TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e historia de educação fisica

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Historia e Teoria da Educação Física

Tarefa: Atividade Portfólio

Nome: Mario Augusto Giglio Rodrigues

RA: 1174467

Turma: DGEF1501SJCC

Parecer do Tutor:

  Desde antes do ser humano se tornar um ser evoluído e pensante, ele já sentia a necessidade da caça e da fuga ou até mesmo da guerra por território. Após ter o raciocínio ele começou a querer ser cada vez mais forte e mais rápido, além de todas as danças praticadas em rituais e adorações a deuses. Após milhares de anos o ser humano passou a utilizar exercícios físicos em vários fatores, tais como, terapêuticos, de guerra, resistência, e com as primeiras danças e jogos.

Os Gregos com todos seus ensinamentos e filosofias conseguiram mesclar as atividades físicas e tinham uma filosofia interessante dita por Sócrates que é levada até hoje “na musica a simplicidade torna a alma sábia, na ginástica da saúde ao corpo”. Os Gregos contribuíram grandemente para as atividades físicas que são praticadas até hoje em dia, e viam as atividades físicas como uma forma de alcançar o belo, a perfeição que era esculpida nas estatuas de Deuses.

Os romanos por sua vez  como um povo conquistador, já se preparava para guerras e para isso usava atividades físicas voltadas a forca e agilidade, em contra ponto algumas lutas eram usadas para a alegria do povo e como uma forma de ludibriar o povo. No entanto, esses jogos ainda servem como historia de muitas lutas que são usadas hoje em dia.

Os romanos também tinham as atividades físicas aquáticas como natação por exemplo.

Na idade media as atividades físicas eram voltadas e esportes equestres já que a religião considerava o culto ao corpo como um pecado e nisso somente atividades de cavaleiros eram permitidas.

Com a Renascença as atividades físicas voltaram com toda força com o surgimento dos jogos olímpicos modernos que deram origem a muitos esportes usados como base em muitas aulas de educação física nas escolas do infantil ao adolescente.

As práticas de atividades físicas foram e continuam a ser uma dasmais importantes constantes do comportamento humano. 

As aulas de educação física foram fortemente influenciadas por todos os acontecimentos históricos,pois com eles, a parte teórica e a parte prática passaram por uma grande evolução em toda a história, desde que o homem se colocou em pé ele corre, salta arremessa, empurra, puxa, dança, luta.

Esse conhecimento influencia os professores atuais na montagem das aulas porque todo conhecimento adquirido é valido e para entender o conceito do que é a educação física se faz necessário conhecer a influência e os estudos que distintas civilizações tiveram sobre as atividades físicas e assim aplica-los  da melhor maneira nas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (293 Kb)   docx (256.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com