TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Por:   •  1/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.724 Palavras (19 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 19

REDE FUTURA DE ENSINO

ERNANDES DAVIES DE FONTES

A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

REGISTRO

2019

ERNANDES DAVIES DE FONTES

REDE FUTURA DE ENSINO

A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do titulo de especialista em Enfermagem em Oncologia.

Orientador: Ana Paula Rodrigues

REGISTRO

2019

A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Ernandes Davies de Fontes

        Declaro que sou autor deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas, consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultara, de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

        Assim, declaro demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais.

RESUMO – Este estudo objetiva destacar a colaboração do acolhimento psicológico como uma ferramenta do processo da assistência prestada aos pacientes de oncologia, haja vista que a patologia “câncer” se demonstra em taxas elevadíssimas junto a população e a assistência psicológica vêm a auxiliar no enfrentamento de tal diagnostico, procurando proporcionar uma qualidade de vida melhor aos portadores da patologia. Utilizou-se da revisão bibliográfica como método, desenvolvido através do levantamento de artigos, periódicos, teses, monografias, datadas dos últimos 10 anos, completas e que mantinham relação ao tema proposto, selecionadas através da pesquisa na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde/Ministério da Saúde (BVSMS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Com o decorrer do trabalho conclui-se que o acolhimento é ferramenta de importância em todo o processo do enfrentamento, enfatizando a necessidade de ações efetivamente conjuntas de uma equipe multidisciplinar, demonstrando que o Psico-oncologista é necessário como parte efetiva da equipe e não como acessório ou complemento, que suas ações somente são exigidas em dependência dos demais profissionais médicos envolvidos e não de forma independente ou autônoma.  

PALAVRAS-CHAVE: Psico-oncologia. Assistência psicológica. Câncer.

ABSTRACT: This study aims to highlight the collaboration of psychological reception as a tool of the care process provided to oncology patients, since the "cancer" pathology is demonstrated at very high rates together with the population and psychological assistance come to assist in coping with such a diagnosis , seeking to provide a better quality of life for patients with pathology. It was used the bibliographical review as a method, developed through the collection of articles, periodicals, theses, monographs, dated of the last 10 years, complete and that maintained relation to the proposed theme, selected through the search in the database of the Virtual Health Library / Ministry of Health (BVSMS), Virtual Health Library (VHL), SciELO (Scientific Electronic Library Online). Throughout the work, it is concluded that the host is a tool of importance in the entire coping process, emphasizing the need for effective joint actions of a multidisciplinary team, demonstrating that the Psico-oncologist is necessary as an effective part of the team and not as accessory or complement, that its actions are only required in dependence of the other medical professionals involved and not in an independent or autonomous way.

KEY WORDS: Psico-oncologia. Psychological assistance. Cancer.


1. introdução

        Karcinos, palavra grega que deu origem á palavra “câncer” e tendo como fundamento a tradução “caranguejo”, originou-se por volta de 460 a 340 a.C., através de Hipócrates, médico grego que relata pela primeira vez, uma quantia de tumores de características malignas que podem acometer qualquer parte do corpo humano, sendo que sua composição se dá por células anárquicas em abundancia responsáveis pela formação de tumorações ou massas que se desenvolvem de uma célula de nosso corpo, não sendo contagiosa então a neoplasia, segundo Silva e Boaventura (2011).

        Ainda descrevem os autores que nem sempre a tumoração destacada anteriormente é um câncer, porém referem-se como “tumor” apenas à massa de tecido, a qual cresce anormalmente em uma região não identificada do organismo e é tratada hoje em dia como umas das principais causas de morbidade e mortalidade, sendo somente superado pelas doenças cardiovasculares.

        Veitz e Carvalho (2010) acrescem a definição resumida da neoplasia, sobre a capacidade de migração via corrente sanguínea das células doentes, estabelecendo-se em locais não previsíveis, conhecido como “metástase”, sendo esta a maior complicação e causa de mortalidade derivada do câncer. Ademais, a origem e natureza da tumoração são princípios básicos na obtenção do diagnóstico mais pr3ecdiso e também para as formas de tratamento e condutas a serem tomadas, promovendo uma possível cura ou estagnação da tumoração, onde a cada dia se afasta a fatalidade inserida aos acometidos por carcinomas.

        Diante da gravidade relacionada aos casos de câncer, a morte é fator efetivo e constante nas unidades de oncologia, causando sofrimento aos pacientes acometidos pela patologia, seja eles sentimentais, físicos ou emocionais, trazendo consigo, na maioria das vezes, os familiares, segundo Albuquerque e Pimenta (2014).

        Revelam também Albuquerque e Pimenta (2014), Veitz e Carvalho (2010) e Scannavino et.al. (2013) são tácitos em afirmas a presença do medo, dor, estresse, sofrimento psicológico e depressão como fatores não físicos presentes ao paciente oncológico, fator este relevante a esta obra. Porém, destacam os autores relatados que as questões emocionais e psicológicas já são motivos de estudos e fazem parte do processo do cuidar, onde a assistência em saúde prestada ao paciente oncológico requer cuidados voltados a estes fatores, trazendo à tona a psico-oncologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (217.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com