória da minha vida e os meus irmãos que me acompanharam no início da minha vida na escola.

Venho de uma família paraense, nasci na cidade de Santa Maria do Pará.  Entrar na escola foi algo marcante em minha vida, quando fiz 07(sete) anos meus pais me matricularam na escola, porém, quando comecei a estudar não fui para o pré-escola ou no jardim, já comecei na alfabetização que era a série inicial.

Era a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Raimundo que se localizava no interior no município de Santa Maria do Pára.

             A escola ficava muito distante da minha casa, mais eu e os meus irmãos tínhamos que anda todos os dias os três quilômetros, às vezes íamos de bicicleta.                          

             Foi uma fase maravilhosa da minha vida, quando comecei a estudar não sabia nem pegar no lápis, lembro-me que a professora pegava na minha mão e ajudava a fazer o meu dever, essa professora foi muito importante na minha vida, o nome dela era Ana Paula uma ótima professora, para quem estava iniciando, porém, nessa época ela ensinava toda as séries somente em uma sala.

Era da alfabetização a quarta série, ela pegava o giz e fazia quatro linha no quadro que era para cada série eu nunca esqueci aquele tempo, quando chegava a hora do intervalo era aquela festa, porque todos os alunos saiam para lanchar, eu e meus irmãos levávamos a nossa merenda numa lata de leite, as vezes era farofa de ovo ou de charque, depois da merenda nós brincávamos de roda de pira se esconde de amarelinha e outras brincadeiras.

Quando saíamos da escola na volta para casa, nós fazíamos aquela festa ,tomávamos banho no igarapé, comíamos frutas, o que encontrávamos pelo caminho, foi uma época maravilhosa na minha vida.

 Foi assim o meu inicio na escola, na alfabetização cursei  dos 07 aos 9 anos. .Aos 10 anos, fui matriculada em outra escola que ficava próximo de casa, e era na casa da professora, pois ela cedeu a sala de sua casa para dar aula.

Seu nome era Deuzuite e denominou o nome da escola de José Henrique, a mesma se localiza no interior no município de Castanhal no Estado do Pará  e  ela foi a minha professora da 1ª a 4º série, onde aprendi a ler e escrever já aos meus 10 anos.

Aprendi a ler com a cartilha A,B,C que tinha a letra e a figuras casa, dado,bola e etc. para mim era interessante e prazerosa,mesmo sendo uma cartilha.

A professora todos os dias ensinava a lição e fazia memorizar as letras do alfabeto a,e,i,o,u. Acredito que aquela época essa era uma maneira de ensina a compreensão social da escrita e da leitura era um fato real, no meu universo e das crianças que frequentavam a escola e tinha uma ótima aprendizagem.

Hoje passa a ser necessário um outro processo de alfabetização,o professor já não pode exigem tanto do aluno, porque ele já não tem o apoio dos pais que tinham antes, quando eu estudava se o aluno fosse desobediente ao professor ele era colocando de castigo, hoje se o professor fizer isso ele que vai ser punido por te tomado esta atitude.

Porem mudou muito o método de ensino do tempo que eu estudei para os dias de hoje, poso dizer que a minha vida na escola foi uma fase maravilhosa.

Houve um tempo que eu fiquei longe da escola, foi quando os meus pais se separaram e a minha mãe era uma mulher guerreira, não tinha condição de me colocar em outra escola, porque tinha que pagar passagem de ônibus, porque morávamos no interior e a escola ficava na cidade.

 Para eu dar continuidade no meu estudo, a minha tia arrumou um emprego de babá para mim, foi quando eu voltei a estudar novamente, o meu trabalho ficava próximo da escola mais fiquei pouco tempo lá. Logo em seguida, a minha mãe que trabalhava na feira conheceu um senhor  e perguntou se ela sabia de alguém que queria trabalhar e ela me indicou fui trabalhar e estudar pois iria residir no trabalho.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com