TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Ambiental

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Realizada pesquisa para proporcionar conhecimento específico sobre as doenças transmissíveis por solo, água e ar. As informações expostas na seguinte pesquisa visaram o conhecimento dos problemas de saúde relacionados aos fatores ambientais, e foram citadas algumas ações para o melhorando e promoção da saúde, prevenção e controle de doenças que ficam escondidas no solo, água e ar, seguido por fatores de risco e soluções.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 AÇÕES DE VIGILANCIA EM SAÚDE AMBIENTAL EM DOENÇAS RELACIONADAS AO SOLO CONTAMINADO BIOLOGICAMENTE

        O solo nada mais é que uma porção de uma superfície terrestre, onde contém matéria orgânica, bactérias que permitem o desenvolvimento das plantas e realiza várias funções como.

  • Controla os ciclos de elementos e energia de ecossistemas
  • Filtro bioquímico nas trocas entre a atmosfera e a litosfera
  • Reservatório natural de água doce
  • Substrato essencial para produção de alimentos, matérias-primas, a vida animal e humano.

        Entretanto o solo em sua extremidade também agrega resíduo e dejetos, alguns tóxicos e das adequadas funções fisiológicas do homem, visto também dos gerados de fábricas e tecnologia, da utilização da agricultura, pecuária e no controle de doenças endêmicas. Porém, se estiver contaminado, pode resultar em patologias para nós seres humanos. Cabem as ações da vigilância ambiental para educação em saúde da população, para que assim tenham orientações quanto o contato direito com esse solo contaminado e não advir de doenças desse grau.

        As políticas públicas, bem como o governo devem investir em saneamento básico, tendo em vista que esses micro-organismos são transmitidos via oral-fecal. Dentre eles estão:

        2.1.1 TETANO – E uma doença não contagiosa, porém infecciosa pela bactéria clostridium tetani que atuam nas células nervosas. Distinguir-se por hipertonia da musculatura estriada, podendo ser ou não generalizada, intensificando em todo funcionamento do organismo. É um bacilo esporulado e anaeróbio, que se localiza na terra, areia, espinhos, pequenos galhos de plantas, metais enferrujados, fezes humanas e de animais. A disposição do patógeno esta entre o contato da pele e mucosa.

        No tétano neonatal o tratamento impróprio e as condições sépticas do coto umbilical ou acidental relacionado a uma ferida produzida acidentalmente, nos membros inferiores ou nos pés. Seu período de incubação varia de 24h a 30 dias, tudo depende da imunidade do indivíduo, da cepa e do foco de infecção. Os primeiros sintomas e o espasmo tetânico transformam entre 24h e 72h no tétano acidental e 12h às 24h no tétano umbilical. A terapêutica é específica, com administração de soro antitetânico e antibióticos e sintomáticos, com uso de sedativos e músculo relaxadores. Sua prevenção está relacionada às condições de vida, assistência obstétrica a gravidez e ao parto, higiene adequada do coto umbilical, proteção dos MMII, ou seja, calçados, cuidados médicos pós-acidentes.

2.1.2 TENÍASE – é uma parasitose intestinal causada pelos vermes trematódeos taenia solium (porco) ou taenia saginata (boi). São vermes achatados de ate doze metros de comprimento, seu corpo é formado por uma ‘‘cabeça’’ (escolex), onde fixa na parede intestinal em um colo ligando os escolex a varias proglotes (reprodução), tanto sendo masculinas ou femininas, ou seja, hermafroditas. O nome solitário popularmente conhecido se dá porque é encontrado um único verme adulto parasitando o intestino humano. A pessoa parasitada essa sendo criança, o verme absorve todos os nutrientes necessários, deixando assim com atraso no desenvolvimento e crescimento e no adulto baixa produtividade. O verme adulto libera as ultimas proglotes ‘‘grávidas’’ que saem unto com as fezes e logo no ambiente pode ser ingerido por porco e gado bovino por meio de alimentos contaminados. Todavia nos intestinos desses animais, as larvas (cisticercos) adentram a mucosa atingindo os vasos sanguíneos alojando na musculatura estriada, língua, fígado, cérebro, etc. Porcos e bois com cisticercos apresentam cisticercose. O homem quando come carne de porco ou de vaca malcozida, engole os cisticercos que desenvolve os vermes adultos no seu intestino. Quando ingerido alimentos contaminados com fezes contendo proglotes ‘‘grávidas’’ de tênia de porco pode apresentar a cisticercose, o tratamento existe, mas é melhor evitar a ocorrência de teníase e cisticercose com essas medidas.

  • Saneamento básico com tratamento de água e esgoto, para evitar que os dejetos humanos contamine o ambiente.
  • Ações de educação em saúde para população esclarecendo a importância da manipulação dos alimentos e de sua higiene com as mãos.
  • Fiscalização dos abatedouros para o controle da qualidade da carne a ser vendida e assim consumida.

        2.1.3 ANCILOSTOMOSE – popular amarelão é causado por dois tipos de vermes nematoides, o ancilostoma duodenale com predomínio na Europa, Ásia e Oriente e o necator americanus, nas Américas. Esses vivem fixados as vilosidades do intestino delgado, em especial no duodeno, alimentando-se de tecidos e sangue, causando infecção intestinal e anemia. As fêmeas fecundadas alojam seus ovos na luz intestinal, sendo eliminados com as fezes. Chegando ao solo dependendo das condições de temperatura, oxigênio e umidade, as larvas rabditóides eclodem, nutrindo-se da matéria orgânica em decomposição e bactérias presentes nas fezes em até três dias, em seguida sofrem muda para o segundo estagio transformando em larvas filarioides infectantes, penetrando nas mucosas e pele dos indivíduos, alcançando pequenos vasos e corrente sanguínea, hospedando nos pulmões, coração, traqueia, tubo digestivo, até o intestino delgado completando o ciclo, entre seis a sete semanas começam a produção dos ovos. A infecção por via enteral se da pelos alimentos contaminados. O tratamento é feito por administração de anti-helmínticos e a profilaxia pela educação em saúde e saneamento básico.

3 A IMPORTANCIA DA ÁGUA

        A água é um solvente universal da biosfera, com ela se formulam vários compostos e seu soluto permite que ocorram reações incalculáveis na natureza, estabelecendo a evolução da vida orgânica e fenômenos naturais. É uma parte indispensável para a sustentação de todas as formas de vida terrestre.

4 AÇÕES DE VIGILANCIA EM SAÚDE AMBIENTAL EM DOENÇAS RELACIONADAS À PRESENÇA DE ANIMAIS SINANTRÓPICOS

        A Saúde é um ponto muito discutido para uma melhor qualidade ambiental e diminuição de doenças causadas ou transmitidas por animais sinantrópicos, às zoonoses. A sociedade em si tem que se conscientizar quanto à questão de lixos e entulhos, pois propicia a acumulo de água, em tempos de chuvas constantes, possibilitando criadouros de mosquitos, abrigo de ratos, baratas, escorpiões e aranhas. Como um exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com