TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reeducação motora

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 6

REEDUCAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FUNÇÕES MOTORAS: DE UM CASO COM INVERSÃO DE FUNÇÕES ENTRE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES

Uma criança com lesão cerebral  encefalopatia bilirrubina.  Os  4 anos de idade a paciente apresentava retardo mental, retardo no aprendizado da fala, irritabilidade;  não  utilizava  as mãos, desenvolveu de forma curiosa uma certa habilidade com os pés, conseguindo realizar com eles atos motores até certo ponto delicados; por outro lado, os membros superiores e, em particular, as mãos permaneciam sem qualquer função.

Aos 4 anos foi internado para fazer um tratamento  de reabilitação  de membros superiores com vários tipos de atividades e aos 3 meses apresentou uma grande melhora no qual já conseguiu segurar  objetos principalmente com a mão direita. E para melhora a postura, foi utilizado uso de andador  durante 3 meses foi feito trabalho e apresentou  uma grande melhora ja conseguia parar em pé e manter-se equilibrada. Depois de 3 meses ganhou alta do hospital mas o tratamento continuou em casa, com fisioterapia e alongamentos.

O TRATAMENTO GLOBAL - RPG DE PACIENTES COM FIBROSE EPIDURAL PELA REEDUCAÇÃO POSTURAL

A fibrose epidural que também faz parte da síndrome pós laminectomia, é uma complicação no pós-operatório de hérnia de disco lombar dor lombar e em alguns casos com irradiação para os membros inferiores incapacidade física e motora, parestesia em membros inferiores, diminuição de sensibilidade, e também comprometimentos psicológicos.

No pós operatório isso ocorre devido à formação de fibrose epidural durante o processo de cicatrização, onde altera a função dos nervos, no qual causa uma dor crônica e profunda, é importante ressaltar a diferença entre dor e nocicepção.

   A nocicepção é controlada por um sistema de receptores que transmitem informações sobre a lesão para o cérebro, através de fibras nervosas especializadas.

   Dor é um fenômeno complexo multidimensional.

   A fibrose epidural é uma reação inflamatória exclusiva da região lombar. A própria compressão radicular pela hérnia leva à hiperplasia do perineuro e infiltração por células inflamatórias

   As formas de tratamentos mais comuns para pacientes operados de hérnia de disco lombar com fibrose epidural, são as terapias medicamentosa, fisioterapia e a reeducação postural global. A RPG emprega posturas de alongamento muscular baseada na normalização da morfologia, agindo dessa forma sobre a estrutura do músculo estriado, sobre as tensões neuromusculares, introduzindo um trabalho essencialmente mais ativo.

 O tratamento de Reeducação Postural Global é feita com aparelhagem apropriada para o desenvolvimento da técnica utilizada para tratamento dos pacientes selecionados.

Neste estudo as posturas escolhidas foram: Rã no chão  braços fechados, Rã no ar braços abertos. Essas são posturas que propiciam ao paciente um conforto melhor, pois eles são mantidos em decúbito dorsal, aliviando assim a tensão e a dor na coluna lombar. Rã no  chão  braços fechados, paciente em decúbito dorsal, braços ligeiramente abduzidos, membros inferiores em flexão abdução rotação externa dos quadris, alongando progressivamente os membros inferiores, procurando não produzir lordose da região lombar.  

Durante a manutenção da postura o fisioterapeuta realiza em diversos momentos a pompage do sacro, para obter com isso uma correção eficiente da região lombar, assim como, a tração dos espinhais, que é realizada através de um alongamento da nuca durante o tempo de expiração.

   Após o tratamento foi verificado que a fisioterapia só alivia a dor no momento. Que a RPG trabalha as cadeias musculares promovendo alongamento, e normalização da morfologia, e para cada paciente o tratamento era individual.  As posturas desenvolvidas no tratamento com a técnica de RPG visaram provocar fenômenos fisiológicos, para recuperar a amplitude articular, alongamento da musculatura encurtada, e principalmente melhora da dor do paciente, devolvendo ao mesmo uma qualidade de vida melhor.  

REABILITAÇÃO MOTORA NA PLEXOPATIA BRAQUIAL TRAUMÁTICA:

Este caso fala sobre um homem que aos 46 anos caiu de um andaime e teve uma posterior lesão traumática braquial a esquerda. Foi levado ao hospital e no diagnóstico constatou plexopatia  braquial, por trauma direto. Os  músculos comprometidos associam se ao nervo axilar, musculo cutâneo e supra escapular, o paciente não podia fazer abdução e rotação externa do braço.

       Os músculos afetados foram deltoide, redondo maior, bíceps, onde resultou da incapacidade dos movimentos, onde acabou afetando o 1° e 2° dedo.

Não foi realizada a cirurgia, mas foi encaminhado para a fisioterapia. Depois de 3 meses de tratamento fazendo alongamento, e exercícios associados ao treino de habilidade funcional, teve uma boa recuperação mas  raramente a melhora é completa , pois a fisioterapia serve para aliviar a dor e minimizar  as complicações secundárias no nervo evitando a atrofia muscular pelo desuso.

A estimulação  elétrica pode ser utilizada para retardar a atrofia do musculo desnervado.

Também foi utilizado suporte para segurar e firmar o braço no corpo para evitar que movimentos  errados fosse feito

A recuperação desse tipo de lesão depende muito da idade do paciente e da agilidade em procurar recursos.

EFEITOS DA REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL EM ESCOLARES COM ESCOLIOSE

         A escoliose é uma deformidade que afeta a coluna vertebral em qualquer idade, mas especialmente a partir dos 10 anos devido ao estirão do crescimento.

Existe 2 tipos de escoliose:

Estrutural, apresenta rotação das vertebras e a coluna torna se rígida.

Não estrutural,  que é causado pelos maus hábitos posturais.

Neste estudo foi pego quem tinha escoliose funcional “c”, não estrutural, em estudantes que apresentavam problema por carregar a mochila.

Foram feitos alguns exames raio x, e aplicado o estudo por uma fisioterapeuta.

Este estudo de reabilitação postural global foi escolhido  porque alonga vários músculos de uma só vez, não permitindo que haja compensação

Foram feitos acompanhamento por 3 meses 2 x por semana. Aplicado o rã no chão em decúbito dorsal sem carga, joelho flexionado até fazer a flexão plantar dos pés. E rã no ar, com membros inferiores num ângulo de 90 graus, decúbito dorsal, ombros em abdução aproximadamente 45 graus, e membros inferiores em abdução suspenso pelo calcâneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com