TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Verificação das Normas de Higiene Pessoal

Por:   •  8/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

SWAB TESTE – Importância da verificação das normas de Higiene Pessoal.

INTRODUÇÃO

Técnica de Swab Test que se trata de esfregaço, onde se aplica uma haste (cotonete) em uma determinada área, com objetivo de detectar presença de microrganismos.        

A embalagem que contém o swab estéril deve ser aberta assepticamente no momento da coleta, pelo lado da haste, tomando cuidado para não tocar na ponta. O swab deve ser umedecido em solução tampão com neutralizante (que acompanha o swab), comprimindo-o contra as paredes do frasco de diluente, para remover o excesso de líquido. Conforme a figura, o algodão deve ser friccionado três vezes em direção a cada um dos dedos a partir do punho. Em seguida, a partir do punho, friccionar o algodão do mesmo swab entre os dedos, retornando novamente ao punho. Os microrganismos coletados devem ser transferidos para tubo contendo 10 mL de solução tampão com agentes neutralizantes, para inativar possíveis quantidades residuais de agentes sanitizantes. Também podem ser utilizados swabs com 1 mL de solução tampão com neutralizante, que deve ser diluída em 9 mL de solução salina peptonada tamponada a 0,1% no laboratório, antes do início dos ensaios. O swab não deve ser segurado próximo do algodão e a parte manuseada da haste deve ser quebrada na borda do tubo de diluente, para não ter contato com o material amostrado. O resultado dá-se pela contagem do número de colônias diretamente nas placas com meios de cultura específicos e multiplicando pelo fator da diluição utilizado. Expressar os resultados como UFC/mL (Unidade Formadora de Colônias/ mL da amostra).

Respeite a autoria e referencie a fonte original: https://foodsafetybrazil.org/qual-tecnica-de-coleta-deswab-das-maos/

OBJETIVO

Coletar material do nariz, boca, cabelo, barba e unhas para visualização do crescimento microbiano em locais que são responsáveis pela contaminação de alimentos pelos manipuladores.

DESENVOLVIMENTO

Foram usados as Placas de Petri com Ágar nutriente e Placa de Petri com ágar sabouraund para a colonização de bacterias.

Os meios de cultura Agar nutriente e Caldo Nutriente são designados de meios de cultura gerais, visto serem adequados ao crescimento e manutenção de vários microrganismos.A composição destes meios inclui extracto de levedura, peptona, cloreto de sódio como componentes nutritivos, e o agar que permite ao meio obter uma consistência sólida, de forma a proporcionar um suporte ao desenvolvimento das colónias de microrganismos.  

O ágar Sabouraud é recomendado para o cultivo, isolamento e identificação de fungos patogênicos e leveduras. O ótimo crescimento dos fungos se deve às altas concentrações de carboidratos. O meio não dispõe de inibidores de microflora acompanhante, mas agentes inibidores podem ser adicionados. Os inibidores mais utilizados em associação com o ágar Sabouraud são: ciclohexemida (500mg/L), penicilina (20.000UI/L), estreptomicina (40mg/L), cloranfenicol (40mg/L). Para a detecção de leveduras, adicionar 40mg/L de neomicina e 20.000UI/L de penicilina. Para isolar Candida albicans recomenda-se Sabouraud com 4% de destrose adicionado de cloreto de trifeniltetrazolio (TTC) (100mg/L).O pH do meio, levemente ácido, inibe o desenvolvimento de algumas bactérias e de algumas espécies de fungos. O período de incubação deste ágar é de no mínimo 3 dias a 25ºC.O ágar Sabouraud glicose é o meio adequado para o isolamento dermatófitos; Ágar Sabouraud com cloranfenicol é o meio usado quando se deseja inibir o crescimento bacteriano e realizar a contagem de fungos.O caldo Sabouraud é um meio líquido que serve para o controle de esterilidade e para a realização de procedimentos baseados na utilização de membranas filtrante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com