TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CURA ATRAVÉS DO HUMOR: MISTURANDO SAÚDE MENTAL, HUMOR E NEGÓCIOS

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ESTÁCIO DE - POLO CAPANEMA

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

LEÁNDERSON OLÍMPIO FERREIRA SANTOS

FICHAMENTO

A CURA ATRAVÉS DO HUMOR: MISTURANDO SAÚDE MENTAL, HUMOR E NEGÓCIOS.

CAPANEMA

2019

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

LEÁNDERSON OLÍMPIO FERREIRA SANTOS

FICHAMENTO

A CURA ATRAVÉS DO HUMOR: MISTURANDO SAÚDE MENTAL, HUMOR E NEGÓCIOS.

Trabalho avaliativo da disciplina Saúde mental na atenção básica e saúde da família, pós graduação em saúde da família.

CAPANEMA

2019


FICHAMENTO

Saúde mental na atenção básica e saúde da família

Enf. Leánderson Olímpio Ferreira Santos

Tipo: Artigo

Assunto/Tema: O humor como ferramenta no tratamento de doenças mentais.

Referência Bibliográfica: TAYLOR, M. LEVIT, T. A cura através do humor: Misturando saúde mental, humor e negócios. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Cursos/PG0057/docs/estudo_de_caso_01.pdf. Acesso em 03 de fevereiro de 2019. 

Resumo / conteúdo de interesse:

Ian Morrison, canadense de 32 anos, é o criador da organização Cura Através do Humor, fundada em 2009, voltada a divulgação e socialização de portadores de doenças mentais, a organização trabalha com apresentações de stand-up comedy, as exposições fazem parte de uma terapia desenvolvida por Morrison, para auxiliar no tratamento e sensibilizar o público sobre a doença.

Morrison que também descobriu se portador de uma doença mental crônica, busca melhorar a inclusão social, sua sede é localizada na cidade de Regina, Saskatchewan, no Canadá. O principal tema das apresentações tem objetivo de reduzir os estigmas públicos, o preconceito e a discriminação sobre a doença mental.  A HTH abria as portas para qualquer indivíduo passando por situação de doença mental, era proporcionado um espaço para interagir com o grupo e desenvolver suas habilidades para comédia, apesar da iniciativa Morrison percebeu pouca adesão ao programa e as turmas não alcançavam os números que ele havia esperado. Apesar da instituição não ser uma organização de saúde, os grupos debatiam as situações dos participantes, trocavam opiniões e ideias sobre novos números e apresentações, assim como fatos do dia-dia de todos, o que ajudava na integração social e autoconfiança de todos.

A culminância do projeto eram as apresentações ao vivo, onde cada membro tinha a chance de divulgar seu trabalho e ser reconhecido, o que ajudava no processo de cura de cada participante. A iniciativa de Morrison permitia aos participantes serem visto e ouvidos como indivíduos capazes de se integrar a sociedade, eles se sentiam parte de uma coletividade novamente, capazes de contribuir positivamente como cidadãos e expressar de forma clara e aberta suas experiências em forma de stand-up comedy.

Quase tão ruim quanto a doença mental é o estigma. Mas, em comédia, ser diferente é uma vantagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (216.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com