TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Docência em Enfermagem

Por:   •  24/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.278 Palavras (14 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 14

NOME DA FACULDADE

(FACULDADE A QUAL ESTÁ MATRICULADO(A) (Arial fonte 12)

NOME DO CURSO

(Coloque aqui o nome do seu curso de pós em Arial fonte 12)

NOME COMPLETO (do aluno) (Arial fonte 12)

OS DESAFIOS E SUAS DIFICULDADES DA DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM

MONTES CLAROS

2022

OS DESAFIOS E SUAS DIFICULDADES DA DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM Nathany Chistine Rodrigues Dutra[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”.

Resumo: Este estudo tem como objetivo geral identificar as dificuldades didáticas e pedagógicas vivenciadas pelos enfermeiros para o exercício da docência no ensino técnico e  superior, e como objetivos específicos  evidenciar os aspectos tangentes ao ensino na enfermagem, apontando o contexto da docência e as competências dos professores do cuidado. Espera-se, com esse estudo, contribuir para melhor compreensão de como se constrói a identidade docente dos enfermeiros professores dos cursos de graduação em Enfermagem, bem como suas dificuldades e desafios. Ressalta-se aqui a importância de se valorizarem os saberes do professor, partindo deles e trabalhando-os teórica e conceitualmente para que o docente amplie a compreensão do processo de trabalho em saúde que, no mundo atual, tornou-se de alta complexidade.  Este estudo compreende uma revisão de literatura, abordando questões que tangem o processo da docência na enfermagem, sumarizando achados bibliográficos que apontam características necessárias aos professores e à transformação de suas condutas no binômio ensino-aprendizagem. sendo as principais fontes a serem consultadas para a elaboração da revisão bibliográfica são artigos em periódicos científicos, livros, teses, dissertações e resumos em congresso. Depois de feita revisão de literatura que teve início após consultas na base de dados, biblioteca virtual em saúde. A dificuldade saliente que se depara o egresso voltada para o sofrimento no início de sua vida profissional, tem vínculo com o despreparo na formação acadêmica acerca do ensino didático, pedagógico e psicológico, pautado em preceitos históricos destacando a valorização do profissional assistencialista, deixando a segunda mão a magnifica vertente da docência.

Palavras-chave: Educação em enfermagem. Ensino. Docentes de enfermagem.

1.INTRODUÇÃO

A maioria das universidades que oferta o curso  de  graduação  em  Enfermagem  prioriza  disciplinas  voltadas  à  assistência,  e assim, qualifica mais para o cuidado humano do que para a licenciatura.  Desta realidade, faz com  que  muitos  docentes  de  Enfermagem  lecionam  sem  possuírem  um  mínimo  preparo pedagógico,  o  que  de  fato  influencia  negativamente  na  qualidade  do  ensino  oferecido  aos graduandos de Enfermagem. As oportunidades para os profissionais bacharéis têm aumentado na educação superior com a multiplicação das instituições particulares de ensino em todo o Brasil.

Os enfermeiros se tornam professores impelidos tanto pelo desejo de ensinar e de compartilhar conhecimentos, como por influência dos professores da graduação e familiares. Experimentam desconforto e insegurança em sala de aula no início da carreira com sensações prazerosas e gratificantes quando passam para a fase de estabilização. Estas mudanças e a investigação recente no domínio da educação sublinham que o cenário do ensino superior, outrora centrado na mera transmissão do conhecimento, se envolveu hoje na mediação e construção do conhecimento.

Para além de continuarem a ser afetados pelas mudanças em diferentes sectores da sociedade, os atuais professores individuais enfrentam vários obstáculos, tanto dentro como fora da sala de aula, que tornam o seu trabalho de ensino mais desafiante. Estas dificuldades e mudanças incluem valores e padrões de comportamento que por vezes contribuem para um desrespeito pelo ensino.

O emprego de práticas pedagógicas nos cursos de graduação em Enfermagem, apontando que diversos docentes se utilizam do currículo tradicional em que a transmissão de conhecimento é passiva e, as disciplinas de maior importância são de cunho assistencial com maior enfoque nos cuidados hospitalares. Nesse sentido, assim como em outras áreas, a formação docente no ensino em Enfermagem, necessita do comprometimento dos profissionais em participar frequentemente de cursos e eventos de capacitação pedagógica, além de trocas de experiências positivas e negativas com colegas, para aprimoramento de seus conhecimentos e vivencias que possam ser inseridas positivamente na prática docente, como, por exemplo, o uso de novas metodologias de ensino e instrumentos avaliativos.

Este estudo tem como objetivo geral identificar as dificuldades didáticas e pedagógicas vivenciadas pelos enfermeiros para o exercício da docência no ensino técnico e  superior, e como objetivos específicos  evidenciar os aspectos tangentes ao ensino na enfermagem, apontando o contexto da docência e as competências dos professores do cuidado.

Espera-se, com esse estudo, contribuir para melhor compreensão de como se constrói a identidade docente dos enfermeiros professores dos cursos de graduação em Enfermagem, bem como suas dificuldades e desafios. Ressalta-se aqui a importância de se valorizarem os saberes do professor, partindo deles e trabalhando-os teórica e conceitualmente para que o docente amplie a compreensão do processo de trabalho em saúde que, no mundo atual, tornou-se de alta complexidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com