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Regras básicas dos esportes coletivos

Por:   •  1/10/2016  •  Resenha  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  5.506 Visualizações

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REGRAS BÁSICAS

BASQUETE

O basquete é jogado por duas equipes de 5 jogadores e mais 7 reservas. O objetivo de cada equipe é o de jogar a bola dentro da cesta do adversário e evitar que a outra equipe faça pontos. O jogo é ganho pela equipe que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.

A quadra de jogo deve ser plana com dimensões de 28m de comprimento por 15m de largura. As federações nacionais têm autoridade para aprovar, para suas competições, quadras de jogo já existentes, com dimensões mínimas de 26m de comprimento por 14m de largura. As cestas ficam fixadas em estruturas a 3,05m do chão nas extremidades da quadra.

O jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. O manejo da bola deve ser feito somente com as mãos. É proibido, entretanto, caminhar com ela em mãos por mais de dois passos e só poderá manter a posse de bola (sem driblar) por até 5 segundos. A equipe que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.

O jogo tem quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada, entre o segundo e o terceiro período tem um intervalo de tempo com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronômetro só avança quando a bola se encontra em jogo. Em caso de empates ao final do jogo, são permitidas prorrogações de 5 minutos. O jogo não pode terminar empatado.

A contagem de ponto é diferente dos outros jogos. Um cesto de campo vale 2 pontos, um cesto além da linha situada a 6,25m vale 3 pontos e uma cesta de lance livre vale 1 ponto.

Cada time tem o limite de 24 segundos para arremessar a bola. Se estourar o tempo, a bola passa automaticamente para o time oponente. Quando uma equipe ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque e não é permitido que o jogador retorne com a bola para a quadra de defesa. Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva (garrafão) do adversário, enquanto a sua equipe esteja na posse da bola.

Faltas:

Faltas pessoais – É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: obstrução, carregar, marcar pela retaguarda, deter, segurar, uso ilegal das mãos, empurrar. Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.

Falta antidesportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objetivo de prejudicar a equipe adversária.

Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contacto pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada falta.

Falta da equipe – Se uma equipa cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.

Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em ato de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipe não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres.

Se a falta for cometida sobre um jogador no ato de lançamento, a cesta conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado em cesta, o lançador irá executar os lances livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres).

Na execução do lance livre, os vários jogadores ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre.

HANDEBOL

O handebol é um esporte disputado entre duas equipes, cujo objetivo é a marcação do maior número de gols possíveis. Cada equipe é composta por 14 jogadores, dos quais seis de quadra, um goleiro e o restante na reserva. O jogo possui dois tempos de trinta minutos, com intervalo de dez minutos. O número de substituições é ilimitado, não sendo necessário parar o jogo para realizar as substituições.

Os jogadores não podem segurar a bola por mais de três segundos, ou dar mais de três passos com ela.

As infrações das regras são cobradas no local onde ocorreram, sendo permitido ao adversário montar uma barreira a 3m do local da falta. Não é preciso esperar pelo apito do árbitro para cobrar as faltas.

A quadra deve ser retangular, com um comprimento de 40m e largura de 20m. A área privativa do goleiro será determinada por um semicírculo cujo raio medirá 6m, desde o centro do gol. Nesta área somente o goleiro pode ficar, atacantes e defensores devem ficar fora dela, não é permitido nem pisar na linha, entretanto pode-se pular de fora para dentro, desde que se solte a bola enquanto estiver no ar.

O outro semicírculo será colocado a 9m, este sendo tracejado e determinando a linha do tiro livre, de onde geralmente são cobradas as faltas realizadas pela defesa. Em frente e ao meio de cada baliza, e a uma distância de 7m, traça-se uma linha paralela à do gol chamada de marca dos 7m, penalidade máxima.

VOLEIBOL

O voleibol é considerado um jogo de quadra entre duas equipes de seis jogadores cada uma. As equipes são divididas por uma rede que fica no meio da quadra O jogo consiste em bater uma bola com as mãos para o lado contrário da quadra, por cima de uma rede. O objetivo principal é conquistar pontos fazendo a bola encostar na

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