TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE

Por:   •  24/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  5.663 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

[pic 2]

LEONARDO HENRIQUE DE ARAUJO VIEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE

        

[pic 3]

LEONARDO HENRIQUE DE ARAUJO VIEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Educação Física Bacharelado da IES Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em Avaliação, Prescrição e Atenção à Saúde

Coordenador de Curso: Luiz Otávio Davanso

Arapongas

2020


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa)        4

3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS        5

4  DISCUSSÕES        7

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio foi elaborado de acordo com a referida disciplina do Estágio Curricular. O estágio desenvolveu-se na Observação e Co-Participação em Avaliação, Prescrição e Atenção à Saúde. O período de estágio entre o primeiro dia e o término, foram de 80 dias. Esse fato de deve ao período que as atividades foram suspensas por conta de decretos, que proibiam a abertura de academias por conta da pandemia do COVID-19.

Durante o período do estágio, fui acompanhado pelo Supervisor de Campo, que é sócio-proprietário da academia e professor da mesma. Esse estágio foi a oportunidade de adquirir a experiência profissional, uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Foi vivenciado na prática a realidade de trabalhar com pessoas ques estavam ali naquele local, buscando saúde e qualidade de vida.

Observei e co-participei ao lado do profissional de diversas atividades voltadas a manutenção de uma vida saudável, onde junto aos alunos, dia a dia era mostrado a importância da atividade física para a manutenção da saúde. Com isso era realizado desde as amamneses dos participantes, prenscrição dos treinamentos, fichas de acompanhamentos que mostravam a evolução dos alunos. Todas as atividades aplicadas, respeitando a individualidade de cada aluno e sempre acompanhado e orientado pelo Supervisor de Campo.

O objetivo geral foi mostrar o ganho que se tem nas rotinas diárias, quando se realiza atividade física. Os alunos e alunas, alguns possuíam determinados problemas de saúde, dessa feita o objetivo proposto era auxiliar nesse tratamento através de exercícios, além de possibilitar a essas pessoas, uma rotina de indepêndencia com as tarefas domésticas. Os alunos estavam ali em busca de qualidade de vida.

Como objetivo especifico foi conhecer a individualidade de cada aluno, entender o que esse aluno também necessitava, o porque ele tinha realizado essa busca pela atividade física. Apresentar a esses alunos os benefícios que eles irião ter com essa prática regular, ou seja, estimular a cada aula que esse individuo tivesse em mente que ele necessita de hábitos saudáveis para um envelhecimento que não trará problemas relacionados a sua saúde. Nos sentiamos na obrigação e tinhamos como objetivo maior, conscientizar nossos alunos sobre essas ações.

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa)

Realizei meu estágio na Academia Bem Estar Fitness, empresa que a 4 anos está em nosso munícipio. Localizada em região privilegiada, a academia possui diversas frentes de trabalho, como musculação, personal, reabilitação, saúde e condicionamento físico para atletas. Fui supervisionado pelo Professor Douglas Rodrigues Batista, sócio-proprietário da academia e professor.

A academia possuí estrutura completa com aparelhos novos para um melhor atendimento dos alunos. Sala para realização de consultas, vestiários, bebedouros, som ambiente, wi-fi e estacionamento. No local 3 professores atuam para um melhor acompanhamento dos seus frequentadores, além de contar com outros dois profissionais que realizam consultoria esportiva em parceria com a academia.

Mesmo sendo uma empresa privada, a academia apoia um projeto de futsal da cidade, onde os atletas realizam toda a parte de condicionamento físico sob os comandos dos profissionais da academia Bem Estar Fitness. Nessa parceria a academia atende de forma gratuita 22 atletas entre 14 a 17 anos.


3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Meu primeiro contato com os alunos ocorreu no dia 02 de março de 2020, na ocasião fui apresentado pelo Profº Douglas para os alunos. O professor explicou que a partir daquele momento eu passaria um período na academia, acompanhando os treinos por conta do meu estágio. Após a apresentação, iniciaram os treinamentos, onde eu observei a forma de trabalho do professor. Nesse primeiro dia, foi mais a questão de conhecer o espaço e observar a rotinha daquela turma.

As atividades se concentraram em treinos de fortalecimento, tanto de membros superiores, quanto inferiores. O professor me explicava o quanto esse tipo de trabalho pode auxiliar na saúde dos alunos, que na ocasião contava com alguns que já eram idosos. Meu supervisor explicava que com o avanço da idade mudanças significativas ocorrem.

De acordo com Simão (2007) mudanças significativas na massa óssea e muscular com o avanço da idade podem levar ao desenvolvimento de danos funcionais, prejudicando a qualidade de vida dos indivíduos.

Durante todo o período que estive realizando meu estágio, o cronograma de atividades eram propostos de acordo com a evolução dos alunos e principalmente com aquilo que eles necessitavam de fato. Por se tratar de alguns alunos que estavam ali por conta da obesidade e outras doenças que muitas delas foram adquiridas por conta de hábitos não saudáveis, dentro dessas aulas existiam atividades em ambientes externos, como a caminhada. Com esse trabalho o Profº Douglas me falou sobre os benefícios da caminhada nesse processo de combater a obesidade, colesterol, ansiendade e tantas outras doenças, que podemos adquirir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (78.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com