TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Órgãos componentes do sistema digestório e suas respectivas funçoes

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  3.218 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Quais são os órgãos componentes do sistema digestório e suas respectivas funções?

O sistema digestório humano é composto pela boca, cavidade bucal, faringe, esôfago, estômago, intestino  delgado, intestino grosso e ânus. É o sistema responsável pela digestão.

Função da boca:  É na boca que os alimentos são preparados para a digestão, através da mastigação que é um processo mecânico e químico.

Função da cavidade bucal: È através da cavidade bucal que se inicia o canal alimentar. Sendo limitada pelos lábios e pela faringe.

Função da faringe:  Logo após o processo de mastigação o alimento é engolido, passando pela faringe e mandado para o esôfago.

Função do esôfago: Faz a função de levar o bolo alimentar para o estômago  através de movimentos peristáltico.

Função do estômago:  A principal função do estômago é a digestão dos alimentos, quando o bolo alimentar chega ao estômago é misturado ao suco gástrico, que é formado por varias enzimas, fazendo  o processo da maior parte dos alimentos.

Função do intestino delgado: A principal função do intestino delgado é a absorção dos nutriente dos alimentos pelo corpo.  O alimento que passa pelo estômago e chega no intestino delgado denomina-se de quimo .  

Função do intestino grosso: A principal função do intestino grosso é  no armazenamento dos alimentos que não são digeridos pelo organismo e as fezes.  E também na absorção da água.

Função do ânus: Eliminação das fezes e dos gases intestinais.

2) Quais são os órgãos que compõem o sistema urinário e suas respectivas funções?

O sistema urinário é composto pelos, rins, vias urinarias que abrange ureter, a bexiga e a uretra.

Função dos rins: Os rins trabalha filtrando o sangue na eliminação de substâncias  danosas  ao organismo, na manutenção do equilíbrio de eletrólitos no corpo. É nos rins que ocorre produção e emissão de urina.

Função das vias urinarias: Encarrega de  eliminar a  urina produzida pelo rins para fora do organismo.

Função do ureter: Os ureteres são órgãos tubulares e finos que ligam os rins a bexiga,  fazendo a função de transportar a urina dos rins para a bexiga.

Função da bexiga: A bexiga faz o armazenamento da urina as de sua eliminação.

Função da uretra: A função da uretra é transportar a urina da bexiga para o exterior.

3) Quais são os órgãos que compõem o sistema genital masculino e feminino e suas respectivas funções?

Os órgãos que compõem o sistema genital masculino são: Testículos, Epídimio,  Ducto deferente, ducto ejaculatório, uretra, glândulas seminais, próstata, glândulas bulbouretais e pênis.

São funções dos órgãos genitais masculino.

Função do testículos:  Funciona na produção de espermatozóides, sendo também responsável pela produção do hormônio masculino testosterona, controlando o desenvolvimento de determinadas características do homem, como o crescimento dos pêlos, voz grossa,  desenvolvimento dos ossos   e muscular.

Função do epídimio: A função do epídimio  é armazenar o espermatozóides que são produzidos pelo testículos até  o período da ejaculação.  

Função do ducto deferente: Conduzir o espermatozóides até o ducto ejaculatório.

Função do ducto ejaculatório: Faz a emissão dos espermatozóides.

Função  da uretra: A uretra faz a função de  ejaculação e  eliminação da urina.

Função das  Glândulas seminais:  As glândulas seminais faz a função de produzir  um liquido, que libera no ducto ejaculatório, que junto com o líquido prostático e o espermatozóide adentram na composição do sêmen.

Função da Próstata:  A próstata  faz a função de ativar os espermatozóides e oculta  substancias alcalinas que paralisam a acidez da urina.

Função das Glândulas bulbouretrais:  Além de secretar uma substância alcalina que abriga os espermatozóides, oculta muco  que faz a lubrificação da extremidade do pênis. Também faz o recobrimento da uretra, dessa forma diminui a quantidade de espermatozóide comprometidos durante a ejaculação.

Função do pênis:  O pênis tem a função de ejacular o espermatozóides.

Função do escroto: O escroto tem uma função importante, que é de manter a temperatura adequada para  o desenvolvimento dos espermatozóides. A principal função do escroto é manter a temperatura favorável para a formação de espermatozóides.

Sistema genital Firmino

O sistema genital feminino é formado por um conjunto de órgãos internos e externos, esses órgãos são determinantes para a reprodução feminina. São órgãos internos do sistema genital feminino, ovário, tubas uterinas, útero e vagina. Os órgãos externos que fazem parte do sistema genital feminino são, monte do púbis, lábios maiores, lábios menores, clitóris, bulbo do vestíbulo, glândulas vestibulares maiores e mamas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com