TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado para Obtenção de nota na Disciplina de Empreendendorismo

Por:   •  24/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

MÔNICA GONÇALVES PETRY

VAREJISTAS AUMENTAM O PREÇO DE PRODUTOS NA BLACK FRIDAY

SALVADOR

2023

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

MÔNICA GONÇALVES PETRY

VAREJISTAS AUMENTAM O PREÇO DE PRODUTOS NA BLACK FRIDAY

Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina de Empreendendorismo

SALVADOR

2023

Varejistas aumentam o preço de produtos na Black Friday 

Se você é empreendedor, lembre-se de que todos avaliarão se o seu discurso está alinhado à prática empresarial. Coerência é a chave para a construção da confiança com o cliente e, uma vez perdida, dificilmente será recuperada. 

A Black Friday é uma ação comercial feita com o objetivo de impulsionar as vendas de produtos, com a oferta de várias promoções e descontos. O indicativo dessa ação é o feriado de ação de graças dos EUA, que ocorre sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro, sendo o dia seguinte (sexta-feira) o dia da Black Friday, momento em que os consumidores vão às ruas para aproveitar os preços. No Brasil, a Black Friday ganhou força em 2012, sendo um dia de ótimas vendas para todo o comércio. Porém, nem tudo são flores na Black Friday, pois muitas empresas aumentam seus preços abusivamente antes dessa data para, depois, tentar passar a falsa impressão de oferta de descontos.  

Em 2020, a JBL aumentou mais de 600 produtos em quase 60%; a Americanas aumentou o preço de milhares de produtos em 40%; e a Asus aumentou mais de 200 produtos em mais de 70%. Vale ressaltar que tais preços não são cobrados pelos fabricantes, mas sim pelas lojas varejistas.

  1. Na qualidade de empreendedor, você acha válida essa estratégia para aumentar as vendas? Você consideraria essas práticas antiéticas?  
  2. Você adotaria quais outras práticas para atrair e reter seus clientes? 
  3. Quais os impactos dessas ações dos varejistas na credibilidade da marca?  
  4. Mesmo sendo empresas grandes e com estrutura estratégica definida, por que tais práticas ainda são utilizadas? 

Procedimentos para elaboração:

  • Trabalho salvo em formato PDF. 
  • Formato ABNT. 
  • Capa. 
  • De duas a três páginas de conteúdo. 
  • Referências no final.

Resposta 1

 Ao compreender a ética como um conjunto de princípios e valores humanos, corroborados por normas, regras, leis  acordados pela sociedade  para gerir as relações humanas e tornar a convivência possível por meio de ações transparentes, vislumbra-se que tais preceitos devem estar presentas em todas as relações inclusive, as comerciais, Na qualidade de empreendedor utilizar de prática não transparentes e que eticamente são duvidosas prejudicam a credibilidade do negócio, pois além da imoralidade tais práticas podem ser consideradas abusivas e ilegais. Tendo vista que hoje o consumidor tem um amplo acesso a plataformas virtuais de compras e assim informações mais amplas sobre preço e qualidade de produtos, pois ferramentas de avaliação quanto aos critérios de qualidade e preço são amplamente utilizadas pelas plataformas digitas, tentar enganar o consumidor com promoções falsas além de uma atitude antiética é uma prática pouco inteligente, uma vez que hoje o consumidor não se deixa ludibriar tão fácil.

Reposta 2.

Em uma Black Friday, a oferta enganosa não é melhor prática para permanecer no negócio e angariar mais clientes, pois traz efemeridade para o negócio comercial, já que¸ poderão o somente lucro pontual. Outras práticas mais transparentes e inteligentes devem ser adotadas, tais como:

  1. Oferecendo descontos reais e especiais.

Para que o empreendedor ofereça esses descontos é preciso que ele analise a saúde financeira de sua empresa, pois a meta é auferir lucros. Não adianta oferecer desconto e depois não ter margem de lucro, ou pior, ficar com saldo insuficiente. Assim um estudo de mercado e dos preços reais do produto é cabível nesse momento.

  1. Trabalhe com artigo temático que tornam próxima a black Friday e datas comemorativas

A Black Friday é no final de novembro próximo a dezembro, mês Natalino, cabe ao empreendedor bolar táticas como abordar o tema natalino para oferecer seu produto e chamar atenção dos clientes para os presentes de Natal e festas de final de ano.

  1. Elabore táticas de urgência

Nesse sentido você pode fazer ofertas por tempo limitado, de acordo com seu estoque, fazer propagandas quanto a isso, por exemplo, utilizando promoções relâmpagos, q        eu duram por horas.

  1. Utilize a rede social

Hoje todas as pessoas interagem e se informam pela plataforma eletrônica, especialmente pelas redes sociais. Empreendedores de pequeno e grande porte acabam tendo vantagens quando não só oferecem seus produtos pela plataforma, como também anunciam as promoções.

E) ofereça seus produtos também pela internet

Muitas pessoas para evitar multidões que sempre acontecem na black Friday preferem aproveitar as ofertas pelos sites e plataforma de anúncios virtuais.

D) Tenha uma equipe de suporte competente

Justamente para não pegarem filas e evitar as multidões, as pessoas se utilizam do e-comerce, assim os empreendedores precisam ter uma equipe de suporte preparada para entrega rápida e imediata na loja, se não a tática de oferecer conforto para cliente por meio da plataforma virtual acaba sendo inócua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (195.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com