TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema endocrino

Por:   •  3/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                Sistema endócrino

  • Conceito anatômico e funcional

As glândulas endócrinas, também chamadas de glândulas sem ducto ou glândulas de secreção, estão representadas por órgãos relativamente poucos volumosos e localizados em regiões diversas pelo corpo. Por não possuírem ductos excretores, as glândulas endócrinas lançam seus respectivos produtos de secreção, hormônios ou substancias químicas sintetizadas parcialmente ou totalmente por elas próprias, diretamente na corrente sanguínea, este fato atesta a solidariedade fisiológica que existe entre elas, mas, por outro lado, não há nenhuma conexão estrutural demonstrável entre estes órgãos tal como encontramos, por exemplo, entre os componentes do sistema digestório ou respiratório. Portanto, a rigor, não se poderia falar de um sistema endócrino anatômico, embora a expressão seja do uso corrente. Isto não inclui, todavia, o fato de cada glândula endócrina se desenvolve em intima relação com o sistema orgânico especifico, embora a falta de conexão anatômica entre elas seja obstáculo suficiente para tornar discutível o conceito de sistema endócrino, no ponto de vista anatômico. Por esta razão, a nomenclatura anatômica prefere não consignar a denominação sistema endócrino, para registrar apenas glândulas endócrinas.

Os hormônios são os mensageiros químicos produzidos nas glândulas endócrinas cuja função, em ultima análise, é a homeostase, a manutenção de um meio interno sadio para fazer frente a um ambiente externo mutável e, por vezes, agressivo. Houve um tempo em que se pensava que as glândulas endócrinas tivessem exclusivamente na secreção de hormônios. Mais recentemente, entretanto, foram identificados agrupamento celulares e numerosas outras células disseminadas por todo o corpo capazes de secretar e conter hormônios. Também se sabe, hoje, que há várias outras vias pelas quais um hormônio por ser transportado até a estrutura que constitui o seu alvo, além do seu lançamento na corrente sanguínea pelas glândulas endócrinas.

  • Glândulas endócrinas

Embora existam vários hormônios secretados por outro tipo celular, classificando algumas das principais estruturas chamadas de glândulas endócrinas, glândula pineal, órgão subcomissural, glândula hipófise, glândula tireoide, glândulas paratireoides, timo, glândulas suprarrenais, ilhotas pancreáticas, ovários e testículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com