TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARTA DA TERRA

Por:   •  24/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

  1. A CARTA DA TERRA

A Carta da Terra é uma declaração proposta em 1992 no evento paralelo da Cúpula da Terra – Rio 92, sobre uma sociedade global pacífica justa e sustentável. Os principais temas abordados pelo documento são: direitos humanos, democracia, diversidade, desenvolvimento econômico e sustentável, erradicação da pobreza e paz mundial.

A carta visa orientar a humanidade a caminhar lado a lado com o desenvolvimento sustentável, elaborar uma conduta melhor para as pessoas e nações rumo à sustentabilidade, capaz de reduzir o consumo desenfreado e eliminar a escassez extrema, não só de alimentos, como de educação, informação, oportunidades e sobrevivência. Defende a ideia de sermos irmãos e cidadãos do planeta, que compartilhamos a responsabilidade de preservar e melhorar o mundo em que vivemos.

  1. PREÂMBULO

Vivemos um período crítico na história da Terra, onde a humanidade precisa escolher o que julga ser melhor para o futuro. À medida que o mundo se torna cada vez mais interdependente, o futuro enfrenta grandes perigos e grandes ideais. Para seguir adiante, devemos reconhecer que no meio de imensa diversidade de culturas e formas de vida, somo uma família humana com um destino em comum.        

Devemos nos unir para construir uma sociedade sustentável baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e uma cultura de paz. Para alcançarmos este propósito devemos nos responsabilizar uns para com os outros com os outros, com a grande comunidade de vida, e com as gerações futuras.

A carta da Terra apresenta o caos que se instalou no processo de desenvolvimento da humanidade, e que em muitas pessoas ainda não a menor ideia de quão grave está a situação. Precisamos enxergar com clareza que a situação não está nada favorável e que é nosso dever fazer algo para melhorar este quadro.

A partir deste ideal, precisamos refletir sobre as seguintes questões: “Como eu conduzo minha vida? “, “Quais são meus objetivos?”, “Sou consumista?”, “Tenho interesse nas questões ambientais?”, “Como é minha alimentação?”, entre outras perguntas que devemos responder a nós mesmos e assim concluirmos como levamos nossa vida e como poderíamos melhorar nossos ideais.  

  1. TERRA, NOSSO LAR

A humanidade é parte de um universo em evolução. A Terra, nosso, lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem a nossa existência ser exigente e incerta, porém a Terra nos disponibiliza as condições essenciais para a evolução da vid.  A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera com todos seus sistemas ecológicos, uma imensa variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente com seus finitos recursos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.

Neste         ponto do preâmbulo, são ressaltados os valores mais preciosos relacionados à vida do planeta que são os sistemas ecológicos. Os ecossistemas são encarregados por manter o equilíbrio da vida no planeta. Até um tempo atrás não tínhamos a noção da escassez dos recursos tirados da biosfera utilizados em larga escala para a produção de comodidade aos seres humanos.

A prática da industrialização faz com que haja uma exploração dos recursos naturais e sabemos que se continuarmos neste ritmo, estaremos colocando em risco a todas as formas de vida. Faz-se necessário refletirmos sobre o quanto estamos contribuindo para a extinção destes recursos e o que é possível fazer para protegermos a vida no geral.

  1. SITUAÇÃO GLOBAL

Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo destruídas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos equitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e é causa de grande sofrimento.  O crescimento da população tem sobrecarregado os sistemas ecológicos e sociais. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis.

Neste ponto do preâmbulo aponta o problema sócio-ambiental proveniente dos modelos de produção e consumo. Além de provocarem degradação ambiental e a extinção das espécies, provocam também a diferença entre as classes sociais responsáveis por diversas formas de exclusão. Devemos nos munir de solidariedade, evitar sermos consumistas e tentar ao máximo diminuir a degradação do ambiente. Para assim podermos nos moldar em busca de um futuro melhor para todos.

  1. DESAFIOS PARA O FUTURO

Este ponto da apresentação aponta o grande desafio que se apresenta neste contexto vigente: formar uma nova consciência provocando mudanças de atitudes que colaborem para minimizar os impactos sócio-ambientais já destacados. Estamos vivendo uma época de grandes transformações: sociais, econômicas, políticas, ambientais.

Estas mudanças que estão acontecendo nem sempre são positivas, como quando o pobre fica cada vez mais pobre, o político fica cada vez mais corrupto, a economia mais decadente com o desemprego e com a falta de recursos para atender as necessidades da população, e o meio ambiente cada vez mais poluído e devastado. Desta forma, cai a qualidade de vida urbana e ocorre um descaso muito grande com o meio ambiente, tornando-o cada vez mais danificado.

 Encarar os problemas ambientais é essencial, pois é do ambiente que depende a qualidade de vida da população. É preciso que as pessoas se conscientizem para a conservação e preservação  do meio ambiente, pois isto sim trará inúmeras melhorias em nossa qualidade de vida. A sociedade pode se unir e exigir dos órgãos governamentais uma fiscalização das empresas que geram poluição, lixo tóxico, que ocasionam a falta de saúde da população em geral.

 A economia pode se voltar para o incentivo à reciclagem, ao reflorestamento, à preservação investindo em ações sócio-ambientais, dando oportunidade às empresas que estão inseridas no contexto do meio ambiente, gerando mais empregos. Os políticos deveriam apresentar projetos de preservação e de conservação do meio ambiente visando a melhoria da qualidade de vida. 

 Se hoje não tivermos uma postura e uma consciência ambiental, reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres ecológicos, a continuidade e a qualidade de vida estará comprometida. Este, sim, seria o maior erro que a humanidade poderia cometer contra ela própria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com