TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da instrução de ensino

Por:   •  11/9/2015  •  Dissertação  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

Síntese do Livro: Didática (José Carlos Libâneo, 1994)

Capítulo 3 Didática: Teoria da Instrução e do Ensino

Wallace bruno Batista da Silva

Graduando em Licenciatura de Educação Física

A didática como atividade pedagógica escolar

A educação é parte essencial para a formação de uma sociedade pois é a partir da mesma que a cultura, os comportamentos e as diretrizes aceitas em determinado âmbito social são repassadas aos mais novos integrantes sociais de determinada comunidade, portanto podemos identificar a pedagogia como meio de estudo dos fins da educação para com a sociedade, já a didática pode ser entendida como uma “(...) disciplina da pedagogia que estuda o processo de ensino através dos seus componentes (...)”  (P. 52). A didática faz justamente a ligação entre os conteúdos educacionais a serem repassados e suas compatibilidades com os contextos sócias, políticos, temporais e culturais que determinada sociedade está vivenciando.

Objetivo de estudo: o processo de ensino

O processo de ensino inclui fatores como conteúdos dos programas, regulamentação do processo, os métodos entre outros. O interesse maior em estudar o processo de ensino, é que não basta apenas repassar o conhecimento para as novas gerações, não é apenas dizer o que determinada tarefa é ou não é, mas também mostrar como fazer, de modo que os alunos assimilem melhor, mais eficiente e mais eficaz os conhecimentos repassados.

Os componentes do processo didático

        “(...) Tradicionalmente se consideram como componentes da ação didática a matéria, o professor, os alunos (...)” (P. 54). Porem essa relação pode sofrer alterações quanto ao grau de influência de cada componente. O professor tem uma função definida de repassar os conhecimentos para os alunos, porém essa transmissão vai depender das condições internas dos alunos, ai entra as situações didáticas que ajustam essas mediações. Porem os componentes em si não completam o processo de ensino e aprendizagem, já que a educação tem como fim preparar o indivíduo para conviver em sociedade não só como profissional mas como membro devidamente inserido no seu contexto social, desse modo a realidade social e experiências vividas tanto pelos professores tanto pelos alunos moldam e alteram os meios como tais experiências são repassadas e são assimiladas.

“(...)O processo didático, assim desenvolve-se mediante a ação reciproca dos componentes fundamentais do ensino: os objetivos da educação e da instrução os conteúdos, o ensino, a aprendizagem, os métodos, as formas e meios de organização das condições da situação didática, a avaliação”. (P. 57).

Desenvolvimento histórico da didática e tendências pedagógicas

A didática está diretamente ligada ao ensino assim como seus respectivos nascimentos, desde o início das civilizações existem indícios de ensino e aprendizagem e é logico existiam formas disso acontecer, que podem ser consideradas como didática. A didática de uma forma mais moderna começa a existir quando os métodos de ensino deixam de ser espontâneos e passam a ser mais processuais e nivelados, buscando uma melhor forma de assimilação por meio de níveis. João Amós Comênio (1592-1670) foi um pastor protestante, e o primeiro a formular uma ideia sobre didática e escrever sobre a mesma, altamente influenciado, pelos ideias filosóficos e científicos da época que estavam em oposição as ideias do clero e da nobreza. As ideias de Comênio foram um marco, tanto pelo pioneirismo sobre o assunto tanto por declarar que todas as pessoas deveriam obter conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com