TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Educação Fiísica Adaptada

Por:   •  4/11/2016  •  Abstract  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Faculdade Regional de Alagoinhas

Docente: Leandro Emanuel

Discente: Clarissa Reis

Data 17/10/2016

Disciplina: Educação Física Adaptada

O texto traz como objetivo apresentar algumas reformas educacionais ocorridas ao longo de cem anos aqui no Brasil. O Brasil passou por grande mudanças sociais, períodos imerial, colonial e primeira república, mudanças econômicas e políticas, reformas educacionais.

Com a reforma de Bejamim Constant, de 1890, níveis e graus. Após um tempo foi se concretizando a proposta de Constant, por exemplo: extinção dos exames preparatórios e a obrigatoriedade da matrícula por disciplinas. Anteriormente para ingressar no ensino superior não era necessário comprovação de escolaridade, após a Reforma Rivadavia, ou Lei orgânica do Ensino Superior, foi criado o vestibular.

A partir da década de 30, ocorreu modificações sócio-político- econômicas, apartir daí surgiram propostas educacionais mais consistente.

No período dos anos 20 e inicio dos anos 30 o Brasil passou por mudanças, onde saía de um modelo agroexportador e caminhava rumo ao modelo urbano industrial. Neste século havia três tendências em conflito pela predominância educacional, com essa reforma, foi apresentado dois caminhos para os estudantes. Um era voltado a universidade e o outro para o ensino profissionalizante. A camada mais pobre foi destinada ao ensino profissionalizante.

O livro traz exemplos que demonstram claramente alguns dos problemas, da concepção da educação. Um deles é: tentar igualar os indivíduos tomando por base as ideias de série, de níveis de ensino, de idade mental e cronológica e do desempenho escolar do aluno, fazendo com eu a culpa pelo fracasso recaia sobre seus ombros, perpetuando, assim, o ciclo da reprodução do fracasso escolar.

Uma das tentativas de melhoria da educação, coloca como obetivo a necessidade de diminuir os índices de evação de repetência nas séries iniciais do primeiro grau. Com essa tentativa ouve várias criticas, positivas e negativas. O desenvolvimento gradual e progressivo do processo de alfabetização e as características sócio culturais dos alunos era o que tinham em vista.

O assinantes do projeto Escola Plural apresentaram relatos de experiência ricas. A partir dos estudos o objetivo foi trabalhar com  a escola seriada e a escola não seriada. A escola não seriada vem com uma proposta educacional onde o conhecimento do ser se constrói nas relações históricas e sociais.  A influencia social e os aspectos biológicos do individuo formam um todo na mesma relação.  

A sociedade sofre com problemas eu envolvem as pessoas deficientes desde os tempos mais antigos da civilização. Muito pouco sobre esse assunto foi escrito pelos historiadores.  As obras quando se referem  a essas pessoas citam de forma genérica . Dessa forma não sabemos identificar o tipo de deficiência de cada um, mas a descriminação e preconceito se manifestava em todos eles.

 “Na antiguidade podem-se observar basicamente dois tipos de atitude de para com as pessoas idosas ou com deficiência uma atitude de aceitação, tolerância, apoio e assimilação, e outra de eliminação, menosprezo ou destruição (SILVA,1987,P.39).”

   Os idosos, doentes e deficientes eram abandonados nas culturas primitivas, onde sobreviviam da caça e pesca. O estilo de vida desses povos dificultava a aceitação e acabava colocando todo o grupo em risco devido a região onde  viviam ser perigosa. Na outra tribo o que determinava vida ou morte nessa época, era o primado do coletivo sobre o individual, qualquer pessoa (individual) eu colocasse todo o grupo em perigo era eliminado. O texto faz uma comparação ao tempo eu vivendo, nós não abandonamos nem matamos os velhos e deficientes. Mas os velhos são entregues aos asilos e por lá ficavam até a morte, sem cuidado da família e os deficientes sofrem com o preconceito da sociedade. Uma tribo primitiva, a tribo Xangga, que vivia ao norte da Tanzânia, essas tribos não prejudicavam nem matavam os idosos e deficientes. As tribos dos Esquimós e os índios Ajores abandonavam os idosos e deficientes. Eu deficiência foi um sinal de maus espíritos  e acompanhou o homem por muito tempo.

   A deficiência era associada com o demônio, essa concepção permaneceu por muito tempo. No período do renascimento as pessoas com deficiência conseguiram superar um pouco e essa fase negra passa. Esse período iniciou-se no século no século XIV, até o fim do século XVI e se difundiu na Itália para outros países da Europa. Foi um marco ppara os deficientes. Nesse período começou a ter alguma mudança, essas pessoas sofrem até hoje, século XXI, porem nessa época o Rei Henrique VIII obrigara o todos os seus súditos a recolherem a chamada “taxa de caridade” onde o objetivo era auxiliar os pobres, velhos e deficientes. No Brasil no período colonial, era raríssimo encntrar deficientes, as poucas anomalias que os índios portavam eram frutos de guerra ou acidentes na selva. No caso das crianças eu nasciam com alguma anomalia ao nascer eram mortas.

  Em 1958, ocorreu no Brasil o desenvolvimento do esporte para pessoas portadoras de deficiência física. No final dos anos de 1950 aproximadamente nesta data, a educação física começa a se preocupar com a atividade física para essas pessoas. Os programas tinham finalidade em prevenir doenças.

Esse programa não conseguiu abranger a especificidade da pessoa portadora de deficiência e, então a educação física adaptada veio para suprir essa lacuna existente.

A ideia de corpo perfeito, bonito e saldável surgiu nas primeiras décadas do século XX, foi a época em eu o sistema educacional brasileiro sofreu influência  dos métodos ginásticos e da instituição militar.  

Depois da Segunda Guerra Mundial, iniciou-se a fundação do esporte na educação física.

  A história do desporto para as pessoas portadoras de necessidades especiais começou na cidade de Aylesbur, Inglaterra. A pedido do governo britânico, o neurologista Ludwig Guttmann criou o centro Naciona de Lesionados Medulares do Hospital de Stoke Nandeville, destinado a tratar homens e mulheres do exército  inglês feridos na Segunda Guerra Mundial.”

 A intenção era utilizar o esporte como auxílio na reabilitação apresentada pelo médico Gttmann, utilizando o esporte como reabilitação, buacando amenizar também os problemas psicológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com