TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cura Através do Humor: Misturando saúde mental, humor e negócios.

Por:   •  15/1/2019  •  Resenha  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Estácio de Sá.

Pós Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

Resenha do texto: “A cura através do humor: misturando saúde mental, humor e negócios”.

Indicação bibliográfica:

Taylor, M.: Levit. A cura através do humor: misturando saúde mental, humor e negócios. Richard Ivey School of Business Foundation. Western University, Londres, Ontário, Canadá. 30 de outubro de 2013.

Resumo :

Em 2009 a Organização sem fins lucrativos Cura Através do Humor (HTH) foi fundada por Ian Morrison, em Regina (Canadá). A HTH era uma escola de Stand-up, que através da criação de textos de humor e apresentações públicas, almejava proporcionar às pessoas que sofrem de alguma doença mental a perspectiva positiva em suas vidas, e o fim da discriminação relacionada à saúde mental na comunidade.

Aos 32 anos de idade Morrison convivia com uma doença mental que levaria para o resto da vida. Durante a faculdade participou de um programa de artes de apresentação de standy-up, e após refletir sobre sua experiência de vida, ele decidiu iniciar um trabalho que pudesse usar a terapia do humor para ajudar pessoas que sofrem de alguma doença mental. A ideia era de fornecer uma válvula de escape às pessoas que conviviam com algum tipo de doença mental, para reduzir o stress e aumentar a autoconfiança, assim como adquirir habilidades para lidar com a doença e um senso de controle, através do riso e discussão em grupo. Embora Morrison não fosse terapeuta e nem os encontros fossem considerados terapia, o espaço se tornava terapêutico a partir do momento que pessoas, com qualquer doença mental, discutissem sobre sua doença e tornassem a situação mais leve.

A HTH foi apoiada financeiramente pela Associação Canadense de Saúde Mental (CMHA) e pela Sociedade de Esquizofrenia de Saskatchewan (SSS). As aulas aconteciam em um espaço doado pela SSS, o material didático era todo escrito por Morrison e as apresentações aconteciam em um Café e Pub da cidade, que cedia o local para o show de humor. Com a venda dos ingressos, era distribuído o lucro entre os participantes e uma pequena parte que restava ficava para como fundos para promover as próximas apresentações e divulgação. Mas com a baixa venda de ingresso a situação financeira da escola de standy-up estava se tornando difícil.

Com o passar do tempo, a HTH se tornou tema de várias reportagens e destaque em artigos e documentários. Além do Site da Organização e a página do facebook. Apesar do orgulho pelo sucesso da HTH , Morrison buscava meios de alcançar mais pessoas que poderiam se beneficiar dos efeitos benéficos da aulas de standy-up. Mesmo com todas as dificuldades de uma organização sem fins lucrativos, Morrison lançou mão do material de trabalho, que é a criatividade, para pensar em estratégias de divulgação e um plano de negócio que pudesse dar condições da HTH continuar seu trabalho.

Citações:

“Ele entende, em primeira mão, não só os desafios que as pessoas que sofrem de uma doença mental enfrentam, mas que muitos precisam de um métodos diferente de ensinar” (pag. 02)

“A HTH proporcionava uma oportunidade para qualquer pessoa lutando com alguma forma de doença mental que estava trabalhando para melhorar seu estilo de vida e que tinha o estado de espírito para aprender e desenvolver habilidades sociais em um ambiente amigável e acolhedor” (pag. 03)

“Seu lema era “Uma vez que você está pronto para rir, você está pronto para curar.” (Pag. 03)

“A aula era um ambiente seguro as pessoas que pensavam de forma semelhante e que permitia auto expressão e partilha de ideias, experiências e histórias” (pag. 04)

“As apresentações ao vivo era a próxima etapa onde, ainda como parte do grupo, em um ambiente de certa forma controlado, os participantes podiam sair de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com