TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESCRIÇÃO DAS LÂMINAS DE HISTOLOGIA

Por:   •  20/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]                 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS

RELATÓRIO

LAVRAS

2019

[pic 2]               CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS

Ana Carla Santana Xavier e Silva

DESCRIÇÃO DAS LÂMINAS DE HISTOLOGIA

Trabalho apresentando à disciplina de

Histologia do Centro Universitário de

 Lavras como parte dos pré-requisitos para

Aprovação.

LAVRAS

JUNHO/2019

[pic 3]

                      INTRODUÇÃO DAS LÂMINAS

TECIDO NERVOSO: O tecido nervoso é distribuído pelo organismo, gerando uma rede de comunicações que constitui o sistema nervoso e sendo responsável pela troca rápida de informações dentro do corpo.
O sistema nervoso é dividido em duas partes, entre o sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, sendo na parte central, a região mais interna, localizado os prolongamentos dos neurônios (axônios) formando a substância branca e na parte externa (córtex) são localizados os corpos celulares formando a substância cinzenta. Já na medula espinhal, a substância branca é mais externa e a substância cinzenta é mais interna.
O sistema nervoso periférico é formado pelos nervos e gânglios, sendo os nervos compostos por fibras nervosas. As fibras são constituídas pelos axônios e pelas células Schawann, que os revestem. Já os gânglios são porções dilatadas dos nervos, onde se concentram os corpos celulares dos neurônios.
As funções fundamentais do sistema nervoso, de maneira geral, é captar mensagens, enviando estímulos para o cérebro, fazendo uma interpretação para produzir uma resposta.

FIBRAS NERVOSAS: As fibras nervosas são formadas por um axônio e seus envoltórios, sendo organizados em feixes no SNC e conjuntos de fibras denominados nervos no SNP. Essas fibras nervosas podem levar os impulsos para órgãos distantes.
As fibras do SNC, as células que formam este envoltório são os oligodendrócitos, onde a mielina é produzida. No SNP, as células são envoltórias são as células de Schawann, no qual é um tipo de célula que produz a mielina envolvendo os axônios dos neurônios e não existindo a célula de Schawann no SNC.
As fibras amielínicas são constituídas por axônios envolvendo uma única dobra da célula envoltória, envolvendo vários axônios para um só mesaxônio. Quando esses axônios são muitos finos, eles podem se juntar em um mesmo compartimento de célula de Schawann.
As fibras mielínicas são quando os axônios de maior calibre envolvem os  
eligodendrócitos, formando uma dobra enrolada em espiral. Apresentam intervalos regulares, dando origem ao nódulo de Ranvier, esses intervalos entre dois nódulos  são denominados internódulo.

[pic 4]

MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO: Os músculos são formados por feixes de células longas, de até 30 cm, sendo constituídos de fibras musculares envoltas por camada de tecido conjuntivo. Sendo estes o endomísio, o perimísio e o epimísio.
No epimísio, as fibras musculares estão organizadas em grupos de feixes envolvidos por uma camada de tecido conjuntivo, localizado num músculo. Do epimísio partem septos de tecido conjuntivo, que vão para o interior do músculo. Os septos são denominados perimísio. O perimísio envolve cada feixe de fibras musculares, cada fibra muscular é envolvida por uma camada muito fina constituída pela lâmina basal da fibra muscular e por fibras reticulares do endomísio.

MÚSCULO CARDÍACO: O músculo cardíaco é um tipo de tecido muscular que forma a camada do coração, no qual é constituído por células alongadas que se anastomosam de maneira irregular.
O coração é formado por três tipos principais de músculo, sendo eles o ventricular, o atrial e as fibras musculares excitatórias e condutoras. Onde o ventricular tem uma maior duração de contração. O atrial tem uma menor duração de contração. E as fibras musculares excitatórias e condutoras apenas se contraem de modo mais fraco.
As mitocôndrias ocupam 40% do volume citoplasmático, no músculo cardíaco. Refletindo, assim, um intenso metabolismo aeróbico desse tecido. A principal fonte de energia para o músculo cardíaco são os ácido graxos.  

MÚSCULO LISO: O músculo liso é constituído por células fusiformes adaptadas para a contração lenta de determinadas vísceras, sendo o tubo digestivo, vasos sanguíneos, útero e vesícula biliar.
Sua fina camada de tecido conjuntivo que envolve a fibra muscular, apresenta
grande quantidade de vesículas de pinocitose em diferentes estágios de formação. O citoplasma das fibras musculares encontra-se mitocôndrias, retículo endoplasmático rugoso,
grânulos de glicogênio e aparelho de Golgi pouco desenvolvido. Há também a presença de actina e miosina, nos quais não são organizados como nas fibras musculares estriadas.
O tecido muscular liso tem a facilidade de se regenerar. Acontecendo uma lesão, as células musculares lisas entram em mitose e reparam o tecido destruído, na da parede dos vasos sanguíneos, há a participação do pericitos no qual se multiplicam por mitose e originam novas células musculares lisas. Sendo o músculo estriado liso dividido em dois tipos o multiunitário e o unitário.

[pic 5]

ESÔFAGO: O esôfago faz parte do tubo digestivo, ele tem a função de transportar de forma rápida o alimento da boca para o estômago.
O esôfago possui três camadas, nos quais a mucosa, a submucosa e a muscular estão presentes. A mucosa é revestida por um epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado, ela apresenta tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e glândulas mucosas.
A submucosa são encontrados grupos de pequenas glândulas mucosas, no quais se denominam glândulas esofágica, que lançam secreções em direção ao esôfago, que atuam contra agentes do meio externo.
A muscular é composta por músculo estriado esquelético em sua maior parte, e músculo liso em sua parte inferior. Sendo parte do esôfago localizado na parte abdominal é revestida por uma camada serosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (648 Kb)   docx (548 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com