TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em Grupo Unopar Segundo Semestre

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  1.418 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 5

2.1.1 Concepções presentes no projeto político pedagógico 5

2.1.1.1 Organização do planejamento docente 6

2.1.1.2 Avaliação utilizada pela escola 6

2.1.1.3 A diversidade no contexto escolar 6

2.2 FUNÇÕES DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 7

2.2.1 Quando utilizar o Projeto Político Pedagógico na escola 7

2.2.1.1 Organização e Realimentação do Projeto Político Pedagógico 7

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se prestarmos atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:

• É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

• É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

• É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:

• Missão

• Clientela

• Dados sobre a aprendizagem

• Relação com as famílias

• Recursos

• Diretrizes pedagógicas

• Plano de ação

Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de uma escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, devem-se mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo. O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazo.

2 DESENVOLVIMENTO

O Projeto Político Pedagógico, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizando trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.

Buscar uma nova organização para a escola constitui uma ousadia para os educadores, pais, alunos e funcionários.

O ponto de vista que interessa reforçar é que a escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo e na ótica do poder centralizador que dita s normas e exerce o controle técnico burocrático.

2.1 O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

2.1.1 Concepções presentes no projeto político pedagógico

O homem cidadão é um ser sujeito de suas relações que dá condições de construir sua existência, buscando na escola a base do saber cientifico para sua formação integral. Sendo que a escola oportunizará a formação do homem cidadão como um ser que poderá desenvolver as seguintes características: um ser crítico, reflexivo, participativo, fraterno, pesquisador.

Educação é um processo de socialização de conhecimentos específicos, historicamente produzidos, veiculados de forma democrática e critica, privilegiando a vivencia e a elaboração de um novo conhecimento como base para a superação do individual a fim de proporcionar a compreensão da totalidade.

A função da escola é duplamente complementar entre o pedagógico e o social. O pedagógico visa dar condições para desenvolver o homem integro considerado como sujeito da história. A função social da escola busca instrumentar os educandos para que os mesmo se apropriem do saber acumulado e desta forma possam produzir um novo saber capaz de transformar as relações sociais do qual ele é partícipe.

Educadores e educandos são considerados sujeitos da educação, com igualdade de valores e interesses, dialogam e desenvolvimento da consciência crítica.

Adequar à transmissão do conhecimento á vivencia dos educandos, através de diagnósticos, adotando práticas pedagógicas de modo a tornar os conteúdos significativos.

2.1.1.1 Organização do planejamento docente

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para propagar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com