TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte de Educar

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 3

A ARTE DE EDUCAR

    Pesquisas apontam a falta de interesse dos alunos como um dos principais empecilhos para a melhoria dos índices de aprendizado.

Professores apontam para a indisciplina que faz com que as crianças e adolescentes não prestem atenção e para a falta de motivação das turmas como maiores problemas encontrada na sala de aula.

Contudo, o aluno não é e nem deve ser o único vilão. Os pais nem sempre participam da vida escolar de seus filhos e ainda encontramos professores desmotivados,incapazes de ultrapassar

Obstáculos e vencer desafios.

   Uma escola na cidadezinha Paulista, na Paraíba, já produziu 58 medalhistas nas Olimpíadas Brasileira de Matemática. A professora responsável por treze desses medalhistas,apostou na “criatividade” para enfrentar o desinteresse e a aversão a matemática,além de trazer os pais para sala de aula,trouxe a realidade do aluno para a tão odiada matemática.

CRIATIVIDADE seria esse o segredo?

Uma simples ida a farmácia é um ótimo cenário para introduzir o tema “medidas”.

Uma professora para tratar de frações, levou seus alunos do sexto ano a uma pizzaria, a matemática conquistou o estomago das crianças. Outra com alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental foi a feira livre,onde puderam se familiarizar com conceitos mais complexos,como quantidade,custo e lucro.De quebra,aprenderam cidadania e valores,pois faz parte do programa comprar alimentos,lavá-los e prepará-los para uma refeição de encerramento.

Essas atividades não eliminam a necessidade das tradicionais aulas expositivas, mas abrem portas. É... O segredo é a CRIATIVIDADE; Professores não podem se acomodar e nem perder tempo reclamando ou esperando pela resolução de falta de infraestrutura, material didático. tem que ir a luta e criar métodos próprios para tornar as aulas mais atraentes e eficazes.

Alem da criatividade, podem contar com a tecnologia. A professora Clarice Gil ,por exemplo,usa fóruns realizados na internet em atividades de leitura.Os alunos são estimulados a discutir,nos ambientes virtuais,os livros indicados;o que contribui para aprofundar a compreensão de texto,ampliar conhecimentos e desenvolver argumentação.Outro professor,descobriu que jogando videogames,os alunos exibiam atitudes que ele adoraria ver nas salas de aula:alta concentração,dedicação total,muita iniciativa para superar desafios;Depois de usar jogos didáticos disponíveis no mercado e achar que não atendiam a suas expectativas,resolveu transformar suas turmas em criadores de games.Montou equipes com alguns estudantes assumindo a função de roteiristas,outros de designers ou programadores.Além de ensinar muita matemática durante todo o processo,ele formou um acervo de games que tornou as aulas mais sedutoras.

      Alguns professores ficam receosos de inovar porque os familiares são resistentes, presos às praticas de ensino “caderno cheio” e outros são totalmente ausentes. Outros ainda só querem ver notas que possibilitam seus filhos a passar de ano.Mas no fundo todo pai quer o melhor para seu filho.Sendo assim,convidar os pais para a sala de aula,insistir se preciso for é essencial para o laço:família+escola=desenvolvimento eficaz do aluno.Por conhecer  a criança melhor os pais podem até ajudar em métodos de ensino que vão atrair a atenção de seu filho,o aluno por sua vez  podendo opinar em como aquela matéria pode ser desenvolvida,aumenta seu interesse em sala e o professor ao se dispor,ao se abrir para esse convívio sadio,deixa de ser professor e passa ser um colaborador amigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (114.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com