TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Docência em Enfermagem

Por:   •  2/5/2018  •  Artigo  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 6

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E COMUNIDADE

VIZANDRA LETÍCIA OLIVEIRA SANTOS

   

PROMOÇÃO DE CONHECIMENTOS DE SAÚDE NA ESCOLA PARA JOVENS A DULTOS

TERESINA - PI

2017

VIZANDRA LETÍCIA OLIVEIRA SANTOS[pic 2]

   

PROMOÇÃO DE CONHECIMENTOS DE SAÚDE NA ESCOLA PARA JOVENS A DULTOS

Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade, Nível Mestrado, como critério para a etapa de Qualificação.

Orientador (a): (Prof.(a.) Dr.(a.) Hilda Mara Martins Bandeira.

Orientador (a): (Prof.(a.) Dr.(a.) Malvina Thaís Pacheco Rodrigues.

TERESINA - PI

2017

SUMÁRIO[pic 3]

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        Problematização        5

1.2        Objeto de estudo        6

1.3        Justificativa        7

1.4        Objetivos        8

1.4.1        Objetivo Geral        8

1.4.2        Objetivos específicos        8

1.5        Metodologia        9

REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

A escola é um local que pode ser considerado um espaço fundamental para desenvolvimento de conhecimentos e habilidades das pessoas que nela então inseridas, de modo a acrescentar experiências às pessoas que necessitam desses conhecimentos diversos. Nesse sentido, pensou-se em trabalhar a inserção da saúde e sua promoção em âmbito escolar, uma vez que tais conteúdos vão servir de suporte para alunos compreenderem noções a cerca de seu corpo e mente.

Assim, a Promoção da Saúde (PS) é entendida como uma estratégia de articulação transversal, integrada, inter e intra-setorial, visando à criação de mecanismos que reduzam as situações de vulnerabilidade, respeitando as diferenças entre necessidades, territórios e culturas presentes no nosso país, defendendo radicalmente a equidade, e incorporando a participação e o controle social na gestão das políticas públicas compondo redes de compromisso e corresponsabilidade (BRASIL, 2007).

Diante desse exposto fica notória a necessidade do cidadão ter conhecimentos sobre questões de saúde. Desse modo, o processo de crescimento é permeado por inúmeras influencias externas, variando de acordo do contexto social, no qual a pessoa pertence.

As experiências vividas pelas pessoas na escola poderão contribuir de forma positiva na sua formação instigando-o nas suas decisões, relacionamentos, dentre outros, tanto no circulo familiar, bem como no social.

A escola possibilita o acesso de trabalhos educacionais voltados para os alunos. Então, nota-se a necessidade de transformações nos ambientes escolares, com a finalidade de fornecer conhecimentos e informações importantes sobre assuntos emergentes e que acometem crianças e adolescentes.

Do ponto de vista da Pedagogia, as diferentes concepções podem ser agrupadas em duas grandes tendências: pedagogia tradicional e as concepções contra hegemônicas (SAVIANI, 2005). Ressalta-se que diversas correntes de pensamento e práticas pedagógicas se aproximam mais de uma ou outra tendência.

Assim, levando em consideração todos os fatores que permeiam o tema, e a influencia externa que crianças e adolescentes são suscetíveis nas relações interpessoais, ressalta-se a importância da inserção da saúde no âmbito escolar, com o intuito de promover ações que venham repercutir beneficamente para o bem viver da população escolar.

  1. Problematização

Entendendo a importância da saúde para a escola, nos aproximamos de outra referência, a pedagogia da cultura corporal, que tem um olhar diferenciado para esta pauta, um dos principais objetivos desta teoria enquanto forma pedagógica transmissora de conhecimento é fazer com que o aluno entenda como ele chegou naquele período histórico e como vai fazer para superá-lo. Diante disso emerge a seguinte questão: Como trabalhar para a conscientização dos alunos acerca da importância da informação sobre a saúde na escola?

  1. Objeto de estudo

A saúde na escola para jovens e adultos

  1. Justificativa

As escolas brasileiras em sua grande maioria ainda estão presas a questões tradicionais de ensino, deixando alguns contextos importantes de fora da educação em sala de aula, isso envolve conhecimentos a ceca da saúde. Essa inexistência de informações faz com que os alunos são tomados como indivíduos carentes de conhecimentos em saúde, principalmente porque a pouca existência de atividades.

Segundo Costa et al, (2011), a comunicação dos profissionais de saúde e professores assume uma atitude paternalista, no que fazer e como fazer, para manutenção da saúde no ambiente escolar e fora deste.

Desta forma, justifica-se este trabalho pela avaliação e a atenção que devem ser dadas a na escola para saúde do jovem e adulto, de modo eu possam ser apontados caminhos para as mudanças necessárias e capazes de promover melhorias das ações e das práticas oferecidas a este grupo.

É também, apontar para a prática de um modelo de assistência que continua influenciando a atuação dos profissionais e gestores e mobilizando a população na busca de autonomia e participação.

Nesse sentido, é possível que a participação ativa dos gestores e profissionais de saúde possibilite e gere transformações, mudanças, discussões e reorganização de suas práticas possibilitando ações intersetoriais envolvendo os setores saúde e educação que possam vir a estabelecer essa relação de conteúdo programático escolar com conteúdos sobre saúde, e com essa inserção desses conhecimentos, poderem acrescentar tanto para a vivência do aluno enquanto receptor de conhecimento quanto cidadão comum na sociedade civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com