TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atenção Hospitalar

Por:   •  28/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.664 Palavras (19 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 19

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO DA MASTECTOMIA

NURSING ATTENDANCE IN THE POSTOPERATIVE OF THE MASTECTOMY

        Leânia Geriz Pereira de Oliveira1

Francilene Figueirêdo da Silva Pascoal2

RESUMO

A mastectomia é o processo cirúrgico onde ocorre a retirada parcial ou total do tecido mamário e esvaziamento dos linfonodos quando estão comprometidos. Esse processo cirúrgico exige que profissionais de saúde capacitados prestem assistência enfatizando se a importância do acompanhamento de enfermagem no pós-operatório da mastectomia, visando à identificação de problemas na busca da qualidade de vida da mulher e minimização de alterações físicas e psicológicas, para sua melhor readaptação ao ambiente social.  Este estudo de caráter bibliográfico, realizado no período de fevereiro a novembro do corrente ano tem como objetivo descrever a assistência de enfermagem desenvolvida no pós-operatório da mastectomia. Pode-se concluir que o impacto causado pelo processo de retirada da mama transforma a vida da mulher em todos os sentidos, ocorrendo uma mescla de sentimentos na qual a atuação de enfermagem no pós-operatório traz resultados positivos e significativos para uma ótima recuperação e reabilitação dessas mulheres.

Palavras-chave: Mastectomia; Assistência de Enfermagem; Pós-operatório.      

ABSTRACT

The mastectomy is the surgical process where it happens the retreat partial or total of the mammary fabric and emptying of the lymph when they are committed. That surgical process demands that professionals of health qualified renders attendance being emphasized the importance of the nursing attendance in the postoperative of mastectomy, seeking to the identification of problems in the search of the quality of the woman's life and minimization of physical and psychological alterations, for her best readaptation to the social atmosphere.  This study of bibliographical character, accomplished in the period of February to November of the current year has as objective describes the nursing attendance developed in the postoperative of the mastectomy. It can be concluded that the impact caused by the process of retreat of the mamma transforms the woman's life in all the senses, happening a mixture of feelings in which the nursing performance in the postoperative brings positive and significant results for a great recovery and those women's rehabilitation.  

   

Word-key: Mastectomy; Attendance of Nursing; Postoperative.        

Leânia Geriz Pereira de Oliveira1

Docente da Faculdade São Francisco da Paraíba, Enfemeira Graduada pela Faculdade Santa Emília de Rodat

Francilene Figueirêdo da Silva Pascoal2

Enfemeira Graduada pela Faculdade Santa Emília de Rodat, Especializada em Programa de Saúde da Família e Enfermagem do Trabalho, Mestre em Enfermagem.

INTRODUÇÃO

O carcinoma mamário, também conhecido por câncer de mama, é um tumor maligno caracterizado pela multiplicação descontrolada de células geneticamente anormais, originadas da transformação de células normais da glândula mamária, expostas a agentes agressores e que pode atingir, posteriormente, outros órgãos1.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, por ano, mais de 1.050.000 novos casos de câncer de mama em todo o mundo. No Brasil, na década de 90, o câncer mais freqüente e as maiores taxas de incidência foram observadas em São Paulo, no Distrito Federal e em Porto Alegre2.

O Instituto Nacional de Câncer o número de casos novos de câncer de mama esperados para o Brasil em 2008 é de 49.400, com um risco estimado de 51 casos a cada 100 mil mulheres1.  

O câncer de mama configura-se um imenso problema de saúde pública. Dessa forma, pesquisas apontam que entre diversas ações, as ações educativas necessitam ser priorizadas, objetivando o afastamento dos fatores de risco controláveis e sua detecção precoce.

Os fatores de risco, no caso do carcinoma de mama, compreendem fatores internos e externos ou ambientais. Os fatores internos se constituem na predisposição genética ou dependência da constituição hormonal. Já os fatores ambientais podem ser constituídos por agentes físicos, químicos e biológicos capazes de causar dano ao genoma, sejam eles relacionados ao estilo de vida, à vida reprodutiva ou a outros fatores que possam favorecer o desenvolvimento do carcinoma3.

A indicação dos diferentes tipos de cirurgia depende do estadiamento clínico e do tipo histológico, em que somente depois de afastada a possibilidade de morte é que a mulher irá voltar-se para a mutilação da mama e suas conseqüências.

As modalidades terapêuticas disponíveis, atualmente, são a cirurgia (mastectomia) e radioterapia para o tratamento loco-regional; hormonioterapia e a quimioterapia para o tratamento sistêmico1. A mastectomia pode ser entendida como o processo de remoção apenas do tecido mamário no caso da mastectomia total, como remoção do tecido mamário e dissecção de um linfonodo axilar, sendo assim denominada como mastectomia radical modificada, ou ainda a remoção do tecido mamário junto com os músculos peitorais maior e menor, em conjunto com uma dissecção de linfonodos axilares4.

  O período pós-operatório é marcado pela ambivalência; ocorre o alívio de ter sobrevivido à cirurgia e a esperança de estar curada, como também pode ocorrer o medo da recidiva da doença, o medo de enfrentar a dor e os curativos, da possibilidade permanente de um corpo mutilado e, ainda, preocupações com a feminilidade e com as reações do companheiro frente à mastectomia após a alta hospitalar. O período pós-operatório acontece entre dois a seis meses, durante o qual pode ocorrer a depressão, ansiedade e diminuição da auto-estima, coexistentes com sentimentos de fortalecimento pessoal e esperança5.

Ainda quanto o que concerne as complicações pós-operatório de mastectomia, após uma cirurgia para retirada da mama, a mulher passa a enfrentar situações difíceis tanto no pós-operatório imediato, como no tardio, pois vivencia momentos de desequilíbrio. Existem também repercussões físicas que podem ser evidenciadas em dores na região cirúrgica, limitação dos movimentos do membro homolateral à cirurgia, edema, seroma, necrose, linfedema, hemorragia, deiscência de sutura, lesão nervosa, granuloma e queimadura, dentre outras6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com