TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Por:   •  10/3/2019  •  Monografia  •  4.911 Palavras (20 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA

NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR DE ITAPIRANGA – NESIG

GUSTAVO QUEIROZ RAPOSO

DENY SANTOS TATIKAWA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

ITAPIRANGA – AM

JUNHO – 2018

DENY SANTOS TATIKAWA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

ITAPIRANGA – AM

JUNHO DE 2018

Sumário

1. INTRODUÇÃO        5

2. EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.        6

2.1 CARACTERIZAÇÃO INTITUCIONAL.        6

2.2 CORPO DOSCENTE.        8

2.3 CORPO DISCENTE.        8

2.4 ESTÁGIO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II.        8

3. EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO.        13

3.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.        13

3.2 CORPO DOCENTE.        15

3.3 CORPO DISCENTE.        15

3.4 ESTÁGIO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO.        16

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.        19

REFERÊNCIA.        20

APÊNDICE        23

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo, relatar e descrever a vivência do estagio supervisionado de Educação física no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o estagio iniciou no período de 20/03/2018, e terminaram em 16/06/2018, as escolas são descritas neste relatório assim como todo o processo de observação e regência, o estagio foi concluído em duas das escolas estaduais do município de Itapiranga, sendo o estagio supervisionado II cumprido no horário matutino, e o estagio de ensino médio no período noturno. A qual dentro da data estipulada estive cumprindo a carga horária de 205 horas. Neste relatório estão descritas as atividades e observações feitas durante este processo de estagiário, o qual sem duvida é esperado pelo aluno-professor com ansiedade, por ser uma das partes fundamentais da sua formação, por intermédio da observação, da participação e da regência, onde certamente o licenciando poderá refletir sobre futuras ações pedagógicas. Portanto de forma coerente e de acordo com o pedido pela instituição e sobre as regras das referidas escolas cumprimos nosso estagio.


1. INTRODUÇÃO

O estagio supervisionado II, é a continuidade de um aprendizado que tivemos durante o estagio supervisionado I, já agora o acadêmico com certeza vivenciou o verdadeiro papel de professor, pois é parte fundamental para que o mesmo tome pra si essa experiência, e possa torna-la num grande aprendizado. Tendo, portanto, participado dos estágios proporcionado pela instituição, o qual já poderá concluir  inclusive tirar suas duvidas com relação a ser um profissional na área da educação, afinal de contas, ser professor é um dom, e é preciso muito mais do que gostar, é preciso amar essa profissão.

A participação no estagio fundamental II e ensino médio, tivemos um período de observação, o qual esteve acompanhando o professor pelo período de uma semana, a qual nos deixou a vontade sobre elaboração de aulas, dentro do seu plano, no começo da outra semana o professor pediu que copiássemos, e já interagíssemos com os alunos, somente a partir desse momento foi que podemos realmente estar seguindo seu plano de ensino até o final do estagio. Já estagio no ensino médio foi no período noturno, como não havia professor de Educação Física, tivemos que assumir a turma criando plano de aula. Essa fase é importante para professor estagiário colocar suas ideias, o que ele aprendeu na academia, e repassar como um profissional que está qualificado pra exercer tal cargo, (ANDRADE, 2005, p.1) afirma, ainda, que. Não é bastante o professor saber das regras, escolares, dos conteúdos do assunto, das técnicas, ele precisar vivenciar todas essas experiências.

 Portanto nesse relatório é possível de uma maneira bem simples, acompanhar a rotina de uma escola estadual do ensino fundamental II e ensino médio, nas aulas de Educação física do município de Itapiranga. O estagio faz-nos compreender a importância de participar diretamente de um processo de formação, quando planejamos e apresentamos as aulas, portanto é fundamental a organização conseguindo assim assimilar pra si essas experiências. O professor precisa sempre se atualizar, seu estudo é continuo. Passerini (2007, p. 18) afirma que, todo o processo de formação do profissional de educação deve ser continuo, sendo, portanto iniciado por aqueles que fizeram parte da sua graduação, e isso faz com que possibilite ao professor diferentes formas de pensar e se encaixar no ambiente a qual está inserido.

 Portanto podemos considerar como os principais objetivos desse estágio curricular supervisionado, em educação física escolar as seguintes:

Promover conhecimento integral, que possa transmitir para a vida,      enfatizando valores e atitudes essenciais na formação do aluno.

- Promover estudos comprometidos com a construção do conhecimento formação de sujeitos críticos, criativos e autônomos.

- Incentivar uma educação que possa conduzir o aluno a participar e a   tomar   suas  próprias decisões, que possa lutar contra a injustiça social, num            exercício constante de cidadania.

- Contribuir para formação do educando preparando-o para o mundo do trabalho de forma integral, crítica, reflexiva e criativa.

- Desenvolver uma educação que prepara o aluno para o domínio dos   recursos científicos e tecnológicos como meios necessários para                     compreender, intervir na realidade e transformá-la.

2. EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.

2.1 CARACTERIZAÇÃO INTITUCIONAL.

A Escola Estadual Amazonino Armando Mendes está localizada na Rua Carlos Amorim, número 275, bairro Centro, na cidade de Itapiranga/AM, cujo CEP: 69.120-000.

 Foi construída no município de Itapiranga, no Estado do Amazonas, no ano de 1988, no governo de Amazonino Armando Mendes, cujo Secretário de Educação à época foi o senhor João Félix Pires Toledo de Carvalho, e o prefeito do supracitado município também à época foi Rosselly de Araújo Bastos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com