TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Enfermeiro líder nos cuidados de enfermagem

Por:   •  16/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  1.731 Visualizações

Página 1 de 6

A importância do Enfermeiro líder nos cuidados de enfermagem

Revisão da Literatura / Contextualização

Com os avanços do mundo as empresas passam cada vez mais por transformações crescentes nas áreas cientifica e tecnológica, as quais necessitam de mão de obra de pessoas qualificadas e capacitadas, fazendo com que as empresas invistam no capital humano.

Neste cenário, a figura do líder ganha destaque, pois tem a característica de influenciar um grupo de pessoas a atingir metas, ou seja a busca pelos resultados. Para isso é necessário que a empresa obtenha com importância a capacitação dos deus lideres, promovendo palestras, cursos ou treinamentos, visando o relacionamento com seus liderados, promovendo um ambiente mais harmônico e produtivo

Pra conseguir os resultados desejados, o líder precisa de estar motivado e desenvolver uma relação de confiança com os membros da equipe, por meio de condutas éticas transparentes. Os conflitos dentro da equipe passa ser um grande desafio e o líder devera estar atento a desenvolver suas habilidades para resolução do problema e atrair o interesse das pessoas. O desempenho dos liderados pode estra ligado diretamente, as formas interpessoais desenvolvida pelo líder e pode ser fundamental para o aprendizado do grupo na sequencia do trabalho.

A enfermagem de forma geral está interligado no ato do cuidar, cuidar das pessoas, o enfermeiro de maneira inevitável a tarefas que lhe são exigidos, desenvolve habilidades de liderança. É necessário e importante que o enfermeiro desempenhe o papel de líder em qualquer instituição que conte com o serviço da equipe de enfermagem.

O enfermeiro como líder deverá ficar atento em cuidar das pessoas, oferecer  a sua equipe protocolos que ajudem e auxiliem na qualidade do cuidar, mas, ser enfermeiro não significa somente em prestar cuidados aos clientes, mas sim, cuidar da relação cliente/equipe, dos liderados, do ambiente físico, com a equipe multidisciplinar e outros. O líder não pode ficar preso somente a tarefas, e sim atenção ao relacionamento entre os membros da equipe, desenvolvendo a motivação no grupo, evitar a rotatividade dos profissionais em virtude a não aceitação do enfermeiro como líder fazendo com que se prejudique a assistência ao cliente, interferindo na qualidade do trabalho e cuidados de enfermagem.

O líder da equipe deverá ser o exemplo positivo para seus liderados através da sua conduta profissional e pessoal, ética e respeito aos outros, que são características primordiais no ato de liderar. O artigo 15 que regulamenta o exercício profissional de enfermagem, lei nº 7.498/1986, confere ao enfermeiro a função de chefe da equipe de enfermagem (HARADA,2011). Sendo assim, a lei determina que o enfermeiro seja o responsável por sua equipe, ou seja, lidere a equipe de enfermagem e assuma a responsabilidade pelos resultados da assistência de enfermagem prestada ao cliente.

A forma de como essa liderança será realizada fará toda a diferença e esse aspecto da maneira de como esse profissional é visto pela sociedade, é respeitado ou não pela equipe e obtém ou não resultados as necessidades dos clientes. O mundo está cada vez mais desenvolvido e exige do enfermeiro novos conceitos de liderança se comparando com Florence Nightingale, que em sua época a sociedade repudiava as mulheres que trabalhavam fora dos seus lares, ocasionando a dependência pelo homem para sobreviver, isso mostra a submissão de Florence aos médicos da época. Hoje, enfermeiros de ambos os gêneros, que através de pesquisas apoie-se cada vez mais na ciência da enfermagem, além do enfermeiro (nível superior), a equipe de enfermagem é composta por profissionais de nível médio ( Técnicos e Auxiliares de enfermagem ) que sempre deverá ser gerenciado pelo enfermeiro, que além de liderar sua equipe, poderá ainda exercer cargos de Diretoria, Chefia, Supervisor, dentre outros. O que define a forma de cuidados aos clientes está relacionado diretamente de como esse líder lidera sua equipe, a liderança voltada para o cuidado de enfermagem comprometido ou não com as necessidades das pessoas. Na teoria, essa é a maior concepção adotadas por muitos lideres, mas a ideia que se circula na maioria dos profissionais da enfermagem e estudantes, é a de que existe uma separação vasta de gestão e cuidado, mas de certa forma o cuidado humanizado está sim relacionado e ligado ao tipo de gestão ou liderança onde o mais beneficiado é o cliente/paciente.

Um dos motivos que dificulta a liderança do enfermeiro é sem duvida a má remuneração a equipe, isso faz com que muitos profissionais optam por mais de um emprego que resulta na sobrecarga de trabalho, estresse, insatisfação e desgaste físico e emocional, atingindo diretamente o cuidado de enfermagem ao cliente. Isso faz com que o enfermeiro-líder busque o conhecimento e respeito com sua equipe, conheça e identifique pontos a ser resolvidos e gerenciados que não comprometa o cuidado.

A comunicação é um fator importante dentro da equipe de enfermagem, sendo clara, compreensível e transparente, a equipe deverá expor suas opiniões de compreensão ou não, ou seja, nesse momento o enfermeiro passa ser um bom ouvinte, esse é um cuidado de liderança que o enfermeiro deverá adotar dentro da equipe, com a ausência da comunicação, pode ser que a equipe trabalhe muito, mas não consiga os resultados preestabelecidos.

Ser enfermeiro é: Ser líder; Ser ético; Ter autonomia; Usar o SAE e gerenciar cuidados; Gerenciar riscos; Estabelecer e conhecer seus limites; Saber gerenciar a enfermagem; Delegar tarefas; Estar antenado com o mundo; Gerenciar pessoas; Gostar de pessoas; Amar o que faz e Tomar decisões ( HARADA, 2011 ).

O enfermeiro com o cargo de líder passa ser o profissional mais notável na instituição onde trabalha e ele corre o risco de ser mal interpretado por membros da equipe e, para se manter no cargo de chefia muitos apresentam atitudes imaturas, perseguindo e tratando com injustiças seus liderados ou concorrentes. Por isso, o enfermeiro deverá sempre estar preparado a adaptação com todos os tipos de pessoas, seja pessoas clientes ou pessoas de sua equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com