TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Artigo - Termoregulação

Por:   •  27/3/2021  •  Abstract  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

UEPA - Fisiologia do Exercício

Educação Física - 2018

Discente: Luis Paulo Siqueira Guimarães

Resumo do Artigo - Termoregulação

Adaptações agudas e crônicas do exercício físico no sistema cardiovascular

No artigo é feita uma exposição de alguns estudos realizados na linha de pesquisa “Adaptações agudas e crônicas do exercício físico sobre o sistema cardiovascular” nos últimos 10 anos. Os estudos são bastante englobados, envolvendo estudos clínicos indo além de experimentação animal, com o propósito de examinar os mecanismos pelo qual o exercício físico agudo e crônico interfere no sistema cardiovascular de indivíduos controle e portadores de diversas cardiopatias e distúrbios metabólicos. 

Sobre os efeitos agudos do exercício físico sobre a função cardiovascular, nota-se que agudamente, o exercício físico tem a função hipotensora de relevância clínica, sobretudo aos hipertensos, sugerindo que o exercício é aconselhado no tratamento não-farmacológico da hipertensão arterial. No entanto, há diversas lacunas que precisam ser preenchidas.

Dos efeitos crônicos do exercício físico sobre a frequência cardíaca, em meio as adaptações da frequência cardíaca ao treinamento físico também está a menor resposta taquicardia ao decorrer da prática dos exercícios em mesma intensidade absoluta. Sendo assim, no experimento, observou-se que a menor resposta taquicardia ao exercício físico progressivo em ratos normotensos treinados quando comparados aos sedentários.

Com relação a insuficiência cardíaca, os pacientes apresentaram uma atividade nervosa simpática muscular e fluxos sanguíneos musculares basais diminuídos no decorrer dos exercícios físicos e o estresse mental, comprovando a condição vasoconstritora decorrente da insuficiência cardíaca. Outro resultado importante foi que o fluxo sanguíneo muscular aumentou de forma proporcional à diminuição da atividade nervosa simpática muscular.

Colaborando para o conhecimento acerca da obesidade e para o tratamento de obesos, o grupo estudou as alterações cardiovasculares e seus mecanismos na obesidade humana, além das consequências da dieta hipocalórica e do exercício físico regular. Os resultados do estudo mostraram que, embora a dieta isoladamente provoque a mesma perda de peso corporal que a dieta associada ao treinamento, constatou-se que a perda ocorria em função da perda de massa gorda e também da massa magra.

O estudo dos efeitos do exercício na insuficiência cardíaca e obesidade, contribuiu para a área de fisiologia do exercício, acerca dos conhecimentos sobre o controle neuro vascular nessas doenças. Dessa forma, os resultados alcançados colaboraram para o avanço da pesquisa nessa área do conhecimento, já que confirmaram que o exercício físico é eficaz na diminuição da hipertensão arterial em indivíduos hipertensos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (144.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com