TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SLIDE SOBRE ETICA

Por:   •  25/8/2015  •  Artigo  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ARTIGO DA DISCIPLINA TEORIA DO LAZER

TEMA: LAZER X PRECONCEITO

ACADÊMICOS: DANILO LIMA, RAFAEL CARVALHO E UILDELI NASCIMENTO.

ILHEUS-BA

AGOSTO-2015


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

INFLUENCIA DO PRECONCEITO NA PRATICA DO LAZER: limitações, desafios e as principais mudanças.                                                              

              Artigo Apresentado à Disciplina:                            

                                               Teoria do lazer como requisito                                                           para processo de avaliação da

Referida matéria.

                                                                       

ILHEUS-BA

AGOSTO-2015

INFLUENCIA DO PRECONCEITO NA PRATICA DO LAZER: limitações, desafios e as principais mudanças.

DANILO FERREIRA LIMA¹

RAFAEL CARVALHO²

UILDELI NASCIMENTO³

Resumo: Por meio de leituras complementares foi possível observar o tamanho e a importância que o lazer possui para a qualidade de vida das pessoas. Foi possível detectar a diferença no acesso ao lazer pelas pessoas ricas fazendo um contraponto com as pessoas menos favorecidas economicamente. O preconceito de gênero, raça, cor, e opção sexual tem papel fundamental na influencia da pratica do lazer ou na falta dele. Para Melo (2003) ¨O lazer é muito importante e esta diretamente ligada á saúde, a educação e a qualidade de vida. Dumazedier (APUD MELO, 2003) afirma que o lazer não deve ser utilizado pelas instituições para tirar proveito para seus interesses particulares, pois o lazer é aquele momento em que o individuo não tem compromisso com nada, nem com ninguém. Ainda segundo Melo (2003) existem vários interesses na pratica do lazer tais como: interesses físicos, artísticos, manuais, intelectuais e sócias. Para Marcelino (2002) varias barreiras existem para pratica do lazer tais como: fator econômico, faixa etária, violência, o mau planejamento urbano e falta de estrutura nas periferias. Com isso a ideia inicial para este artigo ganha fundamentação e visa fazer uma analise sobre o acesso ao lazer pelas minorias.

Palavras-chave: Lazer, Preconceito, Minorias.

 

Introdução

       O lazer é algo que está presente na vida das pessoas, más nem todos sabem a importância dessa atividade, que traz muitos benefícios para nossa qualidade de vida, entre os seus benefícios podemos citar o combate ao estresse, facilita a circulação do sangue promovendo assim uma homeostase, ou seja, um equilíbrio no meio interno do corpo, colaborando na manutenção da saúde.

            No entanto nem todos tem acesso a certas praticas de lazer, dentre os maiores empecilhos, encontra-se o preconceito, que por questões sócias, gêneros, raça, cor, ou doença entre outras discriminações, dificultam o acesso ao lazer.

            E com base nessa abordagem do lazer x preconceito, que enfatizaremos, aspectos que comprometam e dificultem o individuo, fazendo com que as obrigações do dia a dia interfiram no seu momento de repouso. Com uma pequena pesquisa de campo, analisando diferentes situações que proporcione ou excluir uma pessoa de praticar alguma atividade que lhe proporcione prazer e bem estar.

           Não só dificuldades financeiras ou preconceituosas de determinadas praticas de lazer podem afastar uma pessoa de exercitar uma atividade prazerosa, há inúmeras barreiras comprometedoras como: Questões financeiras; Mau uso do tempo disponível; Trabalho em primeiro lugar; Local onde mora pouco favorecido; Preconceito com disponibilidade de tempo para pratica de lazer; Preconceito da sua imagem com a pratica do lazer ( pessoa que se acham inferiorizadas para participarem determinados meio social), Gêneros, raças, cor, dentre outros. Isso tudo pode levar o ser humano a se tornar cada vez mais “homem maquina”, que só trabalha e vive para trabalhar.      

Lazer

       Quando pensamos em relaxar ou ate mesmo aproveitar a folga ou férias, nos remete a pensar sobre o nosso repouso, e como ou onde iremos aproveitar tal dia de descanso. O lazer pode ser definido como pratica de alguma atividade ou não, que proporcione prazer e relaxamento no individuo. Segundo Dumazedier (2001): Afirma que lazer é um conjunto de ocupações ás quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.

“A prática do lazer é estimulada pelos governos, o um terço a mais que é pago nas férias é um incentivo para que o trabalhador possa usufruir o beneficio do lazer, porém nem todos tem conhecimento da finalidade de tal ajuda”. (MARCELINO, 2002)

O lazer de uma pessoa rica e de pessoas economicamente menos favorecida existe uma grande diferença, de acordo com as classes sociais. Um exemplo disso seria: quando uma pessoa que não tem muitos recursos quer divertir-se e precisa acordar cedo, enfrentar horas no transito para tentar chegar à praia, enfrentando várias dificuldades, já as pessoas de alto poder aquisitivo podem fazer viagens confortáveis, compra em shoppings internacionais, daí da para ver a diferença de representação do lazer. Como diz Melo (2003): “o lazer, numa suposta escala hierárquica de necessidades humanas, seria menos importante que a educação, a saúde e o saneamento (com certezas tidas essas dimensões humanas são fundamentais, mas por que seria o lazer menos importante? Além disso, existe relação direta entre lazer e saúde, lazer e educação, lazer e qualidade de vida, as quais não podem ser negligenciadas)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (213 Kb)   docx (62.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com