TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ELETROCARDIOGRAMA

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 8

        UNIVERSIDADE PAULISTA -UNIP ANCHIETA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS(APS):

ELETROCARDIOGRAMA

[pic 1]

INTEGRANTES:

Beatriz de Jesus Galina RA:D344DF9

Bianca Bernardes Paulo RA:D366106

Danielle Sabriny Suzano RA: D339702

Nátalie de Almeida RA: N157GD2

Nicolly Kethellyn Fernandes RA: D256378

Jenifer Vieira da Silva RA:N148292

SÃO PAULO

2017

1-RESUMO:

2. INTRODUÇÃO:

O eletrocardiograma é considerado um ótimo meio para o diagnóstico não invasivo das arritmias e distúrbios, é muito importante em fatores isquêmicos coronarianos e ele atua como um marcador de doença do coração. Existe um grande número de doenças ou problemas que podem ser reconhecidos pelo eletrocardiograma, porém a sobreposição de alterações reduz a especificidade para algumas formas de doenças do coração. As alterações da repolarização ventricular são um bom exemplo disso, pois, embora sejam as modificações mais comuns e mais sensíveis, são pouco específicas.

O eletrocardiograma pode ser útil na comparação com um novo evento. A observação prévia pode auxiliar em diagnósticos, como infartos antigos e agudos, repolarização e isquemias, aneurisma ventricular, mecanismos das taquicardias supraventriculares, troca de eletrodos e outros distúrbios eletrolíticos.

As arritmias cardíacas são distúrbios ocasionados por alterações na formação e/ou condução do impulso elétrico através do tecido do miocárdio mudando a origem ou a difusão fisiológica do estimulo elétrico do coração,onde no  eletrocardiograma existe o método de escolha para seu estudo e diagnóstico. As alterações na velocidade da propagação do estimulo elétrico não são consideradas arritmias cardíacas.

3- DESENVOLVIMENTO

O potencial de ação é basicamente a fase onde o átrio contraí e o ventrículo relaxa passando a chamada despolarização,quando o potencial é estimulado pelo nodo sino atrial que faz a ação da contração. Para que o coração exerça sua função de bombear o sangue arterial para o corpo, é necessário que as células miocárdicas sejam ativadas pelo estimulo elétrico. O estímulo é  produzido no nodo sino atrial, que é a estrutura cardíaca mais forte,oque chamamos de marca-passo fisiológico do coração,responsável pelo controle da freqüência cardíaca e pela geração dos impulsos elétricos que ocasionam toda a excitabilidade do coração,o sinal vai passando de uma célula para outra. Em repouso a membrana celular de todas as células do coração se encontra eletricamente polarizada, que possui um potencial elétrico negativo de -60 mV a -80 mV no tecido condutor, e de -90 mV no miocárdio comum, oque significa que o interior da célula é negativo em relação ao exterior.

 Neste potencial elétrico de repouso há maior concentração de íons potássio e cloro dentro da célula e grande acúmulo de íons sódio e cálcio fora da célula.Há um novo processo onde o potencial de repouso automaticamente inverte se recuperando depois,e este processo é chamado de despolarização e é representado por novo potencial elétrico através das células, chamado potencial de ação. Esta despolarização  é mantida por um tempo,enquanto ocorre a entrada do cálcio, o que forma uma fase intermediária do potencial de ação que é a fase de plateau, onde o potencial permanece em um único valor e onde ocorre a contração do coração do potencial de ação das células contrateis.

O potencial de ação das células marca passo e das células contrateis são medidos pelos elétrodos (são usados dois para cada parte um positivo e outro negativo) e são usados diferentes métodos para medir os potenciais de varias formas. As células contrateis agem contraindo o coração, quando o marca-passo envia o estimulo, as células contrateis agem contraindo.

Os diuréticos são usados para eliminação de líquidos do organismo, e sempre com acompanhamento médico. São usados em casos específicos de doenças cardíacas, e para controle da pressão arterial, por exemplo. Quando não é usado corretamente, muitos problemas podem surgir como desidratação, tontura, fraqueza e queda no nível de potássio, sódio e magnésio.  

Quando existe a queda do nível de potássio no sangue, é chamada de “hipercalcemia”. No eletrocardiograma, ele é apresenta diminuição na onda Q-T. A diminuição ocorre na parte inicial da repolarização ventricular. Por conta do baixo nível de potássio, o paciente pode apresentar cãibras, cansaço, dores musculares e arritmia cardíaca. E em casos mais graves, podendo levar a uma parada cardíaca.

Imagem 1- ECG de paciente com hipercalcemia

[pic 2]

Fonte:ecgepm.wordpress.com

O coração é constituído por artérias, veias e capilares, responsáveis por bombear sangue por meio de vasos sanguíneos que direcionam nutrientes, oxigênio e resíduos que por sua vez possuem a capacidade de entrar na célula e sair dela.
           A contração do coração é ocasionada pela sístole (pressão máxima) e diástole (pressão mínima) ou seja, a contração e o relaxamento para que aconteça o impulsionamento do sangue. A contração muscular no coração vai acontecer na fase de plateau  do potencial de ação das células-contrateis.
          As cavidades do coração são os átrios e ventrículos  esquerdo e direito. No meio dessas cavidades possuem valvas que impedem o retorno do sangue. Os vasos constituintes do coração são: veia cava superior, veia cava inferior, artéria aorta, veias pulmonares e artérias pulmonares.
           O batimento cardíaco se inicia por potenciais de ação sequenciais onde tem seu inicio no nódulo sinoatrial direito onde é localizado o marca-passo fisiológico do coração que é incumbido de controlar a frequência cardíaca e por gerar impulsos elétricos que levam a excitabilidade. Logo depois o estimulo passa pelo átrio esquerdo, o nódulo atrioventricular, o feixe de His a rede de Purkinje e por fim os ventrículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (459.7 Kb)   docx (595.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com