TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO TEXTO A CURA ATRAVES DO HUMOR

Por:   •  30/4/2019  •  Resenha  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Disciplina: Rede Territorial de Atenção Psicossocial e a Intersetorialidade

Tutora: Caroline Moraes Motta Soares de Carvalho

Ano 2018.

Estudo de Caso :

A CURA ATRAVÉS DO HUMOR

Misturando Saúde Mental, Humor e Negócios

1) Indicacão Bibliográfica

Estudo de caso do texto “A Cura Através do Humor: Misturando Saúde Mental, Humor e Negócios”.

2) Resumo

O texto acima citado apresentou a história de uma proposta para se trabalhar sobre os conceitos de Saúde Mental na sociedade. No caso em questão, o autor da proposta, chamado Ian Morrison, fundou o projeto Cura Através do Humor (HTH), na cidade de Regina, localizada na península de Saskatchewan, Canadá.

O projeto HTH, iniciado em 2009, constituiu-se na forma de uma organização sem fins-lucrativos que é uma escola de comédia, cuja “atividade principal era um programa de ensino e escrita e apresentação de stand-up comedy”. Este programa tinha como foco utilizar do humor como ferramenta para trabalhar a cura e remissão dos sintomas vivenciados por pessoas em sofrimento psíquico. Sendo assim, o público-alvo deste serviço seriam pessoas com transtorno mental controlável, e que lidassem com estigmas advindos de sua condição, sendo estes trabalhados durante as apresentações em público.

O criador desta proposta idealizou o projeto baseado em suas próprias experiências de vida, sendo ele mesmo portador de transtorno mental e também natural da cidade de Regina. O programa foi pioneiro na cidade e, embora Morrison não fosse um profissional da saúde e os encontros não se findassem como sessões terapêuticas, contribuíam de fato para a reabilitação dos participantes. Os objetivos eram promover melhora na qualidade de vida das pessoas, contribuir com elevação da autoestima e do repertório de habilidades sociais, interação com a comunidade, entre outros.

Dentro das aulas, os alunos da turma davam os primeiros passos em sentido de seu autodesenvolvimento, expressão verbal e corporal, intercâmbio de pensamentos e experiências pessoais. Este era um ambiente adequado para que cada indivíduo iniciasse seu processo de empoderamento, autoafirmação, algo como uma catarse, em um local onde podiam se sentir acolhidos, ganhando prática e recebendo feedbacks seguros.

Após um período de oito semanas, estes alunos estavam preparados para uma apresentação aberta ao público. De maneira humorística, com piadas de diversos tipos, buscavam sensibilizar o público em geral para maior compreensão sobre a temática de saúde mental, diminuindo os estigmas, preconceitos e discriminação. Os alunos assim encaravam seus medos do público e da reação do outro, desenvolvendo maior autonomia e tornando-se mais preparados para lidar com a realidade do cotidiano.

O programa HTH era gratuito e informal, não haviam cobrança de taxas para os participantes. Ainda, estes poderiam assistir ou participar da maneira que lhes fosse melhor, não havendo datas de início específicas. O autor com isso pretendia que as pessoas se sentissem livres e mais a vontade para participarem. Porém, reconhecia os limites da proposta e lidava com dificuldade como participação do público nas apresentações ao vivo, adesão de pessoas às turmas e dificuldade orçamentárias.

Para concluir, o texto apresentou informações pertinentes à questão de saúde mental no Canadá e incidência de transtornos na população. Tratou-se sobre a etiologia dos transtornos mentais, sobre qual não existe uma única conclusão. Relacionou o conceito de recuperação com a autodeterminação, responsabilidade, dignidade, respeito, bem-estar físico e social.

3) Citações

Sobre o Programa Cura Através do Humor (HTH)

“Os objetivos principais do HTH eram elevar a autoestima e as habilidades de vida para as pessoas sofrendo de alguma doença mental, para sensibilizar o público sobre os problemas de saúde mental e para quebrar as barreiras da discriminação relacionada a saúde mental na comunidade em geral”. (pg, 1)

“O programa focava em fornecer uma válvula de escape as pessoas que vivem com a doença mental e reduzir o estresse e aumentar sua autocompetência, bem como adquirir habilidades para lidar com a doença e um senso de controle, através do riso e discussões em grupo”. (pg. 2)

“Embora Morrison não fosse um terapeuta e a classe não fosse voltada para ser uma sessão de terapia, ela foi usada como uma forma de cura, permitindo que as pessoas com qualquer doença mental discutissem sua doença com outros de uma mentalidade parecida e tornassem sua situação mais leve”. (pg. 3)

“O processo de apoio do grupo, a prática durante a aula e, finalmente, a superação de alguns de seus medos para apresentar em público era o conceito fundamental da HTH”. (pg.4)

Saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com