TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Cinesiologia e Biomecanica Claretiano

Por:   •  26/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 7

BRUNO GUSTAVO BERNARDES

RA: 1128770

ATIVIDADE NO PORTIFÓLIO DA 4° UNIDADE DE CINESIOLOGIA E BIOMECANICA

Trabalho apresentado ao centro Universitário Claretiano de Batatais para a Disciplina de Cinesiologia e Biomecânica, ministrado pelo tutor: Cesar Augusto Bueno Zanella.

Centro Universitário Claretiano

BATATAIS

2015

25) Defina limite elástico e limite plástico.

O limite elástico, também denominado limite de elasticidade e limite de fluência, é a tensão máxima que um material elástico pode suportar sem sofrer deformações permanentes. Se aplicam tensões superiores a este limite, o material experimenta deformações permanentes e não recupera sua forma original ao retirar as cargas. Em geral, um material submetido a tensões inferiores a seu limite de elasticidade é deformado temporariamente de acordo com a lei de Hooke.

Os materiais submetidos a tensões superiores a seu limite de elasticidade tem um comportamento plástico. Se as tensões exercidas continuam aumentando o material alcança seu ponto de fratura. O limite elástico marca, portanto, a passagem do campo elástico à zona de fluência. Mais formalmente, isto comporta que em uma situação de tensão uniaxial, o limite elástico é a tensão admissível a partir da qual se entra na superfície de fluência do material.

26) O que define um material como dúctil ou frágil?

Os materiais         ou tecidos chamados de dúctil são aqueles em que, entre a fase de escoamento e a de tensão máxima, há uma pequena área de deformação. Já o material é considerado frágil quando, entre a fase de escoamento e o rompimento, há uma grande área de deformação, ou seja, o material tem mais componente elástico (WHITING; ZERNICKE, 2001).

27) O osso pode estar sujeito a quais formas de carga?

Os materiais ou tecidos ainda possuem a característica de se comportar de maneiras diferentes conforme a forma como a carga é aplicada, como ocorre, por exemplo, com os ossos, que são anisotrópicos,         pois respondem de maneiras diferentes a cargas de maneira longitudinal (suportam mais cargas) ou a cargas impostas de maneira transversal (suportam menos cargas), e, ainda respondem de maneira diferente se a carga for aplicada de maneira rápida (suportam mais) ou se for         aplicada de maneira lenta (suportam menos, ou seja, rompem-se com menor carga).

28) Como o osso se comporta considerando-se a atividade e a imobilização?

Os ossos parecem tecidos que podem ser submetidos a esforços, mas, ao mesmo tempo, apresentam-nos uma face frágil, de um material homogêneo, quebradiço, e pode nos trazer a mente uma imagem de tecido morto, um pedaço de mineral seco e frágil. O osso sofre mudanças e alterações durante a vida inteira, e certos fatores como atividade física, imobilização e mudanças na dieta podem afetar profundamente a qualidade e quantidade de tecidos conjuntivos responsáveis pela capacidade de suportar cargas do osso (HALL, 2000).

29) Quais as funções biomecânicas da cartilagem? A cartilagem pode estar sujeita a quais formas de carga?

A cartilagem possui duas funções importantes: distribuir as cargas nas articulações, evitando desequilíbrio de forcas e contato entre qualquer parte dos ossos, e facilitar o movimento, com atrito e desgaste mínimos, reduzindo em cerca de 50% ou mais estresse máximo de contato. Pela sua lubrificação, proporciona ótima diminuição do atrito (HALL, 2000).

A aplicação e retirada cíclica de cargas permitem um fluxo dinâmico que nutre e que elimina produtos de desgaste. Portanto, cargas suportáveis são benéficas para a matriz e saúde das células, porem, se as cargas forem excessivas, podem ser destrutivas para os condrócitos (WHITHING; ZERNICKE, 2001; HAMILL; KNUTZEN, 2012).

 

30) Quais as funções biomecânicas do tendão e do ligamento?

Alguns tecidos possuem uma organização regular, na qual as fibras colágenas correm em feixes paralelos. Estes incluem os tendões, os ligamentos e as aponeuroses. Em todos eles, o tecido é constituído, principalmente, por fibras e componentes, da matriz extracelular. A principal célula nesses tecidos é o fibroblasto, que possui uma grande capacidade de suportar forca, mas é capaz de resistir à tração somente em uma única direção, ou seja, paralela a linda de suas fibras.

31) Diferencie fibras nervosas mielínicas de fibras nervosas amielínicas. Qual a importância da bainha de mielina na transmissão do impulso nervoso?

As células de Schwann encontram-se justapostas aos axônios. Quando a bainha lipídica, esta presente, a fibra é denominada de “mielínica”, quando não, “amielinica”. Na maioria dos nervos, as fibras nervosas tem diâmetro maior que 2um e possuem bainha de mielina; já as fibras com menos de 1um não possuem essa bainha lipídica e são denominadas “amielinica” (CARPENTER, 1991; MOORE,1992).

Uma das características mais notáveis da biomecânica do sistema nervoso é a mobilidade que possui. Sua mobilidade é tal que pode agir dependente ou independentemente das estruturas que cruza, ou seja, as interfaces mecânicas. Uma interface mecânica pode ser definida como aquele tecido ou material adjacente ao sistema nervoso que pode se mover independentemente do sistema. A introdução de um fluido tal como edema ou sangue ao redor do sistema nervoso poderia gerar uma interface patológica (BUTLER; COPPIETERS, 2005).

32) Explique como o comprimento muscular influencia a tensão muscular.

A força ou tensão que um musculo exerce varia com o comprimento ao qual é mantido quando estimulado. Tensão máxima é produzida quando a fibra muscular se encontra no seu estado de repouso. Se a fibra muscular encontra-se encurtada, a diminuição da tensão diminui lentamente no principio e, em seguida, rapidamente. Se a fibra muscular é alongada além do comprimento de repouso, a tensão progressivamente diminui.

33) Explique a relação carga-velocidade durante a contração muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com