TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ANAMNESE E DO EXAME FÍSICO PARA O CUIDADO DO ENFERMEIRO

Por:   •  12/4/2018  •  Resenha  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  2.865 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO ARTIGO: IMPORTÂNCIA DA ANAMNESE E DO EXAME FÍSICO PARA O CUIDADO DO ENFERMEIRO

“Importância da anamnese e do exame físico para o cuidado do enfermeiro” (Revista Brasileira de Enfermagem, volume 64, número 2. Brasília, março/abril 2011), de Neuma Santos, Patrícia Veiga e Renata Andrade.

O artigo da revista traz um tema muito relevante para o profissional de enfermagem, a importância da execução da anamnese e do exame físico no paciente. Para se chegar a este tema foi desenvolvido ao longo do artigo a história do Processo de Enfermagem (PE) e que hoje tem o nome de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) sendo muito mais abrangente e englobando os dois temas antes citados.

O processo de enfermagem foi incentivado, no Brasil, por Wanda Horta, em 1970 e tinha as seguintes etapas: levantamento de dados, planejamento, execução e avaliação. No SAE é ampliada a visão do Processo de Enfermagem, onde é analisado mais a fundo a anamnese e o exame físico, individualizando o indivíduo (paciente).

Para ter base mais fundamentada o artigo apresenta, por exemplo, a Lei n° 7498/86, artigo 8°, em um trecho onde diz: “..., cabe a nós, enfermeiros, sistematizar, individualizar, administrar e assumir o papel de prestador do cuidado de enfermagem junto à equipe. ” Nesta parte da história, onde surge esta lei, ainda não estava bem definida a função do enfermeiro e examinar o paciente era função do médico.

Já a Resolução COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), 272/2002, veio tratar da SAE. No artigo 3° explica, “que deve fazer parte do prontuário do cliente/paciente/usuário, as seguintes etapas: Histórico de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Prescrição, Evolução e Relatório de Enfermagem”.

Porém nem tudo são flores, e são destacados alguns problemas enfrentados na implantação e execução da anamnese e do exame físico no cotidiano dos enfermeiros brasileiros. Entre os destacados esta as precárias condições de trabalho dos enfermeiros, o número reduzido de profissionais e a formação acadêmica precária dos futuros profissionais, onde muitas vezes não está voltada para a valorização da aplicação da SAE e suas respectivas etapas.

Frente a todos estes problemas é destacado no texto a importância e a necessidade de enfatizar-se nas instituições de ensino a sistematização da assistência de enfermagem, para então termos profissionais mais capacitados e competentes, que apliquem na prática o que aprendem.

Embora concorde com os problemas enfrentados, acredito que para termos um bom aproveitamento da anamnese e do exame físico, é necessário muito mais que apenas ensinar futuros profissionais. Seria necessário mudar a visão, o pensamento de quem está no poder, mostrando a importância de individualizar cada paciente, pois cada um tem uma doença, um modo de reagir frente ao problema, etc. Se isto viesse a acontecer, seria algo de cima para baixo, afetando toda a equipe de profissionais e valorizando estes que muitas vezes aprendem o certo, mas não conseguem colocar em prática. Assim teriam noção da necessidade de contratar mais enfermeiros, dar melhores condições de trabalho e qualificar cada vez mais os profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com