TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os órgãos componentes sistema digestório e suas respectivas funções?

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  2.551 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Quais são os órgãos componentes sistema digestório e suas respectivas funções?

A importância do sistema digestório para o nosso corpo é de grande valor, pois é o responsável por conduzir o alimento por dentro de nosso corpo por meio das paredes do tubo digestório, formado pelas regiões: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

Boca

Tem função de ingerir o alimento, digerir alguns alimentos formados por amido, dentro da boca encontramos os dentes e a língua.

Os dentes trabalham para a diminuição do alimento para que possa chegar ao estômago com facilidade trabalhando em conjunto com a saliva que humedece o alimento para facilitar sua passagem pelo esôfago e também possui enzimas que iniciam a digestão do amido, transformando-o em maltase e também neutralizando a acidez de algumas comidas evitando agressões ao estômago.

A língua tem a importante função de captar os sabores dos alimentos e estimular a produção de saliva, controla a diluição do alimento e auxilia na deglutição.

Faringe e esôfago

Depois de a boca ter realizado suas funções, o alimento passa pela faringe e é conduzido para o esôfago.

O esôfago é um tipo de tubo por onde o alimento é levado direto para o estômago. Por ser estreito, o alimento depende de contrações contínuas chamados de movimentos peristálticos nas suas paredes para ajudar na condução do alimento.

Estômago

O estômago é uma espécie de recipiente que armazena toda a comida que chega, é lá que esse alimento recém-chegado trabalha com o auxílio da bile liberada pelo fígado, onde será misturada ao suco gástrico, que é formado por várias enzimas como a lipase, a pepsina, a renina, o ácido clorídrico, com isso começa a digerir a maior parte desses alimentos. A duração dessa absorção do alimento é de aproximadamente três horas, o restante é conduzido para o intestino delgado.

O estômago apresenta diversas estruturas:

  • Fundo: Encontrado acima da região cárdica, é responsável por acumular o ar ingerido durante a refeição.
  • Corpo: Encontrado entre o fundo do estômago e a região pilórica, não possui uma delimitação de sua área.
  • Região pilórica: Encontrado após o corpo do estômago até o piloro, tem função de quebra do alimento por movimentos segmentares (movimentos para misturar o alimento, melhorando o processo digestório).
  • Esfíncter pilórico: anel muscular na junção entre o fundo do estômago e o duodeno que se contrai evitando que o quimo saia do estômago prematuramente.

Intestino delgado

A maior parte da absorção de nutrientes pelo corpo ocorre no intestino delgado, com o auxílio da bile, do suco pancreático e do suco intestinal, o restante do alimento chamado de quimo, vai sendo quebrado e absorvido pelo organismo. Após esse processo resta uma substância aquosa e esbranquiçada denominada quilo, que chega ao intestino grosso para a última parte da digestão.

        O sistema digestório tem vários órgãos auxiliares que participam indiretamente da digestão dos alimentos, chamados de anexos.  Esse órgãos auxiliares ajudam na produção de enzimas e sucos digestivos mandados ao intestino para facilitar a digestão dos alimentos.

        Os órgãos anexos são:

  • Fígado: Produz a bile e a armazena na vesícula biliar, é uma substância de grande importância para digestão.

  • Vesícula biliar: Armazena a bile produzida no fígado, é liberada no estômago quando há alimento para trabalhar no processo digestório.

  • Pâncreas – Produz o suco pancreático, também muito importante na digestão dos alimentos, porém só trabalha no intestino delgado.

Intestino grosso

Com a chegada do quilo, o intestino absorve a água e os sais minerais e o restante é considerado excreto, por não ter utilidade para o organismo é enviado para o reto, de lá é excretado do corpo. No intestino grosso existem várias bactérias da flora intestinal que auxiliam na produção de vitaminas.

  1. Quais são os órgãos que compõem o sistema urinário e suas respectivas funções?

O sistema urinário tem grande importância para nosso organismo pelo controle do volume, composição, auxílio na regulagem da pressão e pH do sangue, transporte da urina dos rins à bexiga, produção, armazenamento e eliminação urinária e substâncias desnecessárias (resíduos metabólicos das células e toxinas). Esses mecanismos são essenciais para a manutenção da homeostase (equilíbrio do organismo).

O sistema urinário é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. 

Rins

        

Os rins são órgãos encontrados na parte posterior da cavidade abdominal, localizados um em cada lado da coluna vertebral.

Os rins são os órgãos responsáveis por produzir e emitir a urina, também são os principais formadores de eritropoietina nos adultos, com a função de atuar nas células da medula óssea estimulando a produção de hemácias.

Em um homem adulto os rins filtram cerca de 125ml e em mulheres adultas cerca de 110 ml, a filtragem sanguínea (chamada de néfron), ocorre para regular seu volume, composição, regula pH e pressão. O sistema circulatório liga-se aos rins através da artéria renal e da veia renal, e com as vias urinárias pelos ureteres.

Os resíduos filtrados pelos rins são enviados para a bexiga para serem excretados do organismo.

        

Ureter

É um tubo muscular que mede de 20 a 25 cm de comprimento, responsável por conduzir em um trajeto descendente e penetra a urina diretamente dos rins para a bexiga.

Bexiga Urinária

A bexiga urinária é um órgão muscular elástico, tem capacidade máxima de aproximadamente 1 litro de urina, é uma espécie de bolsa (reservatório), situada na parte inferior abdominal, sua função é de acumular a urina vinda dos ureteres. O armazenamento da urina pela bexiga é temporário e quando o volume chega à média de 300 ml seus sensores nervosos enviam mensagens ao sistema nervoso, fazendo com que tenhamos vontade de urinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com