TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato de Projeto

Por:   •  8/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

E.E.E.M. INOVADOR Dr. HORTÊNSIO DE SOUSA RIBEIRO

TEMA DO PROJETO

INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICAESCOLAR NOS EFEITOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DAS LUTAS MARCIAIS

GERSON DA SILVA MEIRA FILHO

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Campina Grande - PB

2016

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

  • ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Dr. HORTÊNSIO DE SOUSA RIBEIRO

LOCALIZAÇÃO:

  • OTACÍLIO NEPOMUCENO S/N CATOLÉ CAMPINA GRANDE – PB.

PROFESSOR:

  • GERSON DA SILVA MEIRA FILHO.

EQUIPE ADMINISTRATIVA:

  • GESTOR GERAL: MARCOS ANTÔNIO FERREIRA DA SILVA
  • ADJUNTA:  J0SEFA DA SILVA QUEIROZ
  • ALUNOS DO´NIVEL MÉDIO 2º ANO D
  • FAIXA ETÁRIA DE 15 A 17 ANOS

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO............................................................................................04

JUSTIFICATIVA...............................................................................................05

OBJETIVO GERAL..........................................................................................06

OBJETIVOS ESPECÍFICOS...........................................................................06

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO...................................................................07

METODOLOGIA..............................................................................................08

CRONOGRAMA..............................................................................................09

AVALIAÇÃO..................................................................................................... 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................11

ANEXOS...............................................................................................................12


APRESENTAÇÃO

        A lutas marciais exercem um papel muito importante nos conteúdos de Educação Física escolar, pois escolhemos esse conteúdo a propósito, tendo em vista a grande necessidade de conhecimento por parte dos alunos. Partindo do ponto de vista de que apesar das informações contraditórias sobre o assunto, de uma forma ou de outra, chegam até eles. O componente Educação Física escolar tenta alinhar as discussões acerca do assunto. As lutas marciais estabelecem valores e crenças destorcidas, e se formos em busca da verdade, observamos com grande veemência, que as lutas são em sua maioria orientais e milenares no senário mundial, que seus históricosconfirmam: conhecimentos, qualidade de vida, saúde, espírito de coletividade, entre outros benefícios sociais e pedagógicos e de cunho meramente educativo, para o bem-estar social, afetivo, intelectual e pedagógico.

        O judô, karatê, tae-kwon-do, muay thai, giu gitsu, luta livre, entre outras, representam um leque de opções para quem deseja conhecer e praticar esses fenômenos, que apesar de ser tão importante, deixam muito a desejar nos conteúdos mal elaborados de algumas escolas, que deveriam prioriza-los em função da grande procura, como também da informação pedagógica correta sem distorções, mostrando os dois lados, tanto do ponto de vista social, quando do lado falso da violência que pregam por aí.

        Por isso elencamos esse conteúdo para a efetivação desse projeto, tendo em vista a grande carência nas escolas como também para que sirva de referência nos meios estudantis e que venham a contribuir em longa escala o desenvolvimento dos nossos alunos e da sociedade como um todo.

        Sendo sabedores das dificuldades que iremos enfrentar, estabelecemos critérios para a execução dessa proposta das quais nomeamos: respeito, disciplina, esforço e prática individual de todos que acreditaram na proposta e apostaram no resultado superado, colaborando integralmente com a execução do mesmo. Sendo uma proposta inédita passamos a credibilizar valores e desempenho dos alunos no sentido de valorizarmos mais o conteúdo explícito.

        É importante salientar que, as lutas márcias em ambientes escolares devem ter abordagens diferentes das lutas trabalhadas em academias. O professor além de exploram o conhecimento da arte, também inova e cria atividades recreativas e jogos, e pode facilmente propor exercícios para treinar equilíbrio, agilidade e a força. Esses assuntos abrem vários caminhos e servem de pondo de partida para alguns eventuais debates sociais. Com certeza ao se trabalhar lutas na escola, a palavra “violência” será a primeira a ser cogitada no âmbito escolar e poderá ser confundida se não bem aplicada e conceituada.

JUSTIFICATIVA

         Na caminhada em busca de bons resultados no conteúdo mencionado, tentamos trazer para o aluno, novidades no gênero que viesse a contribuir na formação integral  dos mesmos, trabalhando propostas inovadoras e avançadas na persperquitiva   sociocultural, na qualidade de vida, como também na situação prática, ou seja: o conhecimento do trabalho científico na área de produção e de  desenvolvimento, valorizando as atitudes, conceitos, procedimentos e os valor, engajando nossa clientela numa proposta eminentemente prática de caráter científica, contextualizada e respaldada por todos, na tentativa de buscarmos um mundo melhor para essa população.

Por tanto escolhemos também a matemática como componente auxiliar no que se refere aos dados gerais numéricos e percentuais como também o componente de língua portuguesa, visando as interpretações e leituras de textos dos alunos, na tentativa de também exercitarmos esse componente e torna-lo básico e essencial nessaproposta inédita.  

OBJETIVO GERAL

Resgatar valores éticos, morais, formativos e de cidadania, de cooperação e socialização, baseados nos princípios de respeito mútuo entre todos, enfatizando ocomponente EDUCAÇÃO FÍSICA, como um componente fundamental na busca do conhecimento, qualidade de vida e da cidadania, respeitando seus valores e o convívio coletivo e individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (161.5 Kb)   docx (60.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com