TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Flacidez Facial

Por:   •  8/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.407 Palavras (14 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 14

Entrevistado 01:

Escopo:

'Y:- Em relação ao escopo, você acha que foi levantado corretamente? Você participou?

- É... 2017 eu não participei do levantamento de escopo. Quando eu cheguei o escopo já tava praticamente definido e não tinha um critério muito detalhado do escopo, o que realmente deveria entrar pra parada e o que não deveria.

Y:- Você acha que ficou meio "solto"? Tinham atividades que não deveriam ter entrado no escopo e entraram e atividades que deveriam ter entrato no escopo e não estavam?

- Isto. É... ficou bastante solto, porque tinha uma equipe que não conhecia muito bem do processo, da área, do processo de manutenção, e não conseguiu filtrar muito bem o que que realmente tinha que ser de paradas. Ficou meio no... o que a manutenção, equipe de execução pedia, batia um pouco mais firme e acabava entrando pra parada sem critério mais bem definido, como realmente tem que ser feito.

Y:- Este escopo que foi levantado, qual foi a qualidade dele?

- Este é o problema... Quando eu cheguei o escopo já estava pronto. Então eu não sei como que, assim, pelo escopo pronto dá pra perceber que não tinha um critério bem aprofundado do que realmente teria que estar dentro da parada. Mas como ele foi feito antes, como eles fizeram esse filtro, aí eu já não sei, que quando eu cheguei já estava filtrado.

Y:- E comparando com 2018, o que você vê de diferença entre o escopo de 2017 e o que está sendo levantado para 2018?

- 2018 já está entrando o que é realmente parada, e está com os critérios muito bem aplicados, a equipe esta toda muito bem focada, todo mundo falando a mesma lingua e sabe o que realmente tem que ser feito durante a parada e não tem nem comparadação. Este ano está muito superior ao ano passado em termos de critérios de escopo.

Y:- Em relação aos solicitantes do escopo, os mesmos tem know-how para tal? Como estas solicitações chegam ao planejamento?

- O know-how deles é muito baixo, pelas solicitações do ano passado e mesmo nas solicitações deste ano eles não sabem o que pedir e o que realmente tem que ser feito, e é o papel que a gente tá fazendo esse ano, que a equipe de planejamento ta fazendo um filtro do que ja deveria ta vindo pronto né.  Eles não sabem fazer filtro, eles quer que "faz" (as atividades) se vai fazer durante a parada, se vai fazer na rotina, se vai fazer com a fábrica operando, pra eles não faz diferença, só quer que o serviço seja feito.

Y: Em relação a estas solicitações, é pedido o que realmente tem que ser feito ou ou existem muitos "desejos"?

- A maioria é desejo. É... eles pedem o que a fabrica está precisando, no dia a dia, naquele momento, não é o que precisa ser feito realmente durante a parada.

Y: Em relação ao escopo que foi definido em 2017 e 2018, houve uma formalização deste escopo? Houve a emissão de um termo de abertura do projeto? Todos sabiam o que iria ser feito?

- Em 2017 a gente tentou divulgar né, o que realmente estava fechado, mandava os cronogramas, mas não me lembro de um documento formalizando a lista de atividades fechada não. Isso em 2017, em 2018 foi feito um book, onde “pegou” a assinatura de todos os gerentes, toda a equipe envolvida no levantamento do escopo e no filtro, dando um aceito no escopo e formalizando pra todo mundo. 2017 não teve.

Y: Como foram tratados em 2017 itens que não estavam previstos? Havia um fluxo para inclusão no escopo, alguma negociação?

- Não tinha fluxo nenhum, a única coisa que acontecia é que pegava a demanda, solicitava o orçamento, algumas vezes né... às vezes nem isso, mas pedia o gerente geral, perguntava se podia fazer. Não tinha nenhuma análise de custo aprofundado, se estava impactando ou não no custo da parada, tempo, só pedia e fazia. Não tinha critério nenhum não. Depois no final, ia ver como que ia pagar, quem ia pagar, se realmente tinha dinheiro, o valor certo...

-Y: E para o ano de 2018, foi desenhado algo para este tipo de trabalho?Depois no final, ia ver como que ia pagar, quem ia pagar, se realmente tinha dinheiro, o valor certo...

-Y: E para o ano de 2018, foi desenhado algo para este tipo de trabalho?

- Em 2018 temos um fluxo de ASE, que é a “Autorização de Serviço Extra”, que o solicitante já tem que fazer o preenchimento do cabeçalho, descritivo da atividade, o motivo que está solicitando, depois tem que passar pra equipe de planejamento fazer também uma análise crítica, questão sobre custo e tempo, da atividade e dependendo da análise do custo e do tempo temos a aprovação do gerente geral também. Que se tiver impactando no custo e no tempo a gente leva pro gerente geral aprovar, se vai poder ser feito ou não, e tudo isso tem um fluxo a seguir.

Tempo:

Y:- Em relação ao tempo para levantamento e definição do escopo, foi adequado? Quando terminou a definição de escopo?

- Pra 2017 quando eu cheguei já estava o escopo fechado, mas mesmo assim deu pra perceber que foi fechado “muito em cima” e foi muito corrido, principalmente para contratação. Em 2018 foi do mesmo jeito, acabou que o pré escopo teve um tempo maior pra levantar, mas depois o filtro, as reuniões de aprovação do escopo já foi um pouco mais corrido... bem, bem corrido na verdade.

Y: Para o planejamento e detalhamento das atividades, vocês tiveram tempo suficiente para verificar estas atividades, olhar em campo, planejar como tem que ser feito, as interferências, fazer um bom detalhamento das atividades? Você acha que foi corrido ou o tempo foi suficiente?

- Em 2017 tivemos um tempo que não foi suficiente para detalhar cem por cento das atividades e interferências. Fizemos só um pré detalhamento e conseguimos identificar um pouco das interferências mas não foi um tempo suficiente para detalhar a fundo, entender a fundo cada atividade não. E para 2018, o tempo foi um pouco melhor, o cronograma ficou até bem mais estruturado que 2017, mas mesmo assim não é o “mundo ideal” ainda não, tem que ter um pouco mais de tempo pra estar detalhando um pouco mais, entendendo um pouco mais o nível de entendimento da atividade.

Y: O que acarretou a falta de tempo no detalhamento?

- É a falta do escopo levantado né?! Se não fica difícil começar um cronograma sem saber realmente o que vai ser feito. Você não pode sair criando um cronograma pra tudo que depois você vai perder tempo. E quando mais cedo você levantar o escopo, bem definido, tem mais tempo pra poder estar detalhando o cronograma.

Y: O que impactou nisso então foi a definição do escopo?

- Definição do escopo.

Y: E após o detalhamento, você acha que a aquisição de materiais e serviços foi feita no tempo correto?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com