TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção de nota bimestral, da disciplina Ritmo e Dança, do curso Educação Física Bacharelado.

Por:   •  8/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.810 Palavras (8 Páginas)  •  6.113 Visualizações

Página 1 de 8

FACSUL

FLAVIO LEMES SANTOS

RUDOLF VON LABAN

Campo Grande MS

2018

FLAVIO LEMES SANTOS

RUDOLF VON LABAN

Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção de nota bimestral, da disciplina Ritmo e Dança, do curso Educação Física Bacharelado.

Professora: Thais Marques.

Campo Grande MS

2018

RESUMO

O presente trabalho surgiu a partir da hipótese de que a compreensão de análise do movimento humano proposta por Rudolf Laban aliada à dança poderia favorecer positivamente na prática terapêutica. Os conteúdos aqui apresentados são resultantes de pesquisas teóricas e empíricas sobre sistema labaniano, dança e educação somática. O entrelaçamento desses saberes culminou nessa proposta, que pode expor ao meio psi-corporal os conhecimentos sobre fatores de movimento propostos por Laban (Espaço, Tempo, Peso e Fluência) e seus elementos, os quais são considerados por ele a base da expressividade; podendo então colaborar para a maior capacitação da leitura do movimento. Esse estudo ao mesmo tempo em que amplia as capacidades perceptivas do terapeuta para leitura do movimento cotidiano, também cria condições que os encorajam a integrar a dança como instrumento terapêutico no setting, visto que tanto movimento cotidiano quanto a dança são regidos pelas mesmas leis.

Palavras chave: Dança, Educação Somática, Práticas Terapêuticas.

ABSTRACT

The present work arose from the hypothesis that the understanding of human movement analysis proposed by Rudolf Laban allied to dance could favor positively in the therapeutic practice. The contents presented here are the result of theoretical and empirical research on the Labanian system, dance and somatic education. The interweaving of these knowledge culminated in this proposal, which can expose to the psi-corporal environment the knowledge about movement factors proposed by Laban (Space, Time, Weight and Fluency) and its elements, which are considered by him as the basis of expressiveness; being able to collaborate to the greater capacity of the reading of the movement. This study, while expanding the therapist's perceptual abilities to read the everyday movement, also creates conditions that encourage them to integrate dance as a therapeutic instrument in the setting, since both daily movement and dance are governed by the same laws.

Keywords: Dance, Somatic Education, Therapeutic Practices.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

2. DANÇA        7

3. GESTOS        8

4. ANÁLISE DO MOVIMENTO SEGUNDO RUDOLF LABAN        9

5. MÚSICA        10

6. CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12



1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar conceitos amplamente empregados nas áreas da dança, artes corporais e educação somática, os quais  serão de grande valia a nós, visto que facilitam a leitura do movimento humano. Esse texto procura ainda, a partir de algumas sugestões, estimular o aplicação da dança como uma ferramenta dentro da prática terapêutica, sem com isso destituí-la de seu propósito primeiro que é o fazer artístico. Apresentarei princípios fundamentais do movimento humano à partida perspectiva de Rudolf Von Laban (1879-1958).

Laban nasceu na Bratislava, capital da Eslováquia, atuou como dançarino, professor e coreógrafo pioneiro da dança moderna alemã. Suas outras habilidades enquanto artista plástico, desenhista e arquiteto, somados à sua experiência em dança e ao seu interesse pessoal pelos princípios que regiam a expressividade humana, contribuíram para a produção de um de seus maiores legados: a abordagem de observação e análise do movimento humano.  Em 1926 o sistema educacional de Laban começou a ser organizado para publicação, e o processo de implementação pedagógica pôde se desenvolver.


2. DANÇA

A dança é uma das formas mais antigas de expressão, uma vez que, mesmo antes da aprendizagem da linguagem oral, o homem já realizava movimentos e danças com diversas funcionalidades. Esse primitivismo da dança pode ser certificado por meio de pinturas rupestres de figuras humanas dançando.

Desenvolvimento das primeiras sacudidelas do corpo característicos da primeira infância, até o domínio estilizado de movimento, usado pelo adolescente, pode ser comparado ao desenvolvimento das danças primitivas até às dos tempos modernos. (LABAN, 1978, p. 210). Mas é também essa verticalização extrema, o desafiar da gravidade e o exagero desse afastamento em relação à terra, que deu origem, no início do século XX, à dança moderna que previa maior flexibilidade do tronco e trabalho no chão, com os pés descalços.

Desenvolvimento das primeiras sacudidelas do corpo característicos da primeira infância, até o domínio estilizado de movimento, usado pelo adolescente, pode ser comparado ao desenvolvimento das danças primitivas até às dos tempos modernos. (LABAN, 1978, p. 210).

Contudo, ainda não satisfeita, a linguagem passa por mais uma fase que veio como uma espécie de adolescência: um movimento contestador, reflexivo e interventivo, intitulado dança pós-moderna (a partir da segunda metade do século XX), que visava maior liberdade e atuação em espaços alternativos.

Se o Balllet havia envolvido os pés em sapatilhas de seda, escondendo a superfície do corpo e sua força de trabalho, e se a dança moderna desnudou, assegurando o contato com a terra, carregada de energia e vitalidade, a 'musa' do pós-modernismo adotou o tênis para simbolizar o nada. (WOSNIAK, 2006, p. 49).

3. GESTOS

“Gestos são ações das extremidades, que não envolvem nem transferência nem suporte de peso” (LABAN, 1978, p. 60). Sobretudo, um gesto pode se dar na direção, para longe ou ao redor do corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com