TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do trabalho em equipe nas atividades de enfermagem

Por:   •  26/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  2.529 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: Trabalho em Equipe para enfermagem

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

DESCREVA:

  1. A importância do trabalho em equipe nas atividades de enfermagem;

No  mundo moderno e globalizado a nossa  crença é desenvolvida e fundamentada em padrões de competitividade, individualismo, egoísmo, hedonismo e outros.  Para quem deseja ser um profissional da saúde deverá rever estes conceitos e quebrar paradigmas desenvolvendo uma concepção do trabalho coletivo, humanizado e interdependente. Este contexto moderno não inspiram os escritores de literaturas cientificas e de enfermagem a debaterem o assunto “trabalho em equipe" e relacionamento extinguindo todo debate e reflexão acerca da importância da coletividade.

Atualmente o termo equipe é muito utilizado para designar um especifico grupo, geralmente composto por Enfermeiro, Técnico e auxiliar de enfermagem, no entanto na prática -sem generalizar-  funcionam como um grupo. No grupo não existe o coletivo, cada um por si, são independentes, as decisões são tomadas individualmente, há uma competitividade exacerbada entre os membros e o resultado final é inadequado. Cito como exemplo um jogador de futebol que não passa a bola para o seu companheiro de time em um jogo provavelmente o resultado será a derrota.

Na coletividade há integração gerencial dos talentos individuais e habilidades produzindo serviços mais eficientes e efetivos, o resultado é muito positivo pois todos trabalham por um só objetivo.

  1. Solução de conflitos e integração da equipe;

Somos humanos e com certeza é impossível em nossas relações com o próximo estarem isentas de discordâncias e desentendimento, no entanto devemos desenvolver habilidades para resolução de pendencias e situações constrangedoras no trabalho relacionado a relacionamento entre profissionais da saúde.

Desentendimentos contínuos e mal resolvidos, favorece ao ambiente hostil, além de perverter os propósitos das tarefas designadas refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados.

Para a solução de conflitos é necessário uma boa comunicação, tanto verbal quanto a escrita sendo uma das alternativas viáveis e eficaz de integração dos profissionais para  o alcance de objetivos comuns.

Reuniões periódicas para discussão, reflexão, trocas de ideias explorando do saber do profissional e também para resolução de problemas emergenciais

Ajudam na melhoria do ambiente de trabalho e de maior planejamento ao desenvolvimento interpessoal e gestão de pessoas.

Para o êxito e sobrevivência da equipe de profissionais de saúde é necessário que haja sincronia com a filosofia da organização e envolvimento líder para unificar efetivamente seus liderados e através de uma boa comunicação (honesta e franca), coordenação, confiança, respeito e cooperação gerando benefício para sociedade, família, instituição e o paciente.

Finalizando existem várias estratégias teóricas para a solução de conflitos, mas acredito que a comunicação, comprometimento e a colaboração são medidas eficientes para formação de grandes equipes de profissionais da saúde, no entanto devemos desprezar toda resquício de competição e omissão (fazer de conta que está tudo bem), pois não servem para depreciar as divergências pelo contrário potencializam as crises.

  1. Reflexos no ambiente de trabalho e na qualidade do atendimento aos pacientes.

Ao contrário dos reflexos desastrosos de uma comunicação truncada e ineficaz de uma equipe, uma boa comunicação (verbal e escrita), produz inúmeros benefícios para os profissionais e clientela assistida. Gera harmonia entre os funcionários e consequentemente relacionamento saudável, criando um clima de confiança, motivação e inspiração que influenciam todo o contexto da assistência dispensada à sociedade, comunidade, família e paciente/usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com