TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANOREXIA E BULIMIA NERVOSA

Por:   •  22/8/2019  •  Seminário  •  3.613 Palavras (15 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO DE ESTUDO FUNDAÇÃO SÃO LUCAS

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

ANTÔNIA ILCIMAR ALVES DE LIMA SENA

CARLEANE DA ROCHA PEREIRA

DANIELY COSTA FRANÇA SANTOS

DAISY LUCY SANTOS OLIVEIRA

ELIELMA FERREIRA SANTANA

LAÍS FERNANDA DE JESUS

MARIZA DE OLIVEIRA DOS SANTOS ANDRADE

ANOREXIA E BULIMIA NERVOSA

ARACAJU

2019

ANTÔNIA ILCIMAR ALVES DE LIMA SENA

CARLEANE DA ROCHA PEREIRA

DANIELY COSTA FRANÇA SANTOS

DAISY LUCY SANTOS OLIVEIRA

ELIELMA FERREIRA SANTANA

LAÍS FERNANDA DE JESUS

MARIZA DE OLIVEIRA DOS SANTOS ANDRADE

ANOREXIA E BULIMIA NERVOSA

Trabalho apresentado com o objetivo de obter anota da segunda avaliação no Centro de Estudos Fundação São Lucas no Curso Técnico em Enfermagem.

Profª Luciana Narjara

ARACAJU

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        ANOREXIA: O QUE É?        5

2.        BULIMIA: O QUE É?        6

3.        SINAIS E SINTOMAS        7

4.        FATORES DE RISCO        8

5.        DIAGNÓSTICO        9

6.        TRATAMENTO        9

7.        PREVENÇÃO        11

CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13

INTRODUÇÃO

Transtorno alimentar pode ser definido por padrões de comportamentos alimentares preocupantes que afetam de forma negativamente a saúde física ou mental do indivíduo. Esses transtornos são causados por um conjunto de fatores genéticos, psicológicos e temperamentais que são engatilhados por fatores de estresse no ambiente em seu convívio social. Em nosso dia a dia nos deparamos com inúmeras propagandas, anúncios que estão espalhados por todos os lados nas lojas, nos outdoors, nos comerciais de televisão e campanhas. Em boa parte dessas publicações, alguns anúncios saltam os olhos. 

Vemos, o tempo todo, propagandas que expõe a busca pelo corpo perfeito. Cartazes chamativos onde podemos ver mulheres com um físico definido, barriga tanquinho e curvas invejáveis. São exibidas novas dietas que prometem fazer milagres em apenas duas três semanas, novos métodos de perder peso e alcançar o corpo ideal em pouco tempo, porém são apenas armadilhas. Para a conquista de um corpo saudável, é necessário acompanhamento de profissionais da saúde que vão indicar a prática de exercícios mais adequada, bem como a dieta correta.

A mídia, as revistas e sites de moda estão sempre colocando em destaques lindas modelos em suas campanhas publicitárias. Altas e magras é assim que aparece as top models que vemos nos anúncios. A grande maioria das meninas com idades entre os 12 e 19 anos olham esses anúncios, vêem nessas pessoas que estão envolvidas no meio midiático, modelos a serem seguidos. Padrões de beleza e de corpo que são desejados por jovens do mundo todo. É a busca de se encaixar num padrão estético, de corpo ideal que a sociedade nos apresenta, a baixa autoestima e muitas vezes uma imagem de si mesmo completamente distorcida que acabam fazendo com que muitos adolescentes e jovens optem por práticas extremas que acabam por ocasionar, em alguns casos, a morte.

Dentre os transtornos alimentares mais conhecidos, destacamos a anorexia e a bulimia. Duas doenças extremamente perigosas que tem atingido cada vez mais adolescentes e jovens ao redor do mundo. Distúrbios que muitas vezes não são percebidos pela família, pelos amigos e ente queridos, às vezes, nem mesmo o próprio paciente consegue enxergar que é anoréxico ou bulímico.

  1. ANOREXIA: O QUE É?

A anorexia é um distúrbio alimentar caracterizado pela perda anormal do peso. O anorexico submete-se a práticas de dietas extremamente rígidas e com temor de ganhar peso fazem restrições alimentares numa busca descontrolada pela magreza. De acordo com os psicólogos clínicos, Cristiano Nabuco de Abreu e Raphael Cangelli Filho (2004), o primeiro autor a indicar a distorção de imagem corporal e um distúrbio foi Brunch entre os anos de 1960 e 1970.  

A anorexia nervosa é um distúrbio de imagem, no qual o paciente não consegue aceitar seu corpo da forma como ele é, ou tem a impressão de que está acima do peso em níveis acima da realidade. Isso pode levar a um quadro de ansiedade, que faz a pessoa buscar maneiras bruscas de perder peso de maneira rápida. A causa exata da anorexia ainda é desconhecida, mas acredita-se que fatores biológicos, psicológicos e até ambientais estejam envolvidos nas causas possíveis para o desenvolvimento desta doença.

Os anoréxicos utilizam a redução de peso como uma forma de conseguir melhorar a sua aparência, já que vêem sua imagem totalmente distorcida. Passam por uma extrema restrição alimentar com a redução drástica de determinada quantidade de comida e de certos tipos e grupos de alimentos como gorduras e carboidratos, por exemplo. Ficam obcecados pela contagem calórica dos alimentos, pulam refeições e passam a viver em função de regras neuróticas, além de praticarem exercícios de maneira extrema e excessiva.

Bailarinas, atletas, modelos e atrizes são indivíduos que possuem uma predisposição para a prática da anorexia ou bulimia por serem pressionados a todo tempo para se manterem em forma. Há uma preocupação constante sobre se manterem no peso corporal ideal e melhorarem a condição física e consequentemente as performances nas competições e espetáculos. Muitos adolescentes e jovens que se encontram sofrendo com esta doença possuem dificuldades em aceitar que estão doentes e relutam em fazer qualquer tipo de tratamento alegando que estão com a saúde perfeita. Porém, passam horas se martirizando e atormentados pela buscar de um corpo perfeito, que agradem os demais. Comentários de familiares, amigos da escola, das redes sociais e muitas propagandas que nos circulam e são propagadas nos diversos meios midiáticos acabam por influenciar na criação e reforço de alguns estereótipos relacionados ao padrão de beleza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (297.6 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com