TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WEBAULA 1 Unidade 1 – Educação Física Escolar e Saúde

Por:   •  26/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.461 Palavras (10 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 10

Visão geral

[pic 1]

Apresentação da disciplina:

Olá, seja bem-vindo à disciplina Atividade Física e Saúde, que abordará os conceitos de atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, bem como suas relações para um estilo de vida ativo. Também teremos a oportunidade de estudar e discutir sobre as doenças que podem ocorrer em decorrência da inatividade física. A Educação Física escolar, cumprindo um papel fundamental para uma sociedade saudável, encontra aqui o embasamento desses conteúdos que poderão ser utilizados em todos os momentos e durante toda a vida. 

[pic 2]

 

Objetivos:

• Compreender os conceitos atividade física, exercício físico e aptidão física.
• Reconhecer os desfechos na adoção de um estilo de vida saudável, assim como dos comportamentos de risco.
• Conhecer as doenças que são relacionadas ao estilo de vida inativo. 
• Compreender a maneira pela qual a Educação Física escolar e o estilo de vida ativo contribuem para a saúde e o bem-estar.

[pic 3]

Conteúdo Programático:

1. Conceitos e Definições

1.1 Atividade física.
1.2 Exercício físico.
1.3 Esporte.

2. Aptidão Física

2.1 Saúde.
2.2 Estilo de vida e saúde.
2.3 Componentes da aptidão física.

3. Conclusão

[pic 4]

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Teleaulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Webaulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento e reflexão, atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (autoestudo), além do Material Impresso por disciplina.

[pic 5]

 

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende assistir à teleaula, participação no Fórum, produção de texto/trabalho no Portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, teleaula e webaula da disciplina.

[pic 6]

Habilidades e competências

Espera-se que por meio das unidades de ensino você possa conhecer e compreender os conceitos referentes à atividade física e saúde, além de reconhecer os determinantes da relação saúde e doença, através da análise e interpretação de aspectos históricos e da reflexão dos conteúdos da Educação Física, na perspectiva da construção do cidadão saudável.

WEBAULA 1 

Unidade 1 – Educação Física Escolar e Saúde

 

Olá, meu nome é Raymundo Pires Junior, sou formado em Educação Física e mestre na área de Atividade Física na Promoção da Saúde. Minha atuação no campo profissional passa pela escola, prescrição e orientação de exercício físico e basquetebol.

Convido você a participar dessa webaula que abordará um tema dos mais importantes. A relação entre atividade física, exercício físico e saúde é recorrente na sociedade e nas mídias, e o entendimento deste conteúdo é requisito fundamental para profissionais das áreas que têm por finalidade a promoção da saúde.

Esta disciplina tem por objetivo levar o aluno a entender e compreender os assuntos relacionados à aptidão física, atividade física e saúde, contribuindo para a autonomia dos profissionais da Educação Física escolar no sentido de colaborar com o bem-estar dos alunos durante as fases escolares, assim como ao longo da vida. 
Então vamos lá!

 

1. Conceitos e Definições

Inicialmente, para abordarmos os assuntos relacionados à atividade física e saúde, o entendimento dos conceitos e definições de termos que formam a base da área é imprescindível. Esses conceitos são aqueles que irão nortear as ações que se tornarão prática comum não apenas no meio escolar.


1.1.Atividade Física

Com o desenvolvimento da área após o período da II Guerra Mundial, até por volta do início dos anos 1960, vários pesquisadores procuraram definir conceitos para o melhor delineamento das diversas formas de atuação na área da Educação Física. Até esse período as manifestações sociais relacionadas ao movimento humano se confundiam em vários segmentos, como na escola, esporte, lazer, entre outros.

Assim, Caspersen e colaboradores, em 1985, através de uma publicação das mais citadas até os dias de hoje, definiram atividade física e exercício físico.

 

Figura 1.1 - Atividade física e saúde

[pic 7]

Fonte: http://www.professorcortez.com.br/category/treinamento/page/2/

Acesso em: 15 abr. 2015.

 

LINK

Acesse o 
link e saiba um pouco mais a respeito das definições e conceitos abordados nessa webaula.

[pic 8]

[pic 9]

Podemos perceber a partir dessa definição que o gasto energético ocupa papel fundamental. Assim, ações ou formas de movimentos realizados pelo ser humano em qualquer faixa etária são determinantes para identificar a quantidade dessas ações e, consequentemente, o nível de atividade física de cada indivíduo. O mundo é marcado atualmente pelos avanços tecnológicos, como carros, elevadores, máquinas e equipamentos de todas as formas. Todos esses itens facilitam nossa vida no dia a dia, mas acabam por promover baixo gasto energético. Isso tem contribuído para que os indivíduos sejam pouco ativos fisicamente, diferentemente do que ocorria antigamente, quando o homem dependia de trabalho braçal e de movimento de todas as formas não só para sobreviver, mas também para se divertir. A partir desse quadro, a identificação dos segmentos da nossa vida em que ocorre gasto energético torna-se fundamental para a obtenção de hábitos saudáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (620.6 Kb)   docx (739.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com