TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CURA ATRAVES DO HUMOR: MISTURANDO SAÚDE MENTAL, HUMOR E NEGÓCIOS

Por:   •  1/9/2019  •  Resenha  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Resenha Crítica de Caso

Nome do aluno (a) Graciene Delgado de Oliveira

Trabalho da disciplina Rede Territorial de atenção Psicossocial e a Intersetorial                                                                      Tutor: Prof. Caroline Moraes Soares Motta de Carvalho

Rio de Janeiro

2019

A CURA ATRAVES DO HUMOR: MISTURANDO SAÚDE MENTAL, HUMOR E NEGÓCIOS

Referência:

HILL, Paul J. A cura através do humor: misturando saúde mental, humor e negócios. Harvard Business School,10/2013. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0074/Biblioteca_40414/Biblioteca_40414.pdf.Acesso em: 10/06/2019.

Introdução

 

      Uma escola de stand -up foi criada em Regina, cidade do canada com intuito de dar oportunidade a pessoas que sofrem com algum transtorno mental de aumentarem sua autoestima e suas habilidades e ao mesmo tempo ajudar as pessoas em sofrimento mental a enfrentarem o preconceito e a discriminação relacionada com a saúde mental que elas próprias tinham e outras pessoas também.

 

Desenvolvimento

        O fundador visionário Ian Morrison sabia por experiência própria por vivencia a importância de sua escola, sofreu de doença mental por muitos anos por isso tinha muitas expectativas para o seu programa mas também possuía uma grande preocupação e desafio pela frente pois sabia que seus recursos eram escassos e necessitava de ações que pudessem o ajudar a expandir e atender mais pessoas. Seus recursos para divulgação e publicidade era pequeno então resolveu que de boca a boa iria tentar atrair mais pessoas a assistir suas apresentações e aumentar a venda de ingresso que seu lucro era dividido entre os participantes, maioria de baixa renda.

      O programa chamado de cura através do humor com início em 2009 através do riso e de atividades em grupos tinha por objetivo diminuir stress dos participantes dar a eles uma habilidade de autocontrole, de autossuficientes além de aproximá-los de outras pessoas ditas “sã” sem problemas de saúde mental, diminuindo estigmas. As aulas eram gratuitas e semanais voltadas aqueles que estavam em tratamento e desejavam lutar contra estigmas da doença mental, as turmas eram pequenas mas o objetivo era aumenta-las, muitas eram os relatos de estigmas de amigos, familiares pessoas próximas e esse tipo de problema causa mais danos que a própria doença.

       Ocorriam quatro vezes ao ano uma apresentação em um estabelecimento comercial que previamente divulgava em seu site oportunidade que os alunos tinham de superar medos e pôr em pratica o que aprenderam em aulas.

 

Conclusão

            A luta para mudança de atitudes e estigmas foi que motivou a criação e a persistência em manter em funcionamento a escola pois ainda que com recursos escassos era possível colher bons frutos das aulas da escola de stand up,  o  entendimento do seu criador que somente através da educação e do contato entre as pessoas  esse quadro poderia ser mudado contribuiu para seu sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com