TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC I EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  15/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

TCC I

Curso: Educação Física – Bacharelado

Coordenador do Curso: Cristiano Marcos de Sousa Lima.

Salvador-Ba

2021.1

[pic 2]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................3

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA........................................................4

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO................................................6

4. JUSTIFICATIVA..........................................................................................................8

5. METODOLOGIA.........................................................................................................9

6. REVISÃO BIBLIOGRAFICA..........................................................................................10

7.CRONOGRAMA DA PESQUISA....................................................................................11

8. RESULTADOS ESPERADOS.........................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, as pesquisas demonstram que o treinamento resistido tem profundo efeito sobre o sistema muscular esquelético, e contribuem para manutenção das atividades funcionais, além de prevenir a osteoporose, sarcopenia, dores lombares e outras patologias. O treinamento resistido pode afetar positivamente os fatores de risco como resistência à insulina, taxa de metabolismo basal, glicose, pressão arterial, gordura corporal e tempo de trânsito gastrointestinal, os quais estão associados a diabetes, doenças do coração e, até mesmo, ao câncer. O treinamento resistido é seguro, relativamente simples, não envolve necessariamente cargas muito pesadas, e consome um tempo mínimo.

O treinamento resistido passou por uma extraordinária evolução nos seus últimos cinquenta anos. Anteriormente, o treinamento resistido era executado por uma pequena parte da sociedade, hoje se tornou mais popular devido os seus benefícios que propiciam ao mundo fitness à saúde.

Os exercícios físicos mais completo para ao desenvolvimento das aptidões físicas do corpo. É considerado um treino completo, pois nele se destaca os atributos relacionados à saúde e ao desempenho atlético são: a melhora da composição corporal, resistência cardiovascular, força muscular, resistência muscular, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, potência, tempo de reação e coordenação motora.

Outros resultados de eficiência significativa para a manutenção da saúde, como o retardo do envelhecimento e redução de índices de doenças causadas pelo sedentarismo, aumento dos índices de sedentarismo, em razão do crescente avanço tecnológico, vem, ao longo das últimas décadas, atingindo patamares elevados, pois com a facilidade trazida pelos aparelhos eletrônicos e automóveis, a prática de atividade física foi deixada de lado. A ciência vem mostrando com evidencias cientificas que a prática regular de atividade física vem sendo descrita como fundamental no tratamento e prevenção da obesidade e sobrepeso, entretanto, qual os tipos de exercício utilizar ainda vêm gerando bastante discussão.  O objetivo deste trabalho é demonstra através de pesquisas bibliográficas, os efeitos do treinamento resistido na redução da gordura corporal.

  1. Delimitação e Formulação do Problema

O treinamento resistido é uma forma de exercício que melhora a força e a resistência muscular. Durante um treino de resistência, o indivíduo move seus membros contra a resistência fornecida pelo peso corporal, gravidade, faixas, barras ou halteres. Algumas máquinas de exercício também podem ser usadas para treinamento de resistência, qualquer exercício em que uma pessoa se mova seu corpo contra a resistência pode ser considerado resistência ou treinamento de força. A definição de resistência nessa forma de treinamento também é simples, resistência é qualquer força que dificulta a execução do movimento.

A resistência pode ser fornecida simplesmente movendo o corpo contra a gravidade ou adicionando halteres pesados. Também pode aumentar a resistência usando máquinas na academia ou usando equipamentos como barras ou faixas.

Os benefícios do treinamento de resistência são significativos. Se iniciar um programa de treinamento com pesos, pode esperar que o corpo fique mais forte, mais firme e mais magro. Não existe forma de treinamento de força que seja necessariamente melhor que as outras. Por esse motivo, muitos praticantes inteligentes combinam métodos diferentes para obter benefícios de cada um. Por exemplo, eles podem levantar pesos um dia e usar aparelhos de ginástica no dia seguinte, ou eles podem fazer exercícios de peso corporal um dia e fazer uma aula que incorpora faixas de resistência em outro dia.

Existem diferentes maneiras de iniciar um programa de treinamento de resistência. Pode se ingressar em uma academia e contratar um treinador ou pode iniciar seu próprio programa em casa. De qualquer forma, é importante certificar que precisa começar devagar. O treinamento resistido facilita a perda de gordura de algumas maneiras diferentes. Por um lado, o treinamento resistido ajuda na criação de mais massa muscular magra.

Quantidades mais altas de massa muscular magra exigem uma demanda maior por gasto de energia, tanto durante o exercício quanto em repouso, em outras palavras, aqueles com mais massa muscular magra tendem a queimar mais calorias o dia todo. O treinamento resistido também foi encontrado, juntamente com o treinamento intervalado de alta intensidade, para aumentar a quantidade de oxigênio que o corpo necessita para recuperar após uma sessão de exercícios.

 Em termos simples, uma pessoa continua a queimar calorias depois de se exercitar. Além disso, o ambiente hormonal criado pelo intenso treinamento de resistência é favorável à formação muscular e à utilização de gordura. Quase todos os programas de treinamento de resistência para perda de gordura tentam alavancar um aumento na massa muscular magra, criando um ambiente hormonal favorável para construir músculos e queimar gordura

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS

Considera-se que o excesso de peso corporal associado a um estilo de vida inativo representa uma das maiores ameaças à saúde dos indivíduos no mundo atual, contribuindo para a instalação do sobrepeso, e a obesidade. A partir da análise dos dados e da discussão realizada podemos concluir que os exercícios físicos podem ser eficientes para o processo de emagrecimento, sendo tanto o treinamento aeróbico e o treinamento resistido determinantes nesse processo. Assim, o estudo em questão, apresentou evidências positivas no que diz respeito à redução do peso corporal, redução do percentual de gordura, manutenção dos níveis de massa magra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com