TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ASSISTÊNCIA REALIZADA POR ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA À MULHER NO CLIMATÉRIO

Por:   •  15/4/2021  •  Artigo  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 14

A ASSISTÊNCIA REALIZADA POR ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA À MULHER NO CLIMATÉRIO

A ENFERMERAS DE CUIDADO DE ENFERMERIA CELEBRADA EN LA ESTRATEGIA DE SALUD DE LA FAMILIA DE LA MUJER EN CLIMATERIO

A NURSING CARE NURSES HELD IN THE FAMILY HEALTH STRATEGY FOR WOMAN IN CLIMACTERIC

Andréia dos Santos Reis1; Rozaneide Costa Nabiça2; Waldirene Santos Fonseca3

1. Acadêmica do 10º semestre do Curso de Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade Estácio Seama.

2. Acadêmica do 10º semestre do Curso de Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade Estácio Seama.

3. Professora orientadora, Especialista em Terapia Intensiva da Faculdade Estácio Seama.

RESUMO

O presente estudo trata objetivamente de investigar a assistência prestada pelo enfermeiro da Estratégia Saúde da Família (ESF) à mulher no climatério no Município de Macapá, buscando descrever as ações dos enfermeiros da ESF voltadas ao atendimento desta mulher e identificar a existência das dificuldades durante as consultas. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, cujo universo populacional é de 84 (oitenta e quatro)enfermeiros que trabalham na Estratégia Saúde da Família (ESF), segundo dados da Coordenação Municipal da Estratégia Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde do município de Macapá. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com aplicação de questionário, que continha perguntas objetivas e subjetivas, aos enfermeiros nas 20 (vinte) Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Macapá. Os dados foram analisados a partir das organizações das informações, leitura, exploração dos materiais, escolhas de categorias e descrição dos resultados. Após a análise dos depoimentos, constatamos que os enfermeiros sentem dificuldades em atender as mulheres climatéricas, porém buscam sempre aprimoramento e capacitação nesse atendimento com o intuito de melhorar a qualidade de vida dessas mulheres.

RESUMEN

Este estudio trata de investigar objetivamente laatención proporcionada por enfermeras de laEstrategiaSalud de laFamilia (ESF) para lasmujeresenlamenopausiaenlaciudad de Macapá, tratando de describirlasacciones de losenfermeros dirigidas a cumplircon esta mujer y determinar laexistencia de dificultades durante las consultas. Se trata de unestudiodescriptivoconun enfoque cualitativocuyapoblaciónmuestrafueron 84 enfermeras que trabajanenlaEstrategia de Salud de laFamilia (ESF), de acuerdoconlaCoordinación Municipal de Salud de laFamilia, laciudad de Macapá. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas semi-estructuradasconuncuestionario, que contenía dos preguntas objetivas y subjetivas, lasenfermerasenel 20 Unidades Básicas de Salud (UBS) enlaciudad de Macapá. Los datosfueronanalizados a partir de laorganización de lainformación, lalectura, laexploración de materiales, opciones de categorías y descripción de los resultados. Por lo tanto, se concluyó que laenfermeratieneun papel importante para desarrollar y fortalecer lasacciones de lasmujeres climatéricas, sin embargo, encontrar barreras para proporcionar asistencia.

ABSTRACT

The present study deals objectively to investigate the assistance provided by the nurses of the Family Health Strategy (FHS) to woman in Climacteric in the city of Macapá, seeking to describe the actions of the nurses of FHS focused to meet this woman and identify the existence of difficulties during the consultations. It is a descriptive research with qualitative approach, whose population universe were 84 Nurses who work in the Family Health Strategy (FHS), according to data from the Coordinating Council of the Family Health Strategy on Macapa city. The data were collected through semi-structured interview with questionnaires, which contained both objective and subjective questions made to nurses in the 20 Basic Health Units (UBS) of the municipality of Macapá. Data were analyzed from the organizations information, reading, exploitation of materials, choice of categories and description of results. After the analysis of the evidence we find that nurses feel difficulties to meet weather women, noting that would like to participate in specific training which will provide training for satisfy women during this phase of their lives, primarily by the emotional state that affects the patient during this period.

Palavras-chave: Climatério. Assistência. Enfermeiro.

Palabras clave: Climaterio. Asistencia. Enfermera.

Keywords: Climacteric. Assistance. Nurse.

[pic 1]

INTRODUÇÃO

A maior expectativa de vida da mulher nos últimos tempos ultrapassou os 40 anos, havendo grande fluxo pela procura nos serviços de saúde devido às mudanças ocorridas no seu corpo neste período, que é marcado por uma fase de transição na vida da mulher chamada climatério1. Esta longevidade constitui desafio aos profissionais de saúde ao assistir uma população feminina com mais anos de idade2.

O climatério é definido como uma fase biológica da vida e não um processo patológico, que corresponde à transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher. Acontece geralmente em torno dos 40 anos de idade3. Para melhor entendimento do viés conceitual do climatério, vale destacar que este é um período único na vida de uma mulher, logo, menopausa, caracteriza-se pela ausência de ciclo menstrual em ininterruptos 12 meses4.

De um modo geral, a assistência à mulher no período do climatério exige a presença de profissional capacitado para orientá-la de forma adequada sobre as modificações e sintomas decorrentes dessa fase, visando sua adoção e adesão ao tratamento. Nesse sentido, enfatiza-se a importância da presença do Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família (ESF), assumindo o papel de educador e orientador6. No entanto, é preciso que o Enfermeiro explique as mudanças que as mulheres necessitam conhecer para que possam enfrentar e solucionar com mais tranquilidade5,6.

No âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF), é imprescindível, também, que a mulher climatérica saiba que, além do tratamento medicamentoso, existem outras formas de melhorar os impactos que afetam esta fase. O Enfermeiro da ESF tem contato regular com as mulheres ao longo da vida tanto no domicílio quanto nas unidades básicas de saúde (UBS) e deve proporcionar ações educativas orientando essas mulheres a como conviver com os impactos dessa fase da vida. Portanto, é relevante que se aproprie de fonte de informação sobre sua saúde e o manejo do climatério7, proporcionando orientações, enfatizando hábitos saudáveis que devem ser cultivados nesta fase de vida8. Porém, os enfermeiros encontram dificuldades em atender essas mulheres pela falta de subsídios para direcionar a assistência necessária7.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com