TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação associada à tecnologia

Por:   •  22/4/2018  •  Ensaio  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO2

2. HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO3

2.1. O surgimento da comunicação3

2.2. A evolução da Comunicação3

2.3. A comunicação associada à tecnologia ...............................................................4

3.CONCLUSÃO...........................................................................................................7

4. REFERÊNCIAS........................................................................................................8


  1. Introdução

Comunicação é a ação de compartilhar uma mensagem por meio de gestos, sons ou palavras a fim de ser entendido, ela pode ser verbal que é através da fala propriamente dita, formada por palavras e frases, ou não-verbal que não é feita por palavras faladas ou escritas. Usam-se muito os símbolos (sinais, placas, logotipos, ícones) que são constituídos de formas, cores e tipografias, que combinados transmitem uma ideia ou mensagem. Para que haja comunicação são necessários dois elementos principais; o emissor e o receptor.

Desde o princípio da existência humana até hoje, a comunicação passou por diversas variações e transformações. E esta evolução é uma constante, que caminha junto com a tecnologia e modernidade, que vem facilitando nossa interação e conhecimento do mundo.


  1. Histórico e evolução da comunicação

  1. O surgimento da comunicação

        A comunicação humana surgiu com os homens das cavernas, que se comunicavam através de gestos e grunhidos a fim de transmitirem mensagens e interagirem com seus semelhantes. A partir do convívio e da necessidade, ocorreu a evolução da comunicação primitiva, com o intuito de passarem informações e conhecimento para próximas gerações os primitivos desenvolveram as primeiras formas de comunicação escrita, que na verdade eram através de desenhos feitos nas paredes de cavernas, 8.000 a.C.

O povo sumério que ocupava a região da Mesopotâmia, utilizava o método de marcar através de códigos na argila e depois a colocava no forno para enrijecer, essa prática chamada de escrita cuneiforme, era realizada quando queriam registrar algo importante como a contabilidade ou registro de bens. A escrita cuneiforme é uma das mais antigas do mundo e foi de fundamental importância para as gerações posteriores, apareceu por volta de 3.500 a.C., mais ou menos na mesma época dos hieróglifos método de escrita dos egípcios.

Outra parte importante da comunicação humana foi a arte de imprimir, denominada tipografia, descoberta pelo alemão Johann Gutemberg, em 1445. A Partir dessa invenção pôde-se multiplicar os escritos da época assim como fez com a Bíblia, que foi o primeiro livro impresso da história sendo feitas 641 cópias.

  1. Evolução da Comunicação

        Assim como os registos escritos, pode-se considerar tão importantes quando os registros fotográficos como primordiais para a comunicação. Na história, o primeiro registro fotográfico foi feito pelo Frances Joseph Niépce em 1827 conseguiu pela primeira vez fixar de forma permanente uma imagem, utilizando uma placa de estanho que cobriu com Betume branco da Judeia.

O Homem buscava ganhar o mundo, e seu desejo de se comunicar mesmo à grandes distancias mais rapidamente, fez com que buscasse meios de transmitir suas mensagens sem fronteiras, assim foi desenvolvido no começo de 1836 pelo artista Samuel Morse, o primeiro telegrafo elétrico que enviava códigos em forma de sons e eram decifrados por seus receptores, esse sistema foi denominado de código Morse.

A vontade de se comunicar só aumentava, e em 1876 na Filadélfia, Estados Unidos o físico escocês Alexander Graham Bell, realizou a primeira experiência com telefone e no mesmo ano por intermédio do seu advogado, solicitou a patente do invento que chamou de “telefone elétrico falante. Para alguns essa foi a melhor invenção da história, pela qual hoje muitos não vivem sem.

A tecnologia evoluía e lado a lado andava a comunicação, em 1888 a invenção do alemão Emil Berliner, o gramofone, servia para reproduzir som gravado utilizando um disco plano. No mesmo ano, foi criada por George Eastman, a primeira câmera fotográfica a utilizar filme de rolo e lançada no mercado no ano seguinte, a Kodak nº 1.

Mas, a grande revolução da comunicação a distância do século XVII, foi dada pelo físico e inventor italiano Guglielmo Marcon com a invenção do rádio. Em 1896 ele reuniu diversos equipamentos para transmissão e recepção de sinais através do espaço. O objetivo inicial da invenção era substituir o telégrafo elétrico, que dependia do cabeamento de vastas regiões, pelo radiotelégrafo, que não dependia de fios para fazer chegar suas mensagens. O rádio evoluiu e por meados de 1920 após a primeira guerra mundial ele se tornou um equipamento de entretenimento, uma vez que surgiram as emissoras de rádio que transmitiam notícias e músicas, logo começaram a ser comercializados para milhares de cidadãos interessados na programação. Três décadas depois da criação do equipamento que transmitia sons, iniciaram os experimentos para transmissões de sons e imagens juntos realizados em 1926 na Inglaterra, Japão e nos EUA em 1927.

  1.  A comunicação associada à tecnologia

O primeiro passo para o nível de tecnologia cibernéticas que temos hoje foi a criação de Alan Turing que em 1943 criou na Inglaterra, o primeiro computador eletrônico. A máquina ocupava uma sala inteira, e era formada por várias peças aposentadas há décadas e não contava com recursos como tela ou memória, tinha como principal função decodificar mensagens trocadas entre soldados nazistas, permitindo que os Aliados antecipassem e neutralizassem os movimentos inimigos.

O passo seguinte notável para o surgimento dessa tecnologia que amamos hoje em dia, foi a invenção do primeiro celular por Martin Cooper, em 1974, sendo que o primeiro aparelho comercializado apenas em 1984, o equipamento pesava cerca de 800g e media 33cm de comprimento, era considerado artigo de luxo devido seu preço e sua pouca utilidade. Posteriormente ocorreram aprimoramentos que nos levaram a agregar o celular no nosso cotidiano, assim bem como o PC (Computador Pessoal) criado pela empresa Apple em 1973 e popularizado em 1981, quando a poderosa IBM lançou seu primeiro computador voltado para o usuário final: o IBM PC 5150, tornando assim a Microsoft uma gigante no ramo tecnológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com