TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia na educação

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.573 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

THÉLIO JOSÉ ARAÚJO SANTOS

RA: 1711273184

TUTOR: YURI BRASIL

Introdução

O trabalho apresentado aborda as disciplinas estudadas no 1º semestre: Língua Brasileira de Sinais, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

É uma exigência do processo avaliativo do Curso de Educação Física e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensão de novos valores.
O Grande processo de informatização que vem ocorrendo na escola e na sociedade em que o indivíduo está inserido constatou-se que são necessárias diversas ações realizadas em conjunto para que ocorra o aprendizado envolvendo a democratização do uso das tecnologias, mídias integradas ao dia-a-dia, ás práticas pedagógicas e ao incentivo e valorização da produção docente com capacitação dos profissionais para a área educacional. Neste trabalho vamos analisar a implantação dos recursos tecnológicos, o papel do professor e suas dificuldades no uso das tecnologias nos espaços escolares e não escolares. Vamos procurar descrever o papel da escola e dos órgãos não governamentais no uso destas tecnologias, e quais atitudes podem ser tomadas para que haja uma educação de qualidade integrada ao avanço tecnológico dentro e fora das escolas.

Desenvolvimento

Passo 01

Ambiente/ Sala Temática: Sala de Artes 

Usuários: crianças e adolescentes de 06 a 17 anos 

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégicas de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas para surdos  

  1.  01-TV
  2.  01- Computador
  3.  01- Projetor Multimídia
  4. 01- Ar condicionado Split
  5. 05- tablets com Softwares educativos adaptados para surdos.

Com esses recursos, será um avanço, para os alunos nas aulas de Artes, serão transmitidos vídeos educativos, como bibliografias de pintores e músicos renomados do mundo.  

Transmitir mais informações para os alunos, com a sala de aula climatizada isso vai cativar, mas os alunos a permanecerem.

Os deficientes auditivos terão recursos na educação, com a implantação de tablets com Softwares, que lhe ajudaram a em um bom desempenho em sala de aula, e no dia a dia.

Ambiente/ Sala Temática: Quadra Poliesportiva

Usuários: crianças e adolescentes

Recursos tecnológicos

Justificativa e estratégicas de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas para surdos.  

  1.  02 – Placas Eletrônicas
  2.  Quadra de borracha
  3.  01- TV com DVD
  4.  01- Esteira
  5.  Professor de libras.  

Com esses recursos os alunos terão segurança e um aproveitamento das aulas, é o caso da quadra de borracha, vai prevenir a queda dos alunos a não se machucarem. Serão colocados vídeos de aquecimentos e alongamentos para evitar sequelas aos mesmos. A esteira é utilizada para os alunos sob peso.

Melhorar o meio de vida de todos os alunos, educando com saúde.

A inclusão dos deficientes nos meio esportivos.

Nos professores vamos aplicar nas aulas, recursos voltados para deficientes, com ajuda dos Softwares.

        

Passo 02

Este espaço será especialmente destinado para a aplicação de tecnologias nas práticas educativas. Como este ambiente será de uso coletivo, todas as crianças, adolescentes, professores das diversas áreas do conhecimento e demais colaboradores terão acesso aos recursos tecnológicos disponibilizados. 
Considerando que mais de 90% da população em idade escolar necessita da inclusão digital e tecnológica, o projeto possibilitará atividades extraescolares, levando em conta que, embora as escolas possuam acesso às tecnologias, o tempo de uso pelos alunos dentro da escola é restrito devido ao grande número de alunos em relação ao número pequeno de máquinas disponíveis.
O projeto “Esperança com tecnologias para a educação” vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança, capacitando e integrando a tecnologia na sua vida e nos seus afazeres, desenvolvendo, com a ajuda da tecnologia, as competências necessárias para melhorar a qualidade de sua vida.
Não será apenas um meio de apoio, mas permitirá a realização de atividades de aprendizagem de formas diferentes as de antes. Uma educação inovadora desenvolvendo um conjunto de propostas com grandes eixos que se integram se complementam, se combinam: foco na aprendizagem, desenvolvimento da autoestima, autoconhecimento, formação do aluno empreendedor e do aluno-cidadão. Com as tecnologias poderemos organizar
atividades inovadoras, com acesso a Internet, integradas com atividades à distância e as de inserção profissional. 
Em alguns momentos, o professor pode levar seus alunos ao laboratório conectado à Internet para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio das tecnologias. Estas atividades se ampliarão a distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem conectados à Internet, continuando aprendendo juntos à distância.
A disponibilização de acesso da internet e novas tecnologias na comunidade levarão conteúdos em rede a mais pessoas, de modo versátil e flexíveis e fáceis de adaptar a diversas necessidades. Pode expandir os limites e criar interatividade fora da sala de aula dando suporte, com aprendizado formal e informal misturando lazer com educação. 
O projeto pretende beneficiar a todos: alunos, professores, comunidade e sociedade. Assim, quando preparamos os alunos para realizarem mais, também os incentivamos a enfrentar os desafios locais e globais. Isso contribui para uma força de trabalho melhor, amplia a inovação, cria oportunidades de crescimento e constrói comunidades mais fortes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com