TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cura Através do Humor

Por:   •  29/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

 SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Dirceu Nunes

REDE TERRITÓRIO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E A INTERSESTO

Prof°   Caroline Moraes Soares Motta de Carvalho

FICHAMENTO: “A CURA ATRAVÉS DO HUMOR: MISTURANDO SAÚDE MENTAL, HUMOR E NEGÓCIOS.”

SÃO PAULO

2018

1. INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Hill Paulo J. Hill – School of Bussiness W13454. A CURA ATRAVES DO HUMOR: MISTURANDO SAÚDE MENTAL, HUMOR E NEGÓCIOS

2. RESUMO

Segundo pesquisas da Associação Canadense de Saúde Mental (CMHA), e do Instituto Canadense de Saúde indicam que 20% dos canadenses passarão por alguma forma de doença mental na vida.

Muitos não gostam de falar a respeito, por isso a dificuldade do diagnostico e tratamento, levando em conta também a falta de informação para compreender melhor a doença e poder trata-la e que as vezes são até discriminadas.

Tendo como exemplo, Ian Morrison que nasceu e foi criado em Regina que aos 32 anos sofreu de uma doença mental por toda vida. Ele entende que as pessoas que sofrem de alguma doença mental, precisam de um método diferente de ensinar, o mesmo quando teve problemas em uma nova turma de mídia na faculdade, foi sugerido que se se inscrevesse em um programa de artes de apresentação de stand-up comedy. Depois de se formar e refletir em suas próprias experiências de vida, iniciou em uma escola de stand-up comedy em sua cidade natal, ajudando a mudar as percepções sobre doenças mentais usando a terapia do humor com as pessoas.

Morrison garantiu com êxito patrocínio inicial de CMHA e da sociedade de Esquizofrenia de Saskatchewan (SSS) atraindo atenção da mídia, impulsionando para uma posição de liderança.

A HTH teve inicio em 2009 por Morrison, administrava um programa de ensino de escrita e apresentação de stand-up comedy, servindo como uma válvula de escape para pessoas com alguma doença mental reduzindo o stress aumentando a auto competência, adquirindo habilidades para lidar com a doença através de risos e discussões em grupo, visando reduzir os estigmas públicos, o preconceito e a discriminação sobre doença mental.

A HTH atendia qualquer pessoa com algum tipo de doença mental melhorando seu estilo de vida e o estado de espírito para desenvolver habilidades sociais em um ambiente amigável e acolhedor, ajudando a ganhar confiança perante o grupo, ensinando a arte da comédia sempre gratuitamente tendo como lema, ”Uma vez que você está pronto pra ir, você esta pronto para curar.”

Seus participantes eram pessoas com doenças mentais controláveis, estando no caminho para recuperação combatendo o estigma associado á doença mental, pois muitas pessoas não gostam admitir que possui algum tipo de transtorno mental, em alguns casos acabam vivendo sem tratamento. Por isso o foco da HTH era reduzir o estigma público, o preconceito e discriminação através da comédia.

Morrison usava sessão de terapia como uma forma de cura, dando acesso ás pessoas com qualquer doença mental para a discussão com outros de mentalidade parecida tornando uma situação mais branda, com aconselhamento individual profissional como também alguns grupos de apoio.

Os materiais do curso eram todos preparados e escritos por Morrison. Logo em seguida, os alunos surgiam com material de apresentação novo sendo capazes de se apresentar na frente da turma ganhando prática e feedback. Muito breve já estavam prontos para apresentar seu próprio numero de standy-up comedy.

As apresentações ao vivo eram muito importantes nos processos da cura dos participantes, sendo como uma experiência de transição, um trampolim seguro, para aquelas pessoas que se sentiam isoladas devido ao seu problema. As aulas eram em ambiente seguro, permitindo a auto expressão, partilha de ideias, experiências e histórias. As apresentações ao vivo eram a próxima etapa, os participantes podiam sair de sua zona de conforto enfrentando o público, para depois tonar-se mais integrado com o resto do mundo e poder lidar com as atividades do dia a dia por conta própria, todas essas etapas tinham como conceito fundamental da HTH.

Um dos desafios da HTH, seria aumentar a venda de ingressos para apresentações trimestrais, para melhorar a compreensão e aceitação das pessoas que sofrem de doença mental. Sempre procurando métodos de baixo custo para promover e aumentar as apresentações da HTH.

A HTH foi tema de várias reportagens nos meios de comunicação, foi destaque em vários artigos e documentário do jornalista e cineasta Kate Crowley. “A cura Através do Humor”, quebrando estigma da doença mental.

Morrison sabia que muitas pessoas poderiam se beneficiar dos efeitos curativos das aulas de stand-up, por isso a importância da mídia para se expandir cada vez mais, buscando mais pessoas para aderirem ao tratamento. Um dos seus objetivos era aumentar o tamanho da turma, aumentar as vendas de ingressos de plateia para as apresentações e melhorar a situação dos recursos da HTH.

3. CITAÇÕES

1.“No final de junho de 2013, Ian Morrison, o fundador da Cura Através do Humor (HTH), considerou suas opções para superar os entraves para o crescimento de sua organização sem fins lucrativos.”(pg.1)

2.“Os objetivos principais da HTH era elevar a autoestima e as habilidades de vida para pessoas sofrendo de alguma doença mental, para sensibilizar o público sobre os problemas de saúde mental e para quebrar as barreiras da discriminação relacionada a saúde mental na comunidade em geral.“(pg.1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com