TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia dos Sistemas

Por:   •  25/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

CURSO: ENFERMAGEM        DISCIPLINA: ANATOMIA

NOME DO ALUNO: Khetren matos de souza

RA: 2033066        POLO: ORIXIMINÁ

DATA: 17/11/2022

TÍTULO DO ROTEIRO: ROTEIRO 1

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo abordar as aulas práticas de Anatomia, ministradas pelo Enfermeiro Jonilson Gonçalves, para a turma de enfermagem da Universidade Paulista- UNIP Polo Oriximiná. De acordo com FATTINI (2011, p.1) “a Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados”. Com isso, a anatomia vem sendo um dos pilares da educação em saúde, sendo um dos primeiros tópicos na grade curricular de cursos voltados a áreas biológicas e da saúde. Sendo também, centrada na prática clínica, do exame físico e de imagem radiológica até a cirurgia e a reabilitação física. Diante desse fato, o estudo da anatomia abordados no roteiro é de suma importância pois, para que um exame físico e outros procedimentos sejam realizados com qualidade por parte do profissional de enfermagem, é necessário que este possua um bom conhecimento da anatomia dos sistemas do corpo humano, inclusive suas variações anatômicas. Segundo ASSUMPÇÃO; BALDO; MONÉIA, (2009),

O estudo da Anatomia Humana é fundamental para propiciar ao profissional de enfermagem o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como, a morfologia, função, localização e organização desses órgãos em sistemas.

O estudo desta disciplina contribui para a construção do conhecimento do futuro Enfermeiro (a) para que o habilite a compreender as nomenclaturas anatômicas, os planos corporais, os fatores de variação, assim como, o estudo teórico e prático dos sistemas orgânicos, relacionando as principais patologias associadas a cada um desses sistemas.

Durante as aulas práticas foi possível associar o conteúdo estudado no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com as peças anatômicas apresentadas pelo tutor no laboratório de Anatomia, permitindo ao futuro profissional um desenvolvimento de suas atividades profissionais com maior competência, capacitando-o a exercer funções complexas nos sistemas de saúde.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

AULA 1

ROTEIRO 1

A aula ocorreu no dia 01 de novembro de 2022 as 17 horas no laboratório de anatomia, com objetivo de aperfeiçoar nossos conhecimentos, sobre os ossos do corpo humano. Para tanto o enfermeiro Jonilson Gonçalves demonstrou nos tópicos a importância do ser humano. Nas peças sintéticas o mesmo nos mostrou a divisão do esqueleto axial e quais ossos são compostos: Exemplo do crânio ele é dividido em neurocranio (região do encéfalo) e viserocranio (região dos ossos da face). No crânio conhecemos os sagitais e coronais, e os seguintes ossos frontal, parental, occipital, temporal, esfenoide, etmoide, vômer, visais, maxilares, paliativa zigomática, maxilar inferior e hioide. A aula foi trabalhada de forma dinâmica na qual pudemos conhecer mediante as peças anatômicas.

[pic 2]

https://www.google.com acesso em 17/11/22

Em seguida observamos no tórax que compreende a região abaixo do pescoço que é representado pelas costelas sendo sete pares de costelas verdadeiras, três pares de costelas falsas e dois pares de costelas flutuante. No decorrer da aula observamos a coluna vertebral que é formada por 33 vértebras em geral sendo 7 cervicais 12 torácica 5 lombares 5 sacrais e 3 a 5 coccígeos e

com o objetivo de conhecer a parte locomotora do corpo humano tivemos a possibilidade de aprender sobre o esqueleto humano suas divisões e seus principais musculo que o compõe.

[pic 3]

https://www.google.com acesso em 17/11/22

AULA 2

ROTEIRO 1

Esta aula também aconteceu no dia 01 de novembro de 2022 e abordou o assunto esqueleto apendicular: membros superiores. Esse esqueleto auxilia na sustentação e nos movimentos do corpo e é formado por escapula, clavícula, úmero, radio, ulna, carpo, metacarpo, falange proximal, falange média e falange distal. Tivemos uma aula bastante significativa na qual conhecemos o esqueleto apendicular membros superiores.[pic 4]

https://www.google.com acesso em 17/11/22.

AULA 3

ROTEIRO 1

O assunto desta aula que também ocorreu no dia 01 de novembro de 2022, foi o esqueleto apendicular: membros inferiores tal esqueleto é formado pelos ossos do púbis, ísquio, ílio, fêmur, patela, tíbia, fíbula, tarso, metatarso, falange proximal, falange média e falange distal.[pic 5]

https://www.google.com        acesso em 17/11/22

AULA 4

ROTEIRO 1

A aula que tratou a respeito do tema cinturas também ocorreu no dia 01 de novembro de 2022. Cintura escapular: formada pelos ossos escápula e clavícula. Responsável por unir os membros superiores ao tórax. Escapula: pude observar na peça anatômica a presença da espinha da escapula, cavidade glenoidal, acrômio, fossa escapular, fossa supraespinhal, fossa infra espinhal. Clavícula: observei a extremidade acrômio, extremidade esternal e tubérculo conoide. Cintura pélvica: responsável por unir os membros inferiores ao tórax através do osso do quadril, bem como ao sacro. Ilíaco, ísquio e púbis. Pude observar que o ilíaco se articula com três ossos: sacro, fêmur e o ilíaco do lado oposto.

Imagem

[pic 6]

https://www.google.com acesso em 17/11/22

AULA 5

ROTEIRO 1

Nesta aula que ocorreu no dia 03 de novembro de 2022, este roteiro abordou sobre o sistema cardiovascular, com destaque para o coração. Durante a aula prática no laboratório pude observar a forma da pirâmide investida triangular a qual o coração se assemelha, observei suas fases diafragmática, esterno costal e pulmonar. Encontra- se no mediastino médio (cavidade de localização do coração entre os pulmões), delimitando lateralmente pelas pleuras pulmonares, inferiormente ao diafragmática, posteriormente pela coluna vertebral e anteriormente ao osso externo. Possui 1/3 voltado a direita e 2/3 a esquerda. Possui a base voltada a direta, superior e seu ápice voltado a esquerda inferior. O tecido que o reveste é chamado de pericárdio, o miocárdio é o musculo cardíaco é o endocárdio reveste a parte inferior do coração na vista interior pude visualizar as aurículas que são dilatação dos átrios (pude anotar que a aurícula direita é maior que a esquerda) na parte posterior encontre-se a veia cava superior e veia cava inferior, veias pulmonares, artéria pulmonar esquerda e direita e artéria aorta ( dividida em três partes: artéria aorta ascendente, arco aórtico e artéria aorta descendente). Na parte inferior pude observar o ventrículo direito e uma parte do esquerdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (280.7 Kb)   docx (194.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com