TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE DE EDUCAR NA ANTIGUIDADE

Por:   •  3/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE BRASIL

CRISTIANE MARIA SILVA SANTANA

A ARTE DE EDUCAR NA ANTIGUIDADE

SÃO PAULO

2019

A arte de ensinar na antiguidade

A educação é um conceito relativo e não absoluto, pois é um fenômeno fundamentalmente humano, sendo um ato de ensinar e aprender. O processo educativo está em constante mudança desde o início das civilizações.

Marrou (1975, p.4), afirma que:

´´A história da educação na antiguidade não pode deixar indiferente nossa cultura moderna: ela retrata as origens diretas de nossa própria tradição pedagógica´´. Somos grego- latinos: o essencial da nossa civilização veio da deles: isto é verdadeiro, num grau eminente, para nosso sistema de educação.

Hoje temos educação devido a tudo que foi construído no passado, a educação se deu início com os povos mais primitivos, onde havia uma enorme preocupação dos mais velhos em transmitir os ensinamentos aos mais novos, embora tais ensinamentos não sejam entendidos como educação institucionalizada ou sistema educacional, foi através dessa transmissão que se dá o ponto pé inicial para uma educação formal.

A idade Antiga ou Antiguidade foi onde se deu a invenção da escrita (4000 A.C a 3500 A.C), a Idade Feudal (2190 a 2040 A.C), o Médio Império (2133 a 1786 A.C) e no Novo Império (1552 a 1069 A.C), já evoluíram o cenário educacional com uma melhor organização, pois as crianças já deveriam ser preparadas para o mundo Político. A escrita trouxe os registros históricos desde as civilizações antigas, com tais evoluções foram surgindo cidades, melhorando o crescimento econômico e as diferentes religiões também foram ganhando destaque.

A Mesopotâmia teve grande importância no processo de evolução educacional, o povo mesopotâmicos criarão processos comerciais, códigos jurídicos, escolas, princípios matemáticos, médicos e a invenção da escrita cuneiforme.

No Egito Antigo a educação acontece de forma emônica, repetitiva e baseada na escrita e voltada para a formação política do homem, sendo primordial a obediência plena durante esse processo para não haver castigo.

Segundo Kant (1996, p.20) ´´a educação prática e moral é aquela que diz respeito a construção do homem para viver como ser livre [...] o qual pode bastar-se a si mesmo, constituir-se membro da sociedade´´.

As escolas eram apenas frequentadas pela classe dominante, pois somente dessa forma eles asseguravam seu pode, mantendo as classes menos favorecidas não alfabetizadas. O sistema pedagógico era voltado a transmissão dos saberes divinos, sendo os sacerdotes os únicos a exercer a função de mestre.

Por fim, foi na Grécia Antiga que a educação não tinha um sistema desenvolvido, mas as mulheres até os 7 anos eram educadas no Gineceu, juntamente com suas mães. Os rapazes entre 7 e 14 anos aprendiam ginastica e música e por volta do século V a.C o professor ´´grammatistés´´ começa a ensinar as crianças a ler e escrever. O termo pedagogia também surgiu na Grécia Antiga, e se deriva da palavra ´´paidagogos´´, nome usado para chamar os escravos, durante esse período surgiram as primeiras reflexões acerca das ações pedagógicas, tornando a Grécia o berço da pedagogia influenciando por séculos a educação Ocidental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com