TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  1.688 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS        

2.1.1 Tendência Liberal Tradicional        

2.1.1.1 Tendência LiberalRenovada Progressista        

2.1.1.1.1 Tendencia Liberal Renovada Não-diretiva....................................................5

2.1.1.1.1.1 Tendência Liberal Tecnicista        

2.2 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS        

2.2.2 Tendência Progressista Libertadora        

2.2.2.2 Tendência Progressista Libertária        

2.2.2.2.2 Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

        As Tendências Pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos em tempos e contextos históricos específicos, influenciando as práticas pedagógicas a servirem as necessidades e aspirações da sociedade. Possuem vital importância no universo educacional, pois se objetivam em nortear o trabalho do educador e em buscar alternativas para uma melhor qualidade de ensino nas escolas, dessa forma o professor possui um suporte para conduzir seu trabalho de forma consciente, tendo relevância aos alunos.

        Autores como Paulo Freire, Gadotti, Libâneo, Luckesi e Saviani, entre outros de mesma importância, dedicaram parte de suas vidas a estudos educacionais. Neste trabalho daremos ênfase às contribuições de José Carlos Libâneo que classificou as Tendências em dois grupos: Liberais e Progressistas. As Tendências Liberais, de caráter não crítico, ficaram divididas em: Tendência Liberal Tradicional, Tendência Liberal Renovada Progressista, Tendência Liberal Renovada Não-diretiva e Tendência Liberal Tecnicista; já as Tendências Progressistas, de caráter crítico, ficaram divididas em: Tendência Progressista Libertadora, Tendência Progressista Libertária e Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS

        Desconsiderando a existência de desigualdades sociais, a escola seria responsável por formar indivíduos capazes de exercerem seu papel social perante suas aptidões próprias.  É caracterizada por um ensino não critico, respeito às capacidades dos alunos e transmissão de saberes historicamente acumulados.

  1. Tendência Liberal Tradicional

A pedagogia tradicional é caracterizada pelo autoritarismo, na qual o professor é o centro do processo de ensino e detentor de todo o conhecimento, caracterizando a relação professor-aluno como vertical. Os conteúdos historicamente acumulados são desvinculados da realidade do aluno e repassados dos saberes do educador como verdades absolutas, o que torna os educandos totalmente dependentes do professor. O método de ensino é caracterizado pela memorização mecânica, repetição exaustiva e exposição oral como forma de fixação do conhecimento, que serão devolvidos pelos alunos no momento da avaliação, nesse contexto a avaliação seria um instrumento para verificar o quanto de conhecimento ficou retido.

  1. Tendência Liberal Renovada Progressista

A pedagogia progressista trabalha com o pressuposto de que o aluno constrói seu próprio conhecimento, assim a escola deve fornecer condições necessárias a isso. O professor tem como função elaborar situações que desafiem e estimulem à aprendizagem, o que é incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situações. O aluno encontra-se mentalmente ativo e estabelece relações com novos conhecimentos a partir dos que já possui. Os conteúdos se adéquam aos interesses, ritmos e estágios de raciocínio do educando, tendo por base as experiências de vida dos alunos frente a desafios cognitivos e situações-problemas. Estando mais próximo do aluno, o professor tem uma maior visão das dificuldades e faz intervenções necessárias no processo de aprendizagem, avaliar nesse contexto seria identificar empecilhos a serem solucionados.

  1. Tendência Liberal Renovada Não-diretiva

Esse tipo de pedagogia é caracterizado pelo respeito às capacidades inatas do aluno. Atuando como formadora de atitudes, a escola preocupa-se mais com problemas psicológicos do que com os problemas sociais e pedagógicos. O professor deve ser especialista em relações humanas. O repasse de conteúdos é secundário, tendo maior enfoque na comunicação e nas relações pessoais. Marcada pela autonomia em aprender, o aluno é ativo e se encontra no centro do processo de aprendizagem, essa visa modificar suas percepções baseando-se na autorrealização e autoavaliação.

  1. Tendência Liberal Tecnicista

Foi implantada no Brasil na década de 1970, durante a Ditadura Militar, tendo como objetivo produzir indivíduos qualificados para o mercado de trabalho. As condições de repasse dos conteúdos são administradas pelo professor, que é neutro no processo. Os conteúdos estão à disposição dos interesses do mercado de trabalho e são fixados pelos alunos por processos de memorização e repetição. Para serem consideradas certas, as respostas deveriam ser transcritas dos livros didáticos. No contexto da pedagogia tecnicista o objetivo da avaliação seria de verificar o nível de produtividade dos alunos frente a objetivos pré-estabelecidos.

  1. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS

Tem caráter sociopolítico, cultural e econômico, partindo de uma analise critica das realidades sociais.

2.2.2 Tendência Progressista Libertadora

Tendo o professor como coordenador de debates e o aluno como sujeito ativo no grupo, esse tipo de pedagogia é marcada por uma relação horizontal, na qual ambos fazem parte do processo de educar. Os conteúdos são tirados da vivência do aluno, ou seja, emergem do saber popular, dessa forma os conteúdos tradicionais são considerados invasão cultural. A escola tem por objetivo formar a consciência política do aluno para atuar e transformar a realidade em que se encontra inserido. São criados grupos de discussões, debates entre outros, como forma de se alcançar uma aprendizagem significativa, valorizando a autoavaliação em termos de responsabilidade tomada com a equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com