TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Infecção Hospitalar e Suas Implicações

Por:   •  25/5/2016  •  Resenha  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  3.103 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL - FACIMED

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFER MAGEM

RESENHA  A INFECÇÃO HOSPITALAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O   CUIDAR   DA  ENFERMAGEM

CACOAL/RO

 2015


ODIVAL SPAGNOL

RESENHA  A INFECÇÃO HOSPITALAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O CUIDAR  DA ENFERMAGEM

Resenha apresentada à Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, como parte integrante dos requisitos para a avaliação na disciplina de Fundamentos de Enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem sob a orientação da professora especialista Márcia Guerino de Lima.  

Cacoal/RO

2015

1. INTRODUÇÃO  

O artigo apresentado, dos autores Pereira et al, trata-se de um artigo de atualização, que vem abordar alguns conceitos sobre a infecção hospitalar,  no âmbito de interesse para os profissionais de enfermagem, destacando as responsabilidades de controle da IH, e  buscando evidenciar o papel do enfermeiro.

A resenha foi solicitada pela Professora Especialista Márcia Guerino de Lima, da disciplina de Fundamentos de Enfermagem.

2. RESUMO DA OBRA

A infecção hospitalar é definida como aquela adquirida após a internação do paciente ou  que se manifesta durante a internação.  Aproximadamente dois terços das IH são de origem autógena, significando o desenvolvimento da infecção a partir da microbiota do paciente. Em ambos as situações, a colonização precede a infecção, sendo difícil determinar se o paciente trouxe o microrganismo da comunidade ou adquiriu de fonte exógena durante a internação. Na infecção hospitalar, o hospedeiro é o elo mais importante da cadeia epidemiológica, pois alberga os principais microrganismos que na maioria dos casos desencadeiam processos infecciosos.  O fato de existir infecções evitáveis,  exige da equipe de saúde e das instituições, responsabilidade ética, técnica e social no sentido de prover os serviços e os profissionais de condições de prevenção. O controle das infecções hospitalares é inerente ao processo de cuidar, estando o enfermeiro capacitado para prestar um cuidado mais livre de riscos de infecções Os hospitais americanos foram progressivamente adotando as recomendações emanadas de órgãos oficiais, criando núcleos para o controle de infecção e aprofundando em estudos sobre o tema. No Brasil, com a implantação de um modelo altamente tecnológico de atendimento (cirurgia cardíaca), surgiram as primeiras Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Boas práticas assistenciais decorrem da integração de todos os setores e o controle de infecção vem assumindo um papel relevante de assessoria.  Observamos, com freqüência, a concepção dos profissionais de que o controle de IH é de responsabilidade das CCIH, conferindo um super poder às comissões. Por outro lado, esta visão confere aos integrantes da comissão uma condição de superioridade O êxito do programa está diretamente relacionado com o envolvimento de todos. A responsabilidade de prevenir e controlar a IH é individual e coletiva. A enfermagem, através do cuidado prestado, integra o trabalho dos demais profissionais, possibilitando incrementar esta política institucional de CIH. As IH são multifatoriais, e toda a problemática de como reduzir as infecções, intervir em situações de surtos e manter sob controle as infecções,  deve ser resultado de um trabalho de equipe. Assim sendo, os princípios, normas e postulados relacionados à prevenção e controle da IH devem compor o currículo dos profissionais da saúde de modo integrado, onde as disciplinas específicas para a formação profissional dos diferentes cursos possam carregar a filosofia e a prática da prevenção e CIH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com