TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC DE EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  22/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

RODRIGUES DA SILVA, Thiago Tadeu. A inclusão e a socialização dos alunos deficientes visuais através do futsal para cegos:

 Universidade Norte do Paraná, Santo André, 2019.

RESUMO

Desde que a inclusão foi  estabelecida no ambiente escolar, os professores  tiveram que repensar a proposta de ensino-aprendizagem , buscando novos recursos e metodologias, afim de garantir aos alunos com deficiência o direito à educação  conforme  assegurado e previsto  na Constituição Federal   “a educação como direito de todos, dever do Estado e da família, com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Em 1º de janeiro de 2016, entrou em vigor a lei federal 13.146 / 2015   obrigando qualquer escola a matricular alunos portadores.  Segundo pesquisas em 2016, o número de matrículas desse grupo na educação básica foi de 751.065 e no ano de 2017 a demanda foi de 827.243 alunos, demonstrando um índice de crescimento há quatro anos consecutivos.

De acordo com os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2017, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o índice de inclusão de pessoas com deficiência passou de 85,5% em 2013 para 90,9% em 2017.

Apesar dos progressos referentes a inclusão escolar, ainda nos deparámos com instituições desprovidas de recursos e acessibilidade e professores despreparados para atender essa demanda de alunos.

Segundo Cristina Silveira, Psicopedagoga e especialista em educação inclusiva, “o aluno com deficiência tem direito à dignidade, a conviver com o outro. As pessoas precisam entender que educação inclusiva não é apenas para socialização desses estudantes. Eles estão ali para aprender”.

E ao questionar como docente quais seriam a metodologias mais rápidas, eficientes e adequadas para incluir esses alunos nas aulas de educação física, decidi pesquisar sobre o futsal para cegos como forma de integração social e inclusão do aluno deficiente visual nas atividades físicas.

Palavras-chave: Futebol para cegos, inclusão, socialização e educação.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        4

1.2        JUSTIFICATIVA        4

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        5

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        5

1.5        OBJETIVOS        5

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

  1. INTRODUÇÃO

Baseado no futebol de salão, o futsal para cegos é um jogo desportivo, coletivo, praticado por duas equipes, que é composta por cinco jogadores, sendo quatro em linha e um goleiro, este esporte exige grande esforço físico, já que todos que estão em campo, permanecem todos os períodos correndo, além de exigir grande capacidade de concentração, por ser praticado em campo pequeno, onde houver falha de um dos elementos, as balizas são colocadas em perigo. Porém ao mesmo tempo, ao exigir tanto de seus praticantes o mesmo proporciona diversos benefícios, como: aumento do bem estar físico, amplitude do movimento, coordenação global, de sociação do movimento, capacidade respiratória e cardio vascular.

Apesar de todos os preconceitos existentes, os deficientes visuais vem ganhando espaço na pratica do esporte, brigando por seus direitos.

Hoje o esporte é conhecido também mundialmente, e abre competições, além de ser um esporte olímpico.

A educação física através dos esportes adaptados é uma ferramenta importantíssima e necessária para avaliar o desenvolvimento das capacidades das pessoas deficientes.

O futsal para os deficientes visuais é uma alternativa, que proporciona desenvolvimentos de habilidades que o ajudarão em seu dia a dia.

Souza afirma que o futsal para cegos requer de cada praticante muito esforço, educação e perseverança.

Segundo este autor, quando nos referimos ao futebol para cegos, alguns descrentes sobre a capacidade deles e chegam até declarar que imaginam um grande pebolim, e que os alunos ficam parados em suas posições.

Além de ensinar futebol para cegos, precisamos transmitir informações contribuindo para superação das descriminações que os alunos deficientes visuais enfrentam.

Costa, Cristiane Galvão da 2007

  1. TEMA DO PROJETO

A inclusão do deficiente visual através do futsal para cegos.

  1. JUSTIFICATIVA

Futebol para cegos é um grande aliado para a inclusão dos deficientes visuais, sendo o esporte mais praticado no país, o futebol é capaz de ultrapassar fronteiras, sendo assim é uma ótima ferramenta para socialização dos alunos deficientes visuais. Mostrando como eles são capazes de realizar um esporte tão popular.

  1. SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA

O projeto se destina ara o ensino médio.

  1.  PROBLEMATIZAÇÃO

        

Desde que a inclusão foi  estabelecida no ambiente escolar, os professores  tiveram que repensar a proposta de ensino-aprendizagem , buscando novos recursos e metodologias, afim de garantir aos alunos com deficiência o direito à educação  conforme  assegurado e previsto  na Constituição Federal   “a educação como direito de todos, dever do Estado e da família, com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com