TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Ambiental

Por:   •  7/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Diante a exposição de uma situação problema fornecida pelo Ambiente Virtual da Faculdade Anhanguera UNIDERP – Agrárias, apresenta-se a presente atividade discursiva, que tem como objetivo explicitar acerca de um instrumento que, segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, serve para a avaliação do grau de implementação e eficiência dos planos e programas no controle da poluição ambiental: a Auditoria Ambiental.

Assim, desenvolve-se o referido estudo focado não apenas na determinação do que é o sistema supracitado como também na resolução do problema apresentado.

Para a elaboração deste, fez-se uma pesquisa bibliográfica por meio de artigos e websites que serão listados posteriormente no tópico Referências Bibliográficas.

2. O QUE É AUDITORIA AMBIENTAL?

Segundo a NBR ISO 14.010, que são as normas técnicas com inúmeras aplicações para padronização de documentos, Auditoria Ambiental é definida como um processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente. Ou seja, é uma maneira de avaliar as atividades e o compromisso ambiental de determinada empresa ou indústria, para isso, há a presença de profissionais capacitados que possuem o dever de executar a ação supracitada.

3. ACERCA DO CASO ESPECÍFICO

Tendo em vista que a fábrica da situação proposta já possui todas as licenças e alega respeitadas todas as leis de emissões e demais regras ambientais, infere-se que talvez a problemática não seja intencional. Assim, o melhor tipo de auditoria de cadeia produtiva, para que o foco da poluição seja descoberto, uma vez que possivelmente ocorre de sem a intenção. Este tipo de auditoria verifica todas as etapas da cadeia de produção.

4. PORQUE O PROCESSO GERAL DE AUDITORIA VISA MELHORIAS CONTÍNUAS?

O processo geral exige continuidade, pois há uma constante busca de melhorias e estudos sendo desenvolvidos, que podem sempre ser atualizados, de maneira que os benefícios sejam gerais, e não focalizados apenas na referida empresa ou no processo em questão.

CONCLUSÃO

Em virtude dos fatos mencionados, percebe-se que a auditoria ambiental é um processo importante para que o famigerado desenvolvimento verde ocorra. Sabe-se que os desenvolvimentos tecnológicos são de extrema importância para a humanidade, mas é crucial lembrar que o planeta dispõe de recursos finitos que devem ser cuidados por todos, inclusive os setores industriais.

REFERÊNCIAS

AUTOR DESCONHECIDO. Conheça os 7 tipos de auditoria ambiental. Disponível em: https://www.infoescola.com/administracao_/auditoria-ambiental/>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com