TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALIMENTAÇÃO E ENVELHECIMENTO

Por:   •  20/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 5

CUIDADOS COM A PESSOA IDOSA

ALIMENTAÇÃO E ENVELHECIMENTO

Quanto à alimentação do idoso é necessário que o cuidador tenha paciência, seguindo os horários estabelecidos, num ambiente tranquilo. A pessoa cuidada deve estar sentada, de forma confortável e, caso não consiga se alimentar sozinha, o cuidador deve ajudar e estimular. É importante manter uma alimentação equilibrada, variando os alimentos. Oferecer líquidos nos intervalos das refeições. É importante estar atento, caso haja diminuição ou desinteresse do idoso em se alimentar, investigando a causa e comunicando à família.

ENVELHECIMENTO E SAÚDE MENTAL

A velhice pode ser entendida como um processo pessoal, natural e inevitável para qualquer ser humano. Quando se associa a doença com a incapacidade, gera imagens negativas, dependendo da relação da pessoa com o seu processo de envelhecimento. O desempenho físico e social do idoso depende da integridade de suas funções cognitivas.

SEXUALIDADE DO IDOSO

Trata-se da interação harmoniosa da genitalidade, a afetividade e da relação interpessoal, não se limita aos impulsos sexuais ou ato sexual. É importante evitar riscos utilizando o preservativo nas relações sexuais, já que as doenças sexualmente transmissíveis vêm aumentando nos idosos.

INCONTINÊNCIA UNIRINÁRIA

É a perda incontrolável da urina, ocorrendo em maior proporção nos idosos. Muitos sentem constrangimento, preferindo esconder, afetando sua qualidade de vida.

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Com o envelhecimento, aumenta a probabilidade de ocorrência de doenças crônicas, por isso, as pessoas idosas em geral fazem uso de muitos medicamentos e tendem a ficar mais sonolentas e apresentam maior possibilidade de ficar confusas ao tomar drogas ansiolíticas ou indutores do sono. Não tomar um medicamento ou tomá-lo em doses erradas, pode causar problemas, portanto o cuidador deve estar atento e comunicar à família qualquer alteração.

ASPECTOS DA FINITUDE

Alguns idosos entendem o envelhecimento como processo natural e outros não acreditam estar velhos. A morte, às vezes, é desejada por alguns, quando correlacionada em muitos momentos com a institucionalização. Conviver em uma instituição desencadeia os sentimentos de solidão, frustação e abandono. Sendo assim, há necessidade de assistência contínua de um familiar e profissional de saúde.

LIMITAÇÕES FÍSICAS

Quando o idoso anda, mesmo com dificuldade, o cuidador deve estimular e apoiar a pessoa a fazer caminhadas, pois auxilia na circulação sanguínea e no funcionamento das articulações, entre outros benefícios. No caso de ser acamado, ter cuidado ao retirar o idoso da cama, transportá-lo para uma cadeira, se houver necessidade, como também, sentá-lo na cama usando técnicas para favorecê-lo, evitando assim, deixá-lo desconfortável, e auxiliando-o, sempre que necessário.

SAÚDE BUCAL DO IDOSO

A higiene oral é um hábito saudável que deve ser mantido ao longo de toda a vida. A higiene oral deve ser feita após cada refeição ou no mínimo de três vezes dia. A língua também precisa ser escovada para remoção de sujidades, devendo ser observado possível presença de lesões na cavidade oral. Verificar, também, se o idoso faz uso de prótese dentária, devendo ser higienizada, quando necessário.

HIGIENE – DO CUIDADOR E IDOSO

A apresentação deve ser com vestimenta e calçados adequados, cabelo preso e unhas aparadas. A higiene das mãos deve ser feita e o uso de luvas sempre que necessário. Quanto aos idosos, quando lúcidos, fazem sua própria higiene e o cuidador precisará observar se está sendo feita da forma correta, sempre oferecendo ajuda para evitar acidentes. Em relação ao banho no leito pode ser parcial ou completo dependendo do estado geral do paciente. É necessário manter a pele hidrata e todo o corpo deve ser observado para permitir ao idoso bem estar. Dê a ele a oportunidade de optar pelo tipo de vestuário, as cores que mais lhe agradam e que seja bastante confortável.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES E QUEDAS

As transformações fisiológicas, como perda muscular, diminuição da visão e audição, ausência de iluminação adequada, pisos escorregadios, tapetes, objetos no chão, e ouros, devem ser observados e retirados, para prevenir acidentes e possíveis quedas. Deve-se evitar o uso de chinelos, pois eles facilitam as quedas. De preferência, os calçados devem ser providos por solados antiderrapantes.

PREVENÇÃO DE MAUS TRATOS E AO TRABALHO INFANTIL

Consiste na exposição de perigo da vida ou da saúde de pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com